TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização e Diagnóstico de Pontal do Ceará

Por:   •  6/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  6.052 Palavras (25 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 25

Caracterização e diagnóstico de Pontal

1 INTRODUÇÃO

Este documento apresenta a caracterização e diagnóstico das variáveis relacionadas aos problemas de mobilidade urbana de Pontal do Ceará, que servirá para futuramente estabelecer um conjunto de soluções que possam amenizar de forma eficiente os principais problemas apresentados.

A identificação dos problemas de mobilidade urbana de Pontal do Ceará, ilustrados na árvore de problemas que se segue, evidenciam que as informações de ocupação do solo urbano da cidade, densidade populacional, percentuais de população economicamente ativa e tipos de uso de solo, assim como outras variáveis urbanísticas, devem ser analisadas e integradas com as informações do sistema de transportes em operação no município. Deste modo, por meio de uma combinação de critérios qualitativos e quantitativos, procurou-se ultrapassar as limitações dos modelos tradicionais de planejamento, os quais são normativos, impessoais e amparados na utilização histórica.

A utilização da metodologia de modelagem denominada quatro etapas provou-se ser um ferramental útil para prever as mudanças que ocorrerão na cidade diante do crescimento demográfico e da insurgência de pólos geradores de viagens (PGVs) no município. Além disso, a aplicação desta metodologia serviu para associar as variáveis sociais e geográficas relacionadas ao fenômeno do transporte.

Assim, no presente estudo, com o intuito de aproximar da realidade o objeto a ser caracterizado e diagnosticado, foi utilizada uma combinação dos critérios qualitativos e quantitativos. Portanto, a combinação ponderada destes critérios foi o que estruturou o diagnóstico a partir do qual é possível decidir os elementos a serem tratados prioritariamente.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivos gerais

O presente estudo tem o objetivo de caracterizar e diagnosticar as problemáticas envolvendo a mobilidade urbana no município de Pontal do Ceará, para que seja possível entender melhor a problemática e assim realizar o Plano de Mobilidade.

2.2 Objetivos específicos

Propor indicadores e definir variáveis a partir dos problemas apresentados em Pontal;

Realizar a geração das viagens para encontrar equações que podem ser utilizadas para a previsão das viagens futuras;

Realizar a distribuição das viagens para obter a Matriz O-D, que contém as viagens realizadas entre cada zona;

Realizar a divisão modal para obter a quantidade de usuários por cada tipo de transporte;

Realizar a alocação de viagens para obter um mapa de como as viagens se distribuem e o quanto cada via recebe de fluxo;

Caracterizar a situação atual a partir dos resultados da modelagem da demanda;

Determinar a situação desejada;

Analisar a evolução da problemática e hierarquizar os problemas.

3 REPRESENTAÇÃO DA PROBLEMÁTICA

Para representar as problemáticas existentes em Pontal foi elaborado um conjunto inter-relacionado de problemas, que consiste em fluxograma para o melhor entendimento da situação. Este apresenta-se ilustrado abaixo, servindo de base para o desenvolvimento deste estudo.

Inicialmente, buscou-se vertentes que representassem de forma satisfatória os possíveis problemas mais pertinentes à cidade de Pontal. Nesse sentido, elencou-se e separou-se problemas de Uso do Solo e problemas relacionados ao Sistema de Transporte. Além disso, evidenciou-se, por meio de cores diferenciadas, os problemas relacionados a cada fator anteriormente citado, bem como as consequências de tais para os usuários, de forma que haja uma melhor compreensão acerca do cenário apresentado.

O fluxograma de problemas foi formulado com certa cautela, levando-se em consideração as informações que nos são conhecidas, de modo que se tenha os dados necessários para fazer o estudo de possíveis hipóteses.

Figura - 1 Árvore de Problemas

Ao final deste processo de investigação, a atual situação da mobilidade urbana do município e o prognóstico dos problemas acima relacionados, serão apresentados como resultado da aplicação de recursos técnicos - tais quais modelagem da demanda e espacialização dos dados - e servirá de base para a proposição das alternativas de soluções a serem implementadas no novo plano de mobilidade urbana do município de Pontal do Ceará, objeto da licitação do Edital IPUP/PMPC N° 01/2019.

4 METODOLOGIA

4.1 Metodologia de caracterização

O processo de caracterização dos problemas envolvendo mobilidade urbana e uso do solo em Pontal do Ceará obedeceu à seguinte metodologia (Fernanda Soares, 2014).

Figura 2 - Proposta metodológica de Caracterização

Durante a primeira fase, indicadores de fácil compreensão foram adotados para descrever a atual situação dos sistemas de transporte existentes no município e que, futuramente, servirão para diagnosticar estes sistemas (motorizado ou não) de forma clara. Já na etapa seguinte, serão decididas quais das variáveis serão levadas em consideração na abordagem de caracterização. Estas variáveis fazem parte do conjunto de dados que foram disponibilizados pelo Instituto responsável pela licitação e futuro contratante do serviço, por isso não houve a responsabilidade de levantamento dessas informações por parte desta empresa. Em seguida, será feita a modelagem da demanda, onde serão realizadas as etapas da geração e distribuição de viagens. Após a obtenção dos resultados será possível quantificar os indicadores propostos e, assim, caracterizar e validar a situação atual.

4.2 Metodologia de Diagnóstico

A determinação do diagnóstico dos problemas envolvendo mobilidade urbana e uso do solo em Pontal do Ceará foi realizado com base na metodologia a seguir:

Figura 3 - Proposta metodológica de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com