TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO DO CLP

Por:   •  22/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Federal de São João del Rei

ENGENHARIA MECATRÔNICA

Professor Mário Cupertino

Manual Prático Elipse Scada

Alunos:

Paulo Henrique Martins Seixas - 154400007

Thais Nascimento - 114450049

Ouro Banco

Dezembro 2015

COMUNiCAÇÃO DO CLP

Com o CLP e computador tendo o IP fixo, vamos configurar o RSLinx, o qual também faz parte do pacote de instalação da Rockwell Software, para iniciar comunicação do PLC com o computador. Para isso, deve-se abrir o programa do “RSLinx Classic” e ir ao menu Communications → Configure Drivers

[pic 1]

Em seguida, adicionar o modelo do driver a ser instalado, selecione o tipo “ Ethernet devices”, e depois “ Add New”.

[pic 2]

Aparecerá uma janela, na qual deve- se informar o IP do PLC, geralmente informado no MICA quando já configurado anteriormente, e clique em OK.

Após essa ultima etapa, o PLC já está pronto para ser utilizado, e pode ser visto através de Communications → RsWho. Verifique se está tudo conectado como esperado.

[pic 3]

Abrir o RSLogix 5000 e criar um novo projeto, clicando em File -> new, em seguida, inserir o modelo do CLP que será utilizado, assim como a versão. Digite um nome para seu projeto, no campo “Name” e no campo “Create In” estará a localização de onde será salvo seu projeto no seu computador.

[pic 4]

Em seguida, deve-se ir em Communications → Who Active, no qual deve-se procurar a comunicação realizada no RsLinx, selecioná-la e clicar em Go Online. Após clicar em Go Online, uma nova aba se abrirá e, portanto, deve-se clicar em Download, e assim será estabelecida a comunicação do PLC e do RSLogix 5000.

AQUISIÇÃO DE DADOS DOS TRANSDUTORES DIGITAIS

Conectar o sensor digital escolhido a alguma entrada digital no CLP do modulo de ensino MICA.

[pic 5]

O cabo marrom (VCC) e azul (GND) são responsáveis pela alimentação do sensor e o cabo preto é responsável pelo envio de dados, que no caso de dados digitais é 0 ou +24V.

O cabo marrom vai na alimentação do MICA e o azul no GND. O cabo preto vai no “i+” do módulo digital, e um cabo ligando o GND do módulo digital ao GND do MICA.

Caso queira usar o sensor digital disponível no MICA, a ligação fica ainda mais fácil:

[pic 6]

Basta ligar o 24v na alimentação do MICA, o azul na entrada digital do MICA e o preto no GND.

Após a correta conexão dos cabos dos sensores podemos criar uma variável na linha de programação, na linguagem desejada e endereçá-la corretamente quanto ao ‘slot’,‘canal’ e ‘porta’ tal dispositivo foi conectado ao terminal do módulo.

Deve-se fazer o processo de comunicação do PLC com o RSLogix 5000. Deve-se criar o contato digital na linguagem Ladder, no RSLogix 5000, com o correto endereçamento ao modulo MICA. Pode ser uma simples entrada referindo-se ao sensor e uma saída que ativará quando o sensor for ativado.

AQUISIÇÃO DE DADOS DOS TRANSDUTORES ANALÓGICOS

Para conectar o sensor analógico ultrassônico, devemos encontrar alguma entrada analógica do módulo MICA. A conexão dos cabos amarelos, dos dispositivos sensores da Rockwell, junto ao módulo de ensino MICA deve ser da seguinte forma:

O cabo marrom (VCC) e azul (GND) são responsáveis para alimentação do sensor e devem ser conectados no MICA no local correspondente.

Já o cabo preto é responsável pelo envio de dados, que neste caso de dados analógicos serão os valores de corrente entre 4 a 20mA.

O terminal V/I (amarelo) do cartão analógico deverá estar conectado ao GND da “fonte de alimentação”. O cabo marrom do cabo no VCC da fonte, o azul no GND da fonte. O cabo preto do cabo deverá ser conectado ao “i+” da entrada analógica no MICA.

[pic 7]

[pic 8]

A ligação dos cabos para os sensores de temperatura ocorre de forma diferente ao do sensor ultrassônico. A diferença é que o cabo azul será conectado ao terminal do módulo MICA referente ao modulo de entrada analógica do tipo corrente (i+), pois os valores dos sinais analógicos também variará entre 4 e 20mA. O cabo preto não será utilizado nesta conexão de sensor. O terminal V/I do cartão analógico deverá estar conectado ao GND da “fonte de alimentação”.

Verifique no RSLogix, na aba “Controller Organizer”[pic 9]

se todos os módulos analógicos foram adicionados e constam os slots no item “Expansion I/O”. Caso contrário deve se criar um módulo analógico.

Clique com o botão direito do mouse sobre o item “Expansion I/O” no final da aba “Controller Organizer” e selecione New Module.

Ao selecionar o New Module deverá ser escolhido o modelo do cartão de entradas e saídas analógicos, escolha a opção “1769-IF4XOF2” 4 canais de entrada analógica e 2 canais de saída analógica, e clique em OK.

Será possível visualizar informações do cartão adicionado, como o modelo selecionado, fabricante, o slot em que ele foi adicionado. Existem outras duas abas denominadas de Input Configuration e Output Configuration, onde será possível habilitar a entrada e saída desejada no cartão. Habilite as 4 entradas da Input configuration selecionando as caixinhas.

Clique em OK, o novo modulo será adicionado ao Controller Organizer do RSLogix, assim  os sensores analógicos poderão se comunicar perfeitamente com o software RSLogix.

Faça novamente o processo de comunicação do PLC com o RSLogix 5000, fazendo o download.

Agora vamos criar uma variável endereçada ao terminal do modulo MICA em que o referido sensor foi conectado. Entretanto, vamos passar para a calibração do sensor para melhor performace.

CALIBRAÇÃO DOS SENSORES

        Um método rápido e eficiente para a calibração dos sensores é utilizando-se um bloco chamado SCP (Scale Parameters). Com esse bloco é possível converter os sinais de engenharia fornecidos pelos sensores ao CLP, em sinais de medida real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com