TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Gestão da Inovação Tecnológica

Por:   •  1/12/2020  •  Seminário  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão da Inovação Tecnológica - 2019.2

ATIVIDADE DE SALA: bit.ly/GITess1219a

INDIVIDUAL

16/12/2019

RÔMULO SILVA SERAFIM

  1. Quando se discute inovação tecnológica, em que contexto do mercado aguardamos as “ondas de mudança” que induzem novas proposições de valor das organizações? Esclareça como, onde e por quê surge tal necessidade.

R: as ondas de mudança surgem a partir da percepção (seja por uma empresa, seja por uma pessoa) de um problema a ser solucionado ou de uma oportunidade de criar um novo produto e/ou serviço ou adaptar algo que já existe. A partir disso, outras empresas, já atuantes na área ou não, adaptam seus modelo de negócio para tentar fazer frente à nova ferramenta que começa a ganhar mercado, desencadeando essa onda de mudança.

Podemos notar como exemplo o surgimento da Nubank. A proposta da empresa, inicialmente, era trazer um cartão de crédito totalmente digital e que, devido a isso, não precisasse cobrar anuidade para manutenção das contas. A empresa cresceu e se tornou um banco digital completo, com conta corrente, poupança e até possibilidades de investimentos. Percebendo esse avança, bancos tradicionais como Brasil e Caixa Econômica começaram a oferecer condições de anuidades mais flexíveis e, até, anuidade zero. A Bradesco foi mais longe, até, criou um novo banco, o Next, completamente vinculado à própria Bradesco, mas que funciona como banco digital e cartão de crédito sem anuidade e que, além de todas as funcionalidades de um banco digital, oferece a opção de saque ilimitado nas agências da Bradesco.

  1. De acordo com Porter, a vantagem competitiva das organizações se estabelece ou pela forma de estruturar a precificação (competição por preços mais baixos), ou pela forma de se melhorar o produto (competição pela diferenciação), ou pela forma de se verticalizar o mercado abrangente, especializando-se em um segmento daquele mercado (competição por nicho). Assim, esclareça - ao se adotar uma estratégia de competitividade sempre poderemos atrelar estratégias de inovação para sermos competitivos? Justifique.

R: Sim. Uma das principais forças da competitividade é a inovação. Um produto recém-surgido no mercado, por exemplo, não tem forças para enfrentar produtos á consolidados. Primeiramente, ele precisa chamar atenção do público, sendo visualmente atrativo; precisa agregar valor às suas componentes, justificado seu preço de marcado; e precisa oferecer algo que os outros não oferecem, inovando em sua forma de produção, sua forma de promoção ou sua forma de venda.

A Natura, por exemplo, dominou o mercado nacional de cosméticos adotando a política de consultoras, em que mulheres que pretendiam conseguir uma renda extra se cadastravam para revender os produtos, isentando a empresa de custos com contratação e manutenção de funcionários e fazendo com que a empresa estivesse presente em todos os estados e todos os municípios do país.

  1. Aponte quais competências, capacidades e caminhos uma empresa deverá possuir para desenvolver apropriadamente a cultura da inovação em suas unidades.

É preciso incentivar os colaboradores a darem ideias, valorizando-as sempre, sem julgar se são boas ou ruins, bonificando de alguma forma as que forem aproveitadas de forma positiva para a empresa. É preciso também que todos os colaboradores envolvidos conheçam o todo do processo produtivo, para que possam sugerir melhorias em diversas etapas. Estratégias como gamefication vêm se mostrando eficientes nesse quesito em organizações de pequeno, médio e grande porte criam um clima de jogo dentro da empresa, criando uma rivalidade saudáveis e uma busca por bonificações que dão à empresas boas ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com