TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Avaliação a Distância

Por:   •  29/9/2021  •  Artigo  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância - AD

Unidade de Aprendizagem: Estrutura de Operações e Manutenção em Aeronaves

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Estudo de Caso

Era 31 de agosto, 1999, pouco antes das 21:00 em Buenos Aires. O Voo 3142 da LAPA, um Boeing 737, tentou decolar do aeroporto Aeroparque em direção a Córdoba. Sem executar corretamente a lista completa de verificações obrigatórias, a tripulação se viu na seguinte situação: Quando estavam iniciando a decolagem, as turbinas foram aceleradas ao máximo e o som de um alarme intermitente surgiu na cabine. "Não sei o que está acontecendo cara, mas está tudo bem". Essas palavras na voz do comandante Gustavo Wigel foram ouvidas muito tempo depois quando os investigadores analisavam a gravação da caixa-preta do avião.

A tripulação não tinha estendido os flaps para a configuração de decolagem e a operação falhou tragicamente. Incapaz de levantar voo, com 95 passageiros e cinco tripulantes a bordo, o avião ultrapassou o final da pista, saiu dos limites do aeroporto a mais de 200 quilómetros por hora atravessou a Av. Costanera Norte, que corta o prolongamento da pista 13, arrastou veículos e só parou 500 metros além da pista ao se chocar contra máquinas pesadas e obras de um aterro. No caminho para a sua destruição, o avião esmagou um Chrysler Neon, matando seus dois ocupantes e destruiu um abrigo de parada de ônibus.

Morreram 65 pessoas e 17 delas ficaram gravemente feridas entre os sobreviventes.

A Junta de Investigaciones de Accidentes de Aviación Civil (JIAAC), numa investigação cheia de suspeitas, concluiu que a causa da tragédia havia sido o erro do piloto que se esqueceu de configurar o avião corretamente para a decolagem. Mas o processo penal posterior mostrou que fatores organizacionais falidos na empresa LAPA e a falta de controles por parte das autoridades da Força Aérea foi determinante para o acidente, como permitir o voo com um tripulante com sua habilitação vencida. Vários dos sobreviventes disseram que a aeronave não tinha o panfleto com instruções de segurança para os passageiros a bordo e o relatório da JIAAC apresenta dados que, lidos à luz do que aconteceu, soam perturbadores, como a breve conversa entre os pilotos do voo que indicou que, tanto um como o outro, não tivera um bom dia.

O processo também observou que entre outros fatores que contribuíram para o acidente, além de não terem abortado a decolagem ao ouvir o alarme, foi o excesso de conversas não pertinentes ao voo "e momentos de grande intensidade emocional entre os pilotos", que se misturaram com os procedimentos de verificação pré-voo. Assim, os problemas pessoais dos pilotos e o "fracasso do controle psíquico" contribuiram para que eles não detectassem esses problemas.

No filme Whiskey, Romeo, Zulu, o diretor argentino Enrique Piñeyro reconstruiu a trama que levou ao acidente. Piñeyro era piloto da empresa e fez várias alegações antes da ocorrência sobre a segurança operacional que lhe renderam, num primeiro momento uma suspensão e depois sua demissão da empresa. O filme revela a cumplicidades entre a Força Aérea e a Lapa, para evitar controles maiores de segurança e assim obter maiores benefícios econômicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (183 Kb)   docx (101.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com