TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Compactação na Engenharia

Por:   •  22/9/2020  •  Ensaio  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2
  1. A compactação do solo é reduzir os espaços vazios, aumentando o contato grão a grão visando a melhoria em resistência e entre outras, podendo ser por adensamento ou compactação.
  2. A compactação serve para aumentar a resistência dos solos que receberam cargas e deveram ser suportadas.
  3. A finalidade da compactação é ter uma redução de permeabilidade no solo, assim ele não irá encharcar e mudar de volume, diminuir a chance de cisalhamento, tornar o solo mais homogêneo aumentando seu peso.
  4. Os fatores relacionados a compactação de solo são a natureza do solo, a umidade do solo, energia e peso específico.
  5.    
  6. A compactação do solo em relação a umidade cria uma camada densa onde não permite que o solo receba altas quantidades de água, tornando o solo seco e propício a aguentar altas pressões de carga.
  7. O trabalho empregado ao rolo liso é mais indicado pedregulhos, areias, pedra britada, lançadas em camadas de não mais de 15 cm, como as pavimentações. Já o trabalho do rolo pé de carneiro trabalha com o pisoteamento do solo compactado a partir das suas “patas” podendo penetrar melhor no solo, sendo utilizado em terrenos mais irregulares.
  8. Na curva de compactação são apresentados nas abcissas os teores de umidade (w) e nas ordenadas os pesos específicos.

13. O ensaio Proctor Normal utiliza o cilindro de 10cm de diâmetro, altura de 12,73cm e volume de 1.000cm3 é submetida a 26 golpes de um soquete com massa de 2,5Kg e caindo de 30,5cm. O ensaio é repetido com diferentes teores de umidade para determinar o peso especifico aparente, com esses valores traça-se a curva de saturação encontrando o ponto correspondente a umidade ótima e a densidade máxima aparente seca.

14. A norma informa que para o ensaio de compactação serão necessários o uso de bandejas metálicas, peneiras apropriadas, balanças para que seja possível pesar o solo, repartidores das amostras e almofariz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (22 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com