TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aula-tema 1 Inclui Os Capítulos 1 E 2 Do Livro-texto, Tecnologias E Ferramentas De Gestão[1] (PLT).

Pesquisas Acadêmicas: A Aula-tema 1 Inclui Os Capítulos 1 E 2 Do Livro-texto, Tecnologias E Ferramentas De Gestão[1] (PLT).. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  2.851 Palavras (12 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 12

desde o surgimento e a expansão da industrialização no mundo ocidental, passando pelas principais teorias ou escolas de Administração, surgidas no século XX. São conceituados os termosmudança, mudança organizacional, paradigmas e processos, e são apresentadas suas características. Também são expostos os conceitos, as características e os papéis tanto do gestor como do consultor nas organizações, além da função e da importância da consultoria e seu papel nas organizações.A aula tem por objetivo: (1) facilitar a compreensão do processo de mudança organizacional; (2) descrever processos e a ideia de haver atualmente organizações orientadas para os processos; (3) apresentar o conceito, os papéis e as características do gestor organizacional; (4) mostrar a atuação do consultor e da consultoria e, ainda, os motivos para contratar uma consultoria empresarial. Vamos começar nosso percurso pela Revolução Industrial.

A Revolução Industrial, ocorrida na Europa a partir de 1750, provocou profundas mudanças em toda estrutura social, comercial e nas formas de trabalho. A máquina a vapor foi seu símbolo. Uma máquina nessa época conseguia realizar o serviço de dezenas de pessoas, otimizando tempo e recursos. O segundo período da Revolução Industrial foi marcado pela entrada do aço, da eletricidade e do petróleo, que substituíram o vapor. A ciência passou a dominar a indústria, e palavras comocompetitividade e eficiência surgiram nesse meio.

Alguns teóricos da época são bem conhecidos, como Frederick F. Taylor. No início do século XX, nos Estados Unidos, Taylor e um grupo de engenheiros criaram a Administração Científica. As tarefas do chão de fábrica foram estudadas e pensou-se em organizar a produção. Outros, como Fayol, na Europa, focaram na organização e lançaram as bases da Teoria Clássica, centrada no desempenho organizacional. Outros teóricos começaram observar a importância do homem no processo de produção. O papel das pessoas na empresa passa a ser incluído como fator relevante. Surge a Abordagem Comportamental da Administração e temas como motivação e liderança passam a ser considerados a partir dos anos 1960.

Mudança organizacional pode ser definida como um processo de modificar a ordem existente, com intuito de melhorar a eficiência da empresa e o nível de alcance de seus objetivos. Implicam a criação de novas formas e modelos para administração e inovação de teorias. Mas aceitar mudanças não é tarefa simples, porque temos paradigmas assumidos. A quebra de paradigma pode estar relacionada à visão dos problemas sob diferentes ângulos e à invenção de soluções criativas para eles. Assim, pode-se dizer que mudanças implicam a criação de novos paradigmas.

No atual cenário de rápidas mudanças e forte concorrência, fatores que pesam no processo de gestão são os relacionados a qualidade, criatividade e racionalização dos processos, a fim de eliminar desperdícios e flexibilizar o sistema.

Os gestores modernos devem ser capazes de adequar os colaboradores para que eles respondam, prontamente, à exigida agilidade do mundo moderno. Devem desenvolver habilidades para compreender as mais diversas situações, tanto as que envolvam o ambiente interno como as do ambiente externo, para lidar com os paradoxos da economia em escala global, mesmo que suas ações estejam concentradas apenas no mercado nacional.

O administrador, além de ser gestor, pode também atuar como consultor organizacional. A contratação do consultor acontece porque a empresa apresenta um problema pontual, mas não possui um profissional com know-how ou conhecimento para encontrar a solução. O consultor é contratado para oferecer treinamento e suporte para equipes em novas técnicas ou para repassar informações sobre determinados produtos, dando continuidade ao suporte complementar para que seja implementado o treinamento ou a transferência de tecnologia. Outra modalidade de consultoria é a do parecer técnico profissional. A empresa necessita de um parecer independente, pois espera, desse modo, minimizar possíveis falhas no projeto.

O consultor precisa estar em constante busca por atualização, ser autoconfiante, independente e ter habilidade nas relações interpessoais. É necessário eficácia pessoal acima da média, ou seja, ter expertise técnica e ampla visão de negócio para que os trabalhos apresentem excelentes resultados como inovações e mudanças.

Normalmente, o consultor cobra por hora técnica, que pode variar de acordo com a região ou com a especialidade. O consultor tende a ser mais especialista e o gestor da empresa mais generalista. Tanto o gestor como o consultor têm grandes desafios, e o administrador pode exercer ambas as funções. Esses profissionais, ao mesmo tempo que precisam buscar o conhecimento, devem cuidar para que o conhecimento seja disseminado com ética e responsabilidade.

Você pode ampliar a reflexão sobre mudança organizacional, características do trabalho do gestor e do consultor nas várias atividades propostas para esta aula. Os conceitos essenciais para estudo do tema são explicados nas Web Aulas, destacados e definidos na seção de Conceitos Fundamentais. Nas atividades de autodesenvolvimento, você poderá refletir sobre o conceito de mudança com base na letra de uma música que reforça a questão da mudança constante ao longo do tempo. Nas atividades colaborativas, você poderá comparar o que aprendeu na aula com a visão e a experiência prática de algum outro gestor da organização escolhida/pesquisada. No Saiba Mais, você ampliará seus conhecimentos sobre processos com a leitura do artigo "As empresas são grandes coleções de processos", do professor da Fundação Getulio Vargas José Ernesto Lima Gonçalves, e com outras fontes (sites, revistas especializadas e vídeo).

Concluídas essas atividades, você pode conferir seus conhecimentos fazendo as questões para acompanhamento da aprendizagem, que retoma os conceitos centrais da aula e oferece mais oportunidades para você saber o que aprendeu e o que ainda precisa estudar para melhor compreender o tema.

Bom estudo!

Conceitos Fundamentais

Tecnologias de gestão

São propostas de meios de gestão que procuram auxiliar os gestores na busca pela melhoria do desempenho organizacional, sugerindo a utilização sistemática de métodos e ferramentas que podem contribuir com a maximização daquilo que as empresas são capazes de realizar.

Mudança organizacional

É o processo de modificar a ordem existente com intuito de melhorar a eficiência da empresa, o nível de alcance de seus objetivos.

Paradigma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com