TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOMASSA

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 8

Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande – Unidade 2[pic 1]

Anderson Canteiro Dionísio

Biomassa

Campo Grande

2016


Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande – Unidade 2[pic 2]

CURSO DE ENGENHARIA MECANICA[pic 3]

Anderson Canteiro Dionísio 3709626614

9o Semestre[pic 4]

Período: Diurno

Biomassa

Pesquisa na área de energia renovável de fonte biomassa no curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande – Unidade 2.


Campo Grande

2016

INTRODUÇÃO

Existem inúmeras fontes de energia disponível no planeta e essas fontes podem ser divididas em fontes de energias renováveis e fontes de energias não renováveis.

As fontes de energias renováveis são fontes em que após a sua utilização, se regeneram ou se mantem permanentemente, ou seja, as fontes de energia renováveis não se esgotam. Já as fontes de energia não renováveis são fontes obtidas na natureza e que existe em uma quantidade limitada, ou seja, caso acabe não podem se regenerar.

A principal fonte de energia utilizada hoje é o petróleo, porém esse tipo de fonte de energia não é renovável e emite grande quantidade de gás poluente para a atmosfera, contribuindo com o aumento da temperatura do planeta, causando o chamando efeito estufa.

Existem vários tipos de energias renováveis como:

  • Energia Solar – utiliza a radiação solar emitida sobre a Terra para a produção de energia. É muito encontrar em residências placas termo solares que aquecem a agua.
  • Energia eoliza – utiliza a força dos ventos para a produção de energia, onde uma espécie de cata-vento é instalada em uma área com grande movimentação de massa de ar. Essa massa de ar faz com que as hélices girem e por sua vez movimenta as turbinas, acionando os geradores.
  • Energia Hidroelétrica – utiliza a força da massa de agua dos rios para gerar eletricidade. A energia potencial e cinemática contida na água dos rios é transformada em energia elétrica através da rotação do eixo das turbinas existentes nas usinas hidrelétricas.
  • Energia da biomassa – é toda a fonte de energia extraída de matérias orgânicas na fóssil. Esse tipo de fonte será discutido com mais detalhe nesse trabalho.
  • Energia geotérmica – é a energia obtida do calor interno da Terra. As usinas geotérmicas instalam tubos de agua no subsolo transformando-a em vapor, que por sua vez gira o eixo de uma turbina acionando um gerador.
  • Energia das ondas e das marés – utiliza a água do mar para a produção de eletricidade tanto pelo aproveitamento das ondas quanto pela utilização da energia das marés.

Esses são alguns exemplos de energia de fonte de energia renovável.

ENERGIA DE BIOMASSA

Histórico da Biomassa

A biomassa foi à primeira fonte de energia utilizada pela humanidade. Muito usada para cozinhar alimentos, aquecer a casas, fazer cerâmicas e ser usado como fonte de iluminação. Isso se deve ao domínio do fogo utilizando principalmente com o material a ser queimado a madeira. Com o passar do tempo e com maior conhecimento o homem começou a utilizar outras fontes para a produção de metais e até alimentar motores a vapor. A biomassa acabou perdendo espaço com o desenvolvimento de maquinas movido pela energia do petróleo.

Porem, como esse tipo de energia não é renovável, muitos países já estudam outros meios de produção de energia, com o objetivo de se desenvolver sem trazer grandes prejuízos ao meio ambiente. Com isso, esses países têm inseridos as fontes de energia renováveis em suas matrizes energéticas.

Conceito de Biomassa

A biomassa ou massa biologia é a quantidade de matéria orgânica produzida em um determinado local que posteriormente é armazenada e utilizada para a produção de energia. E essa matéria orgânica pode ter origem da limpeza das florestas e também com a utilização de resíduos de locais agropecuárias, na indústria de alimento e resíduos provenientes do tratamento de fluentes domésticos ou industriais.

Esse tipo de fonte de energia é renovável e emite pouca quantidade de gases poluentes na atmosfera, dependendo do material que será utilizado como fonte de energia. O que ajuda muito para a desaceleração do crescimento do fenômeno chamado efeito estufa.

Processo De Transformação Da Biomassa Em Energia

Com a enorme variedade de materiais orgânicos existentes no planeta, a biomassa pode ser processada e transformada em energia da seguinte forma:

Processo de Combustão Direta

O material orgânico é queimado em fornos ou caldeiras. Nesse tipo de sistema gera uma grande quantidade de emissão de gases poluentes na atmosfera.

Processos Termoquímicos

Dividida em quatro partes:

  • Gaseificação - transformação do material orgânico sólido em gás através das reações termoquímicas para produzir gás como Monóxido de Carbono (CO), Gás Hidrogênio (H2), Gás Metano (CH4), Dióxido de Carbono (CO2) e o Gás Nitrogénio (N2) para gerar energia, muito usado em turbinas a gás ou até mesmo em motores de combustão interna.
  • Pirólise - é a queima do material orgânico, geralmente a lenha, onde praticamente sem o uso do oxigênio, transformando esse material em carvão. Esse processo faz com que esse material possua duas vezes a mais densidade energética que o material original.
  • Liquefação – após a pirólise convencional, surge dois tipos de elementos o alcatrão(1) e ácido pirolenhoso(2), que depois de tratamento prévio são utilizados como óleo combustível.
  • Transesterificação – é um processo químico que transforma óleos vegetais em glicerina e uma mistura de ésteres etílicos ou metílicos, formando assim o biodiesel, ou seja, esse processo consiste em remover o óleo vegetal da glicerina  por meio de decantação, deixando o óleo mais fino e reduzindo a sua viscosidade.

Alcatrão(1)  - é uma mistura de substância betuminosa, espessa, escura e de forte odor, que se obtém da destilação de certas matérias orgânicas como o carvão, ossos e de algumas madeiras resinosas.

Ácido Pirolenhoso(2) - também conhecido como "Extrato Pirolenhoso" é um produto milenar na cultura japonesa, obtido através da condensação da fumaça proveniente da carbonização da madeira, durante a produção de carvão vegetal.

Processos Biológicos

Ocorre na ausência de ar e o seu processo de decomposição é feito por bactérias que decompor o material orgânico em dentro de um biodigestor, produzindo assim o biogás composto por metano e dióxido de carbono.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (232.6 Kb)   docx (485.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com