TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.110 Palavras (13 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 13

             [pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

            FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

      Engenharia de Produção 4º Semestre

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

Fenômenos de Transporte

Professor Emidio Marques de Mesquita

Integrantes do grupo

Nomes                                          RA

Wilian Marcondes                               7263616642

Tamara Quaresma                               7421665726

Taiani Vaz de Souza                           7431680906

Lubiani Vaz de Souza                         8403991962

Lucimar Theodoro                              7092581739

Jacareí – SP

12/06/2015

Sumário

...................................................................................................0

................................................................................................02

........................................................................................................................04        

................................................................................................................05

......................................................................................................06

..........................................................................................07

..................................................................................................................08

..............................................................................................................09

1.ETAPA 1

1.Introdução

João Paulo e sua família saíram de viagem em uma caminhonete, no sábado às 10h, de sua casa, na cidade de São Paulo, em direção à praia na cidade de Santos. Durante a viagem, João, em virtude dos barulhos de seus filhos Lucas (7 anos) e Matheus (14 anos), não percebeu que a sinalização do sensor de seu tanque de gasolina mostrava que o combustível estava terminando, e só notou o ocorrido quando o carro “gastão” (consome 1 litro de gasolina a cada 8 km rodados) apresentou problemas, e não havia qualquer posto de combustível por perto; portanto, João Paulo não poderia prosseguir sua viagem.

Um grupo de jovens que passava pelo local, com um carro, resolveu parar e fornecer um pouco de combustível para que João conseguisse chegar ao posto mais próximo. Esse grupo possuía um tanque quase cheio de gasolina, que, quando completo, chega a 60 litros.

O grupo teve a seguinte ideia: “Por que não utilizar uma mangueira (que João Paulo possuía em seu porta-malas para lavar o carro) e criar um sistema de bombeamento do carro para uma garrafa PET, e, assim, fornecer a quantidade necessária para que João Paulo consiga chegar até o próximo posto de combustível, localizado a 24 km do local?”.

1L = 8 km            8km(X) = 1L x 24km      X = 24km/L :  8km         X = 3L

X  = 24 km

Será utilizado 3 Litros para chegar até o próximo posto de combustível.

1.1 Passo 1 (Equipe)

Pesquisar em livros da área as numerosas aplicações da mecânica dos fluidos num automóvel, principalmente quanto aos componentes associados ao transporte de combustível.

R: Há várias aplicações da mecânica dos fluídos num automóvel. Todos os componentes associados ao transporte de combustível do tanque ao cilindros – tubulações de combustível, bomba de combustível, injetores de combustível e carburador, bem como a mistura de ar com o combustível nos cilindros e a descarga dos gases de combustão dos tubos de exaustão são analisados usando-se a mecânica dos fluídos.

A mecânica dos fluídos também é usada no sistema de ar-condicionado, nos sistemas de freio hidráulico, direção hidráulica, transmissão automática e do sistema de lubrificação, no sistema de refrigeração do bloco do motor, incluindo radiador e a bomba d`água, e até nos pneus.

[pic 2]

Figura 1.0 Fonte (recicladoyecologia )

1.2 Passo 2

1 Explicar como deve ser iniciado o bombeamento, uma vez que: Matheus sugeriu que a garrafa deve ser colocada no chão (até por uma questão de segurança); João Paulo acredita que a garrafa deve ser colocada no nível do tanque para facilitar o

escoamento; e o grupo de jovens acredita que a garrafa deva ser colocada acima do nível do tanque de gasolina, como modo de capturar os vapores do combustível.

R: Para efetuar a retirada do combustível é necessário que a garrafa esteja abaixo do nível do tanque do automóvel para que após ela entrar na mangueira escoe pela mesma através da força da gravidade e assim encher a garrafa.

2 Apresentar um esquema para que seja realizado o bombeamento da gasolina para a garrafa de maneira correta e coerente com os princípios físicos.

R: De início a garrafa deve ser posta no chão em nível abaixo do tanque, daí deve ser posta uma extremidade da mangueira dentro do tanque do automóvel submersa no combustível e a outra dentro da garrafa, após isso é necessário que se tampe a entrada do tanque com as mãos deixando apenas uma lacuna para que se possa soprar ar para dentro do tanque e com isso o ar exercer uma certa pressão sobre o combustível e ele se deslocar pela mangueira através da gravidade até chegar na garrafa e assim enche-la

A garrafa deve ser colocada no chão e o bombeamento terá a ajuda da força da
gravidade e da força atmosférica presente no tanque.

1.3 Passo 3

Pesquisar, em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet, sobre a densidade e viscosidade da gasolina, e se esses parâmetros se alteram durante o dia. Verificar em que horário é mais vantajoso o abastecimento com esse combustível, baseado em propriedades físicas como densidade e temperatura.

Densidade = 0,7242g/ml

Viscosidade = 0,6 x 10-6 m²/s

O melhor horário para se abastecer é durante a noite ou em situações de baixas temperaturas, pois sobcalor intenso as características físicas da gasolina se alteram fazendo com que suas moléculas se separem passando do liquido para o gasoso e evaporando do tanque de combustível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (259.4 Kb)   docx (919.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com