TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Discursiva Planejamento Estratégico

Por:   •  4/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Curso: Engenharia de Produção

Disciplina: Planejamento Estratégico

Período: 2021.1

ATIVIDADE DISCURSIVA

Autora:

Camila Copello Correia

RA: 39066102565

Salvador,

08 de Maio de 2021

[pic 2]

Curso: Engenharia de Produção

Disciplina: Planejamento Estratégico

Período: 2021.1

ATIVIDADE DISCURSIVA

Atividade da disciplina Planejamento Estratégico do curso de Engenharia de Produção da Universidade Unime Lauro de Freitas, que tem como objetivo a realização de uma atividade discursiva como requisito parcial de avaliação da disciplina.

Salvador,

08 de Maio de 2021

SUMÁRIO

1.        Introdução        4

2.        OBJETIVO        4

3.        Desenvolvimento        5

4.        CONCLUSÃO        9

5.        REFERÊNCIAS bIBLIOGRÁFICAS        10

  1. INTRODUÇÃO

Como visto nas Unidades anteriores, há uma relação direta entre a estratégia genérica adotada por uma organização e sua estrutura.
A partir da estratégia genérica e do posicionamento estratégico definido, a organização se estrutura para poder criar vantagem competitiva, ou seja, realizar determinadas atividades de forma diferente ou superior aos concorrentes.
Nesse sentido, é importante que as estratégias formuladas no nível funcional, nível em que usualmente as estratégias competitivas são formuladas, estejam alinhadas às estratégias determinadas no nível de unidade de negócios. A estratégia competitiva está associada aos movimentos de ataque e defesa realizados pelas organizações com o objetivo de encontrar uma posição mais fortalecida em seu mercado de atuação.

Com base no texto, responda as questões.


1. Descreva cada uma das três estratégias genéricas.
2. Indique as diferenças entre as estratégias competitivas de construção e as estratégias de sustentação.
3. Explique o conceito de Learning Organization bem como cite e explique para qual das três estratégias genéricas é mais indicado.
4. Explique o que é um plano de ação. Considere que o Habib’s, fast food de comida árabe que pratica preços competitivos em relação à concorrência, quer aumentar sua lucratividade reduzindo os custos de operação de uma loja. Elabore um plano de ação com base no quadro abaixo.

 

[pic 3]

  1. OBJETIVO

Explicar as estratégias de planejamento que as organizações utilizam em seu ambiente de trabalho.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Descreva cada uma das três estratégias genéricas.

O conceito de estratégia está associado em como os recursos serão destinados para atingir um objetivo. Em relação as estratégias genéricas, o objetivo será a criação da vantagem competitiva, e com isso, um lucro maior que os concorrentes do setor.

Existem três tipos de estratégias genéricas: liderança de custos, diferenciação e foco. Por meio delas que a organização irá se estruturar de modo que possa realizar alguma atividade organizacional de forma diferente.

Estratégia de liderança de custos: a organização define uma estratégia para a redução dos custos para ter o menor custo do seu setor de negócios. Para que isso aconteça, a organização restringe os seus gastos. Como ela proporciona baixos custos, ela consegue praticar menores preços nos produtos ou serviços sem perder a lucratividade. Ou seja, a sua lucratividade será superior ou igual à de seus concorrentes.

Estratégia de diferenciação: a organização oferece ao consumidor um produto ou serviço que seja diferenciado, ou seja, um produto único e que tenha valor para o cliente. Porém, para criar valor final ao consumidor, ela acaba tendo um maior custo. Isso faz com que o consumidor tenha uma disposição maior para pagar preços mais altos, gerando uma maior lucratividade para a empresa.

Estratégia de foco: Ela pode ser de foco em custos ou em diferenciação. O que irá diferenciar essa estratégia é o seu domínio restrito, pois irá segmentar o mercado de atuação. Ou seja, não irá oferecer os seus produtos e serviços para um mercado amplo, irá apenas oferecer para um grupo específico de consumidores, região ou produto/serviço.

  1. Indique as diferenças entre as estratégias competitivas de construção e as estratégias de sustentação.

A estratégia competitiva de construção consiste em melhorar o desempenho de uma empresa através da ampliação das suas atividades. Ela pode ocorrer de duas formas, através da ampliação do mercado para as ofertas da empresa ou pela conquista de participação de mercado dos concorrentes. Para que haja a ampliação do mercado, a empresa pode conquistar novos usuários, criar novos usos para o produto ou incentivar os usuários atuais a usarem mais o produto, fazendo que haja uma maior frequência do uso. Quando não é possível a ampliação, usa-se a conquista de participação de mercado pelo confronto com o concorrente que pode ser feito de 5 formas: ataque frontal, ataque pelos flancos, ataque de cerco, estratégia de desvio e táticas de guerrilha.

Ataque frontal: é o ataque direto na concorrência com o intuito de se fortalecer no mercado.

Ataque pelos flancos: visa às fragilidades dos concorrentes, e se concentra em regiões que sua concorrência pouco explorou.

Ataque de cerco: é o bloqueio ou tentativa de bloqueio para que seu concorrente não consiga chegar em matérias primas ou consumidores.

Estratégia de desvio: muda o campo de batalha para evitar as forças do concorrente, normalmente alcançada por meios de salto em tecnologia.

Táticas de guerrilha: significa minar seu oponente mais forte e acabar com sua credibilidade no mercado, geralmente usada em produtos novos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com