TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comparação entre madeira e outros materiais

Por:   •  13/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 6

A era da pedra, do aço e do bronze foram de grande importância no desenvolvimento da humanidade, mas a madeira sempre esteve presente desde os tempos mais remotos e por isso foi um dos primeiros materiais na construção civil e também na construção de pontes. Como material de construção, a madeira é abundante, renovável, versátil e de fácil obtenção. A medida que as árvores mais adultas vão sendo desmatadas, novas são plantadas para suprir a demanda no futuro. (RITTER, 1990)

Ainda Segundo Ritter (1990), com o surgimento do concreto e aço, no século XX a madeira finalmente foi substituída como o principal material para construção de pontes, contudo, a madeira ainda é largamente utilizada para pontes de pequeno e médios vãos.

No Brasil, por uma questão social e cultural, o material é erroneamente interpretado como de baixa qualidade e precariedade. Isso ocorre devido à sua utilização nas moradias extremamente precárias muito comum nas periferias do país, gerando, assim, um preconceito em relação a esse material, que aumenta pelo fato de não existirem muitos projetos bem elaborados utilizando a madeira e a pouca abordagem do assunto nas universidades. (KUSAKA, 2011)

A fim de desmistificar a madeira e apresentá-la de uma forma mais justa perante a sua capacidade de resistência e utilização, é interessante observar estudos comparativos entre diferentes materiais utilizados na construção de pontes e passarelas. A escolha do concreto e aço, foi baseada na alta utilização desses para este tipo de construções.

Existem certas variações da madeira e em suas características por ela ser um ser vivo. Essas diferenças de características estão relacionadas a fatores externos a que ela está submetida. Outro fator que as diferenciam são as espécies de cada árvore, que geram características e propriedades diferentes de acordo com a espécie.

Além da questão ecológica e sustentável da madeira, que realmente é um grande diferencial e vantagem na utilização deste material em pontes e passarelas em relação à outros materiais, existem diversas outras características importantes a serem apontadas à respeito da madeira. Á seguir, serão comparados aspectos referentes a energia demandada no processo de produção, desde a matéria-prima até sua utilização final e também serão analisados dados de densidade, resistência e também econômicos.

O mal entendimento de que a madeira possui um curto período de vida implica muitos preconceitos sobre seu uso. Apesar de ser um material suscetível ao apodrecimento ou ataque de insetos, sobre condições específicas, ela se torna extremamente durável se protegida da umidade. Muitas pontes do século 19 duraram mais de 100 anos por estarem protegidas da exposição direta a esses elementos. Era comum, por exemplo, cobrir esse tipo de ponte.

[pic 1][pic 2][pic 3]

Figura 2 - Ponte em madeira coberta em Vermont - EUA

Atualmente, o uso de preservativos tem aumentado a vida útil da madeira utilizada em pontes expostas. A madeira pode estar efetivamente protegida da deterioração por períodos de até 50 anos ou mais, além disso, as madeiras tratadas requerem o mínimo de manutenção ao longo dos anos.

Outro julgamento errado da madeira é de que em pontes ela está limitada a estruturas sem grandes extensões. Isso deve-se provavelmente ao fato de que árvores para madeira comercial possuem um tamanho limitado e normalmente são cortadas antes de atingirem seu potencial máximo. Contudo, o surgimento da aplicação do processo de madeira laminada colada (MLC) em pontes entre os anos 60 e 70, proporcionou aos engenheiros e arquitetos soluções alternativas. MLC, que é o sistema construtivo em madeira mais utilizado atualmente para as pontes modernas, pode suportar grandes distâncias em comprimento ou largura, e ainda criar uma gama enorme de formas diferenciadas.

[pic 4]

Figura 3 - Ponte em MLC em Keystone,  South Dakota

COMPARAÇÕES ENTRE MADEIRA x AÇO x CONCRETO

O consumo energético necessário no processo de extração da madeira das árvores, até a sua utilização, é significantemente inferior se comparadas ao aço e ao concreto. A Tabela 1 a seguir evidência esse fato em números, o estudo foi realizado no Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa.

[pic 5]

Como verificado, a madeira possui pequeno consumo energético, fator este que certamente reduzirá o custo da utilização deste material.

A densidade da madeira também é muito inferior a densidade do concreto e aço, portanto, o seu manuseio é muito mais fácil, assim como o seu transporte. A densidade do aço corresponde a cerca de oito a dez vezes a da madeira e a do concreto chega a até três vezes a da madeira, conforme podemos observar na Tabela 2.

[pic 6]

A resistência da madeira é muito questionada para aos que pouco conhecem esse material. A madeira entretanto, se bem dimensionada e utilizada, pode alcançar a mesma resistência de estruturas de concreto ou aço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (622.2 Kb)   docx (603.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com