TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSERVAÇÃO DA ENERGIA

Por:   •  10/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

CONSERVAÇÃO DA ENERGIA

A energia mecânica (Emec) de um sistema é a soma da energia cinética e da energia potencial. Quando um objeto está a uma altura h, como já foi visto, ele possui energia potencial; à medida que está caindo, desprezando a resistência do ar, a energia potencial gravitacional do objeto que ele possui no topo da trajetória vai se transformando em energia cinética e quando atinge o nível de referência a energia potencial é totalmente transformada em energia cinética (fig.). Este é um exemplo de conservação de energia mecânica.

A energia mecânica (Emec) de um sistema é a soma da energia cinética e da energia potencial.

Quando um objeto está a uma altura h, como já foi visto, ele possui energia potencial; à medida que está caindo, desprezando a resistência do ar, a energia potencial gravitacional do objeto que ele possui no topo da trajetória vai se transformando em energia cinética e quando atinge o nível de referência a energia potencial é totalmente transformada em energia cinética (fig.8.5). Este é um exemplo de conservação de energia mecânica.

Figura - Queda livre de um objeto

Na ausência de forças dissipativas, a energia mecânica total do sistema se conserva, ocorrendo transformação de energia potencial em cinética e vice-versa. Podemos escrever:

E mec = E p + E c = constante

onde E p = mgh e Ec =( m v2)/2

Substituindo, obtemos:

E mec = mgh + ( m v2)/2 = constante

E mec / m = gh + v2/2 = constante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com