TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Fixação - Conforto Acústico

Por:   •  1/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 6

1-O isolamento acústico significa dificultar a transmissão dos sons e evita-se a passagem  com o uso de elemento que tenha capacidade de vedação e se oponha à transmissão do ruído. O isolamento é feito, em geral, por meio de paredes simples ou compostas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.  

(   ) No caso das paredes simples, funciona a lei da massa, segundo a qual, cada vez que a espessura da parede é dobrada, o isolamento aumenta cerca de 4 dB. Para uma mesma espessura da parede, o isolamento também aumenta aproximadamente 4 dB cada vez que a frequência é dobrada.  CORRETA

(    )No caso das paredes compostas, o ar, por sua alta condutibilidade, pode, substituindo outros materiais, funcionar como massa. ERRADA

(      ) Quando se deseja evitar o uso de paredes espessas e pesadas, deve-se empregar o efeito mola/massa/mola, ou seja, utilizar materiais absorventes entre painéis rígidos. ERRADA

(      )Os materiais que possuem a capacidade de absorver o som são leves, macios e porosos, e assim impedem que o som tenha propagação no ambiente.

(    )Vedações do local: as paredes e tetos maciços devem ser evitados e as paredes posteriores perto dos ouvintes revestidas por material que absorva o som.

(    )Da forma interna-o comportamento do som controlado pela reflexão - paredes - quanto mais irregular maior será o desvio e enfraquecimento da energia sonora.  

(     )O espaçamento das portas ao longo da circulação cria um caminho longo, menos direto para o ruído passar de uma sala para a outra.

(    )O carpete, vendido em placas ou rolos, apresenta grande variedade de textura, cores e preço, entretanto, por sua natureza, não deve ser utilizado para isolamento acústico nem em áreas molhadas. ERRADA

(    )O projeto de auditórios, no que se refere a desempenho acústico de um auditório, é uma tarefa multidisciplinar, uma vez que esse desempenho é influenciado não só por materiais e acabamentos para revestimento, mas, também, por procedimentos construtivos como dimensionamento das espessuras de paredes e projeto de fundações. CORRETA

2) Quando da elaboração de um projeto arquitetônico de um edifício institucional em zona de alto ruído, para que seja possível definir o nível de isolamento da envoltória da edificação é necessário o conhecimento do nível de ruído do entorno do local onde o edifício será implantado. Para que seja possível realizarmos um levantamento dos níveis de ruído do entorno de um edifício a ser projetado, é necessário utilizarmos a NBR 10152: Níveis de Ruído para Conforto Acústico – Procedimento (ABNT, 1992). Com relação à NBR 10152:  

  1. Esta Norma fixa as condições exigíveis para avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades, independente da existência de reclamações.
  2. Esta Norma especifica um método para a medição de ruído, a aplicação de correções nos

níveis medidos, se o ruído apresentar características especiais, e uma comparação dos níveis corrigidos com um critério que leva em conta vários fatores.

  1. Esta Norma define estratégias para o desenvolvimento do projeto de isolamento da edificação, apresentando, entre outros aspectos, o tempo ótimo de reverberação de ambientes de permanência prolongada. Está(ão) correta(s)

(a) apenas a I e a III.  (b) a I, a II e a III.   (c) apenas a II.   (d) apenas a III.  (e) apenas a I e a II.

 

3) Com relação a absorção e isolamento acústico, assinale a opção correta.

  1. Para um bom isolamento acústico geralmente são utilizados materiais pesados, tais como concreto, aço, vidro, chumbo, entre outros.
  2. Os plásticos leves e impermeáveis, por sua baixa densidade, não possuem alto poder de absorção sonora.
  3. A absorção acústica é a capacidade de manter as ondas sonoras em um mesmo ambiente, impedindo-as de passar de um recinto a outro.
  4. Os materiais considerados bons isolantes térmicos são também bons isolantes acústicos.
  5. Espumas de poliestireno expandido ou extrudado são excelentes isolantes acústicos.

 

4) O isolamento acústico refere-se à capacidade de certos materiais formarem uma barreira, impedindo que a onda sonora passe de um recinto a outro. Essa capacidade é indicada pelo coeficiente de absorção sonora NRC (noise reduction coeficient) do material. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

  1. O NRC varia entre 0 e 1.
  2. Para cada material, esse coeficiente é a relação entre a quantidade de energia sonora absorvida e a incidente.
  3. O NRC de um material totalmente absorvente é igual a 0, e o de um material totalmente refletor é igual a 1.
  4. O NRC corresponde à média aritmética da absorção acústica das frequências sonoras.
  5. Os forros são considerados acústicos a partir do índice de redução sonora de 0,50.

A quantidade de itens certos é igual a

A 1.               B 2.                   C 3.                             D 4.

 

5) No que se refere ao conforto acústico em arquitetura, assinale a opção correta.

  1. As decisões decorrentes do projeto acústico sobre o isolamento sonoro de um recinto visam protegê-lo das ações sonoras externas ou transformá-lo em um compartimento capaz de confinar fontes de ruídos.
  2. Em prédios multipavimentados, quanto mais baixo se estiver, menos intenso será o ruído gerado externamente, em decorrência das altas velocidades dos ventos nos pavimentos superiores.
  3. A intercalação de um aquário entre um escritório e uma fachada externa amplamente envidraçada e voltada para um ambiente ruidoso, é uma medida ineficiente para o conforto acústico.
  4. Nas fachadas dos prédios, o vidro das janelas e das portas funciona como isolante acústico, o que dispensa o tratamento de outros componentes como caixilhos, venezianas e montantes.
  5. Se os aspectos de acústica não forem resolvidos no ato de projeto do edifício, a correção dos problemas acústicos poderá ser feita ulteriormente, na execução da obra, o que não elevará os gastos finais.

6)Com relação a absorção e isolamento acústico, assinale a opção correta.

  1. Para um bom isolamento acústico geralmente são utilizados materiais pesados, tais como concreto, aço, vidro, chumbo, entre outros.
  2. Os plásticos leves e impermeáveis, por sua baixa densidade, não possuem alto poder de absorção sonora.
  3. A absorção acústica é a capacidade de manter as ondas sonoras em um mesmo ambiente, impedindo-as de passar de um recinto a outro.
  4. Os materiais considerados bons isolantes térmicos são também bons isolantes acústicos.
  5. Espumas de poliestireno expandido ou extrudado são excelentes isolantes acústicos.

 

  1. Para a cobertura curva da casa em questão, uma solução é o uso da telha metálica calandrada termoacústica, prépintada. A pintura de fábrica garante acabamento perfeito, o tratamento termoacústico é feito em forma de sanduíche de EPS e ela se ajusta à forma curva do projeto mediante a calandragem. Justifique essa afirmativa. ERRADA

 

  1. O uso da ventilação natural, apesar de proporcionar a circulação de ar fresco externo, pode ocasionar problemas acústicos por permitir ruídos externos e, por vezes, impedir o isolamento acústico entre os recintos. Justifique essa afirmativa. CORRETA
  2. O uso de paredes em gesso acartonado não é adequado para isolamento sonoro, em que se deseja a separação em hierarquias bem definidas, em um programa complexo de circulação e áreas muito restritas. Justifique essa afirmativa.  ERRADA
  3. A vedação interna feita em painéis pré-fabricados de argamassa armada de sete centímetros, além de reduzir as etapas de construção, apresenta melhor desempenho que uma parede de alvenaria de tijolos furados, se o objetivo for diminuir a propagação de som entre os ambientes. Justifique essa afirmativa. ERRADA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com