TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CACHAÇA BRASILEIRA

Por:   •  13/6/2016  •  Dissertação  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO:

     O carbamato de etila é um composto formado em alimentos e bebidas destiladas como a cachaça.Verificou-se  que este composto ,em testes laboratorias ,por ser carcinógeno (concentrações acima de 0,3 μg/Kg) para animais ,é considerado um potencial carcinogênico para o homem. Neste sentido, este trabalho objetivou relatar os fatos apresentados na palestra da aula  de introdução a engenharia de alimentos.

                                                    A CACHAÇA BRASILEIRA

    A cachaça é um produto exclusimente brasileiro.De acordo com nossa legislação, define-se cachaça como:

(...)“a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48 por cento em volume, a vinte graus Celsius (°C), obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar (…)

   É importante ressaltar que se o teor alcoólico  não se enquadra neta definição ,a bebida não poderá ser comercializada como cachaça e sim como aguardente.Por exemplo ,um destilado de cana-de-áçúcar com graduação de alcoólica igual a 50 por cento é denominada como aguardente de cana-de-acúcar.O mesmo ocorre com outros destilados.

   Sendo assim ,pode-se dizer que existem três tipos de cachaça,a branca,a amarela e a envelhecida.A branca não apresenta nenhuma cor, a amarela é guardada em tonéis de madeira,daí apresenta alteração de cor,e a envelhecida é guardada em tonéis de madeira por no mínimo um ano.

  Deve-se ressaltar que para a cachaça ser comercializada ,têm-se que aderir à diversas normas,uma delas é ter o índice de carbamato de etila inferir a 210 microgramas.É importantissímo que essa norma seje seguida a risco ,pois,esta substância causa sérios riscos a saúde.

  Portanto, se alguém for cosumi-la, verifiquem se o produto é de qualidade,pois,ao contrário,poderá colocar sua vida em risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com