TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR

Por:   •  5/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 6

EXPERIMENTO PRÁTICO DE FÍSICA B

CONCERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

SITUAÇÃO 1

SITUAÇÃO 2

SITUAÇÃO 3

SITUAÇÃO 4

SITUAÇÃO 5

CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO

Este relatório apresenta as análises realizadas sobre o experimento prático, de determinação de conservação do momento de inércia de um sistema isolado em movimento de rotação e translação.

As análises englobam observações da forma como as massas e corpos envolvidos no sistema isolado se comportam.

SITUAÇÃO 1

O que ocorre com a velocidade angular e o momento de inércia, quando a pessoa da figura abaixo que primeiramente está com os braços abertos e girando sobre uma plataforma resolve fechar os braços?

Inicial: Final:

Podemos concluir que nesta situação ao passo que a pessoa passa do cenário A para o cenário B, ou seja, fecha os braços, o momento de inércia diminui, mas L = I x W permanece constante. Portanto Wf aumenta.

Ii x Wi = If x Wf

A partir do momento que a plataforma é posta a girar. Enquanto a pessoa está com os braços esticados, ela possui um determinado momento de inércia, ao juntar os seus braços ela diminui o seu momento de inércia, pois a massa está concentrada próxima ao eixo de rotação do corpo. Para que o momento angular se conserve, a velocidade angular do corpo deve, então, aumentar.

SITUAÇÃO 2

O que ocorre com a velocidade angular e o momento de inércia, quando o homem da figura abaixo que primeiramente está segurando uma roda em repouso, sobre uma plataforma também em repouso decide colocar a roda para girar utilizando a mão aplicando uma força sobre a mesma?

Cenário A: Cenário B:

A plataforma cria um momento angular no sentido contrário da produzida pela roda. Ao ser colocado em movimento (sentido mostrado no cenário B), pela regra da mão direita, sabemos que o momento angular está apontando para a direita do homem, então a plataforma gira para a esquerda compensando a velocidade angular (W) e mantendo Li = Lf.

SITUAÇÃO 3

O que ocorre com a velocidade angular e o momento de inércia, quando o homem da figura abaixo que primeiramente está segurando uma roda girando, sobre uma plataforma também em repouso decide frear a roda com mão aplicando uma força sobre a mesma?

Cenário A: Cenário B:

Neste caso, ao frear a roda, a plataforma passa a girar no mesmo sentido em que a roda estava girando, pois houve uma conservação do momento angular que foi transferido para o sistema.

Sistema inicial: L = I x W, com L apontando para a direita do homem.

Sistema Final: Com a roda sendo parada, o “L” é transferido para o sistema. Girando a plataforma para a direita, conservando o momento angular.

Temos perda de velocidade devido ao momento de inércia do sistema, que é bem maior que o da roda apenas.

Ir x Wr = Is x Ws

Ws = (Ir x Wr)/(Is)

SITUAÇÃO 4

O que ocorre com a velocidade angular e o momento de inércia, quando o homem da figura abaixo que primeiramente está segurando uma roda girando com eixo na horizontal, sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com