TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de resenha de atividades complementares AC

Por:   •  2/5/2018  •  Resenha  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

        

        Inicialmente pensei que seria uma peça de teatro homenageando Moacir, já que o mesmo foi um arranjador, compositor, maestro e multi-instrumentista brasileiro. No entanto surpresas não faltaram durante a apresentação, tudo começou com um belo soneto sobre sua vida e obra, uma verdadeira poesia, mas, quase que em um piscar de olhos, entram os primeiros atores trajados com roupas escolares, pareciam alunos infantilizados com corpo de adultos.

        A Quartabê foi criada para participar, em 2014, no Festival Moacir Santos, com o desafio de interpretar as composições desse mestre, de outras formas que não as convencionais. Prosseguiu a lição e a tem desempenhado puxando os temas para situações referenciáveis no free jazz escandinavo, no afrobeat, na pop eletrônica e numa boa dose de experimentalismo, com metodologias como a colagem, a citação ou a sobreposição de elementos.  A banda toca o maestro calmamente. Até a primeira folha de caderno ser lançada no ar, claro. Fanfarrões, brincam dentro das músicas. Jogam o Jogo da Amarelinha do Cortázar. Aí você percebe que são novas bocas tocando Moacir. Novos olhares lendo Moacir, tocando ele. Nele.

        Para mim foi simplesmente encantador, já que particularmente não tenho preferência por musica brasileira, tão pouco gosto de teatro. Esse arranjo entre musica e teatro da forma na qual a banda Quartabê realizou sua obra, me instigou a ver outras atividades do gênero musical e teatral, em certa medida me propiciou a experiência de me questionar a respeito daquilo que interpreto como uma "boa" musica e do que seria uma "peça de teatro". Por fim, foi muito enriquecedor estar presente, tanto pela oportunidade de estranhamento, no qual pude pensar melhor sobre minhas convicções, como pela atividade de ir ao encontro do não habitual, daquilo que é desconhecido.


[pic 2]

        Dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, marca a luta por direitos das mulheres e igualdade de gênero. O projeto Mulheria reúne durante todo o mês diversas ações, nas mais variadas linguagens em que o Sesc atua, e foi concebido por um grupo de mulheres com diversas visões de mundo, mas com um objetivo comum: o empoderamento de meninas e mulheres.

        Neste sentido foi muito importante para mim participar das atividades oferecidas como a roda de conversa, a pratica de oficinas e o debate sócio-histórico do movimento feminista. Naturalmente não sou muito ativo politicamente, e isso antigamente me concedia a sensação de tranqüilidade frente ao paradigma de gênero, contudo estar no limiar da discussão não ajuda em nada depois desta experiência. Esta atividade me foi de grande importância e me ajudou a compreender melhor o machismo e feminismo, ao passo que hoje tenho subsídios para concordar ou discordar de visões compartilhadas no senso comum, o que não ocorreria normalmente.

        A programação traz a importância do feminismo, movimento que teve início na Europa, no século XIX, com o objetivo de conquistar a equiparação dos direitos sociais e políticos de ambos os sexos. São militantes e ativistas que apresentarão reflexões sobre o direito inalienável e irrestrito que as mulheres têm de ter as mesmas oportunidades de escolhas e direitos do que os homens. São pessoas que nos lembram que direitos básicos (como o direito ao voto ou o direito de ir e vir, por exemplo), só foram conseguidos com muita luta (e ainda hoje, em diversos países do mundo, as mulheres não podem votar ou não podem sair do país sem autorização do pai ou marido).

        


[pic 3]

        Entre todas a as atividades que participei, esta foi sem duvidas a mais contagiante. Eu não sabia se dava risada ou se cantava junto, se eu dançava ou ficava imóvel sentado. Uma noite de circo no teatro é uma apresentação de vários artistas convidados entre, palhaços, músicos, platéia e muito mais.        Um espetáculo de encontros que apresenta ​artistas de todos os cantos, independentes ou de grupos consagrados. Com seus números fantásticos, acompanhados por músicos incríveis e apresentado por um não menos infalível mestre de cerimônia, em uma noite imprevisível e surpreendente de celebração da arte circense.

        Fiquei apaixonado pela simplicidade da atração, cheguei a querer ajudar eles ao empurrar uma imensa bola inflada para retornar ao palco, mal sabia que até aquela bola era uma atração. Com muita empolgação a platéia era convidada a dançar, em outros momentos surgiam palhaços em meio ao público como se fosse mágica. Já não sabia dizer se eu era platéia ou ator contracenando junto a eles.

        Por fim, acredito que para além do esperado, por se tratar de uma apresentação circense, a atividade superou minhas expectativas. Foi surpreende o momento que percebi o quão rico pode ser o teatro, ele nos contagia, cativa emoções que contagiam, faz se sentir pertencente ha um todo.  


[pic 4]

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CULTURAIS

 Práticas Psicologicas – Oficina de Criatividade

Relator: Luis Fernando da Silva Rodrigues C1945D-8

Professora orientadora: Gislayne FIgueredo

Atividade:  Uma Noite de Circo no Teatro / Sesc Sorocaba

Data: 03/02/2018

        Meu Corpo é Político aborda o cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem na periferia de São Paulo: Linn da Quebrada, artista e professora de teatro, Paula Beatriz, diretora de escola pública no Capão Redondo, Giu Nonato, jovem fotógrafa em fase de transição, e Fernando Ribeiro, estudante e operador de telemarketing. A câmera de Alice Riff conduz o olhar do espectador pelas narrativas diárias desses personagens para levantar questões sobre temas relevantes do contemporâneo como transgênero, representatividade social e identidade de gênero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (201.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com