TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva - Planejamento Programação e Controle de Produção

Por:   •  6/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE DISCURSIVA - Resistência dos Materiais

Hudson Gama Leite da Silva - RA 334688869084

As principais características do sistema Tradicional são:

Acumula estoques onde sua finalidade é amortecer a variação dos sistemas de produção. O princípio do lote econômico utilizado para cálculo da demanda de produção proporciona a produção em larga escala. A intenção é a distribuição dos custos fixos relacionados a configuração e ferramental, o que acarreta grandes estoques.

A tendência de gerenciamento é macro, onde o gerenciamento ocorre através de processos que planejam, controlam e supervisionam todos os recursos da empresa de forma externa ao processo produtivo, ficando sob responsabilidade dos setores de Planejamento e Controle de Produção (PCP) e Engenharia de Manutenção, retirando dos colaboradores da produção a responsabilidade e participação nestas tarefas. Os funcionários executam apenas atividades programadas, cumprindo ordens, o que acaba limitando a visão do todo no processo de produção. A mão de obra é especializada em determinada função e inflexível às trocas de função e recebem pouco ou nenhum treinamento no trabalho.

Os fornecedores de matéria prima e produtos para a produção da empresa segue o principio do menor custo, sendo os estoques de segurança os responsáveis por absorver as variações de qualidade devido a falhas na fabricação, atrasos logísticos e de movimentação, entre outros.  

As principais características do sistema Just In Time são:

Não se adapta bem a produção de diversos produtos diferentes devido a necessidade de um sistema produtivo em dimensões não adaptáveis com a filosofia JIT. É necessário um projeto adequado e exclusivo e com um foco definido, mas sem restringir demasiadamente a variedade de produtos oferecidos ao mercado. O processo de produção deve ser organizado de forma que os produtos sejam organizados por família e formas similares, facilitando assim a montagem de pequenas linhas de produção, tornando o processo mais eficiente, reduzindo a movimentação e o tempo utilizado na preparação da máquina.

O elemento humano tem extrema e participação fundamental no processo, sendo o envolvimento dos colaboradores e o trabalho em equipe, fundamentais para implementação do JIT. É dada autonomia e a responsabilidade pela qualidade fica sob cuidados da produção e é dada total atenção ao controle da qualidade, sendo praticado os princípios do controle de qualidade total. A redução de estoque e a resolução dos problemas de qualidade formam um ciclo positivo de melhoria contínua. São importantes a redução dos tempos necessários nos processos. Os tempos gastos com atividades que não agregam valor ao produto são eliminados, enquanto os tempos gastos com atividades que agregam valor devem ser utilizados de forma a otimizar a qualidade dos produtos produzidos.

Fornecimento de materiais no sistema JIT, trabalha com lotes de fornecimento reduzidos, recebimentos frequentes e confiáveis, lead times de fornecimento reduzidos e altos níveis de qualidade. As principais vantagens do Just In Time são a redução de custos através da otimização do processo, planejamento, refinamento de processos produtivos, redução de desperdícios e redução nos tempos de movimentação. A qualidade da produção é altíssima, devido ao projeto do sistema evitar que os defeitos fluam ao longo do fluxo de produção, sendo que o nível aceitável de defeitos é zero. A velocidade devido ao baixo nível de estoques e a redução dos tempos permitem que o ciclo de produção seja curto e o fluxo veloz. A confiabilidade das entregas também é aumentada através da manutenção preventiva, o que torna o processo mais robusto. As regras do KANBAN e o princípio da visibilidade permitem identificar rapidamente os problemas que poderiam comprometer a confiabilidade dos produtos, permitindo sua imediata resolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com