TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte de meteção de loko

Por:   •  9/5/2018  •  Artigo  •  2.036 Palavras (9 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 9

                                                  Aplicações do cobre

O Brasil é um dos principais produtores de cobre do mundo, todo esse cobre produzido em solo Brasileiro, se destina a indústrias internas e também a grande parte do mercado internacional, principalmente o mercado chinês.

Dentro de todas as aplicações possíveis para esse metal de numero atômico 29, uma das mais importantes é a utilização na construção civil, com essa indústria que cresce dia após dia a quantidade de cobre utilizada é gigantesca. O cobre é um material que se destaca pela sua resistência e versatilidade.

O cobre pode ser encontrado na construção civil em diversos formatos e objetos diferentes, com inúmeras e grandiosas utilidades. Estão presentes nas tubulações, os tubos de cobre alem de sua alta resistência para condução elétrica e térmica, são encontrados em aparelhos de ar condicionado, e sistemas de refrigeração, juntamente de instalações de gás. O cobre esta pressente também em tubulações de cobre sem costura, tubos utilizados para descarga de água e tanques de alta temperatura, equipamentos hidráulicos e sistemas de incêndio.

O cobre esta presente na forma de fios elétricos, juntamente por sua alta condutividade elétrica. Ao imaginar um prédio e suas estruturas sua funcionalidade e suas tecnologias, o cobre é fundamental para que isso aconteça. Os cabos elétricos estão presentes desde o sistema de energia primaria do prédio até mesmo em sua rede de dados voz e automação, sem contar com os milhares de eletrodomésticos presentes.

O cobre utilizado para condutores é o cobre eletrolítico, com pureza de 99%.Esse metal é obtido em lingotes, é totalmente transformado em vergalhões semi acabados com forma cilíndrica e de comprimento superior da dimensão da seção transversal, e fabricados por extrusão a quente ou laminação.Os dois tratamentos primordiais do cobre na produção de condutores elétricos, são o estiramento a frio, que da o cobre duro e o recozimento ao cobre mole e também o intermediário entre esses dos o cobre meio duro.O cobre recozido é o mais utilizado na fabricação dos condutores.

                                       

                                     O cobre presente na energia solar

Existem maneiras distintas de se obter energia através do sol, a mais utilizada é através de placas de células fotovoltaicas que transformam a luz solar em potencial elétrico. Outra forma de se obter energia térmica gerada pelo sol é através de placas solares térmicas, que transformam em calor cerca de 50% a 60% da matéria.

Para esse coletor de energia solar nota se a mudança do calor a partir de três processos, o primeiro dele é a condução, o segundo é convecção e por ultimo a radiação. Toda a estrutura desse coletor é composta por tubulação de cobre ou superfícies de cobre unidas por canais paralelos com um menor diâmetro. Eles levam aletas de cobre transmitem o calor para o tubo pelo qual circula um fluido que o transporta para obter um rendimento superior, esse conjunto esta alocado sobre uma lamina de puro cobre escurecido que facilita a absolvição de energia.

                                     

                                         O cobre na indústria automobilística

Quando se trata de eficiência energética, um dos grandes aliados da indústria automobilística é o cobre, a excelente capacidade do metal em transportar corrente elétrica e sua eficácia reduz o consumo de energia melhorando sistemas inteligentes.

As propriedades desse metal contribuem para a miniaturização de peças, o uso do cobre na mobilidade é altamente amplo, um automóvel pode ter até 30 kg do metal em seus milhares de componentes. A Paranapanema produtora brasileira não integrada de cobre refinado contribui para o fornecimento a toda indústria nacional automotiva.

Uma das principais vantagens do cobre em carros de alto desempenho e a alta eficiência nas trocas térmicas e condutividade elétrica, e todos os grandes benefícios como resistência à corrosão frente aos demais materiais.

O cobre eletrolítico, com 99% de pureza, com maior eficiência de condutividade entre os demais metais que faze essa função no mercado logo é o mais indicado para esse grande seguimento automotivo.

Em um veiculo seja ele um carro de alto desempenho esportivo ou um utilitário popular é muito comum encontra uma grande parcela de cobre em motores, componentes eletrônicos, sistemas de freio e lataria.  

                            Cobre essencial para saúde humana

Com a descoberta do metal cobre a milhares de anos atrás, e com o passar dos anos tem sido cada vez mais utilizados pelos seres humanos.

Um dos usos mais antigos já vistos, temos a distribuição de água, mas com o passar dos anos foram descobertas novas formas de utilização do cobre, como o auxilio ao combate de infecções. O cobre vem auxiliando no fornecimento de água há mais de 4500 anos com os antigos egípcios usavam para transporte de água no ano de 2.150 A.C, hoje nos tempos modernos o cobre ainda continua uma das melhores opções para o transporte de água potável devido seus benefícios já citados.

O cobre tem uma propriedade antimicrobiana, por essa propriedade é utilizado em hospitais auxiliando na higiene do local. Ao efetuar uma manutenção preventiva (Limpeza) as superfícies de cobre antimicrobiano são capazes de matar 99,9%de bactérias infecciosas presentes em hospitais.

                               

                             Cobre no dia a dia da humanidade

Em nosso cotidiano o cobre esta presente em quase todos os lugares que passamos, em linhas de transmissão de energia elétrica, estruturas metálicas instaladas pela cidade ou ate mesmo em nossos bolsos em formato de moeda.

Toda nossa energia elétrica residencial, só é fornecida graças ao cobre um material altamente condutor com ótimo custo benefício, desde a saída da tensão elétrica das usinas hidroelétricas, toda rede de cabos é composta de cobre.

                                               Motores feitos de cobre

Estudos nos mostram que o metal cobre contribui muito para a economia de energia e auxilia a geração de tecnologias renováveis. Em grande parte do continente Europeu motores e transformadores industriais são responsáveis por dois terços do consumo de energia elétrica industrial, de forma que o uso do cobre impacta diretamente na economia e no ambiente. Estudos feitos mostram que para quilo de cobre usado na aplicação de melhorias de motores de 22KW automaticamente permitiria a economia de 5 ate 6 toneladas de CO2 em sua vida Útil, que por sinal é bem extensa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com