TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Fundações

Por:   •  23/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 4

TUBULÕES

1. Documentos de Referência:

NBR 6122:2019- Projeto e execução de fundações

MTE NR-18- Condições de Segurança e Saúde na Indústria da Construção Civil

2. Providências e Verificações Preliminares:

2.1. Serviços Anteriores:

O serviço que precede a fundação de tubulões e a terraplanagem do terreno e o estudo do solo do mesmo, para se saber qual dos dois métodos de tubulão que será aplicado.

2.2. Indicação de uso e características do método:

A execução de tubulões é indicado para solos argilosos, os tubulões e dividido em dois tipos, que são eles: tubulões a céu aberto e tubulões de ar comprimido.

Os tubulões a céu aberto são utilizados geralmente acima do nível do lençol freático, podem ser utilizados também em solos saturados em que seja possível bombear a água do interior do tubulão sem risco de desmoronamento do solo, podem ser executados em concreto simples ou concreto armado.

Figura 1: Tubulão a céu aberto

Já os tubulões de ar comprimido são utilizados em situações em que existe água no solo ou quando é necessário fazer a fundação em grandes profundidades (abaixo do lençol freático). Para isso, uma injeção de ar comprimido impede que a água entre nos tubulões.

Figura 2: Tubulão sobre ar comprimido

2.3. Ferramentas / Equipamentos:

Tubulão a céu aberto:

Balde

Picareta

Vanga

Sarrilho

Trado

Escada

Tubulão de ar comprimido:

Balde

Picareta

Vanga

Sarrilho

Trado

Guindaste

Campânula

Câmara de compressores

2.4. EPI/EPC

EPI’s: Luva pigmentada, luva de vaqueta, óculos de segurança, botina de segurança cinto de segurança tipo paraquedista com talabarte duplo e trava quedas). Para tubulões de ar comprimido, inclui máscara respiratória para espaço confinado.

EPC’s: Sinalização de segurança (placas e barreiras que impeçam queda de nível de funcionários e blindagem metálica para escavação).

3. Procedimento de Execução do Serviço:

Tubulão a céu aberto:

Faz-se a escavação manual ou mecânica do fuste, até a cota de projeto. Caso seja necessário, deve-se utilizar uma camisa, de concreto ou metálica, para evitar o desmoronamento do solo.

A escavação ao chegar na cota de projeto é realizado o alargamento da base.

Após os passos acima, deve ser inspecionado o solo da base do tubulão para certifica se o mesmo se encontra em conformidade com o projeto, para se iniciar a limpeza e início da concretagem.

Após a vistoria e limpeza do tubulão, se inicia o processo de concretagem, que deve ser lançado da superfície através de um funil com comprimento mínimo de 1,5m, o concreto deve ter plasticidade suficiente para ocupar todo o espaço da base, não necessitando de vibrador de concreto.

Se caso necessário o projeto solicite de armação de aço o mesmo deve ser colocado antes do passo 4, caso o projeto não especifique a armação e colocada após o passo 4 com o concreto ainda em consistência mole.

Tubulão de ar comprimido:

Faz- se um poço primário de diâmetro maior que o fuste, com profundidade de 1m a 2m, que terá como objetivo apoiar as formas, caso o tubo seja de concreto, ou servirá de prumo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com