TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS: Madeira

Por:   •  19/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

JULIANA MIRANDA DE SOUZA

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS: madeira

Sinop/MT

2016/2

JULIANA MIRANDA DE SOUZA

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS: madeira

[pic 2]

Trabalho apresentado à disciplina de Química para Engenharia, do Departamento de Engenharia Civil – UNEMAT, Campus Universitário de Sinop, como requisito parcial para obtenção de nota.

Professora: Fernanda Zanato

Sinop/MT

2016/2

[pic 3]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 referencial teórico        

2.1 Propriedades da Madeira        

2.1.1 DENSIDADE        

2.1.2 RESISTÊNCIA        

2.1.3 UMIDADE        

2.1.4 COMPRESSÃO PARALELA AS FIBRAS        

2.1.5 TRAÇÃO PARALELA ÀS FIBRAS        

2.1.6 COMPRESSÃO NORMAL AS FIBRAS        

2.1.7 TRAÇÃO NORMAL ÀS FIBRAS        

2.1.8 CISALHAMENTO        

2.1.9 FENDILHAMENTO        

2.1.10 FLEXÃO        

2.1.11 DUREZA        

2.1.12 RETRATIBILIDADE        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

Desde os tempos mais remotos a madeira é utilizada, sozinha ou combinada, pela construção civil. Assim como antigamente era empregada em imensas construções, das mais variadas espécies, hoje, ela continua tendo seu papel de destaque (GOMES et al, 2007).

A madeira é um material muito utilizado, no qual tomando as medidas certas, pode ser inesgotável, e, portanto, podendo estar sempre presente na construção civil. É comumente utilizada nos canteiros de obra, bem como em fôrmas, estruturas, coberturas entre outros, além de também ter seu espaço nos assuntos relacionados à decoração e técnicas de sustentabilidade (ZENID, s.d.).

Para que a construção civil possa continuar a utilizar esse tão explorado recurso natural, é imprescindível que haja o conhecimento de suas propriedades físicas e mecânicas, para que dessa forma a madeira seja devidamente tratada, sem desperdício e empregando suas características corretamente.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) normatizou pela primeira vez a forma como a madeira deveria ser utilizada, através da NBR 6230, de 1940. Porém, em 1997, a mesma foi cancelada e substituída pela NBR 7190.

A normatização se faz necessária ao passo que, sem ela, haveria maiores gastos, além de desperdícios e consequentemente diminuiria mais rapidamente a reserva disponível.

Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo apresentar as propriedades desse material utilizado há tantos anos pela construção civil e com as mais diversas aplicações.


2 referencial teórico

Madeira é um material orgânico formado a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas e tem como principal função a sustentação mecânica. É amplamente utilizada para estruturas, sustentação de construções, produção de papel, além de ser utilizada na indústria, através de sua queima para produção de energia e aquecimento de água.

A madeira pode ser considerada como um material excepcional por apresentar características favoráveis à sua aplicabilidade em diversas ocasiões. Sua alta resistência mecânica, a boa elasticidade, a baixa condutividade térmica e o peso próprio reduzido, levaram a madeira a ser o primeiro material utilizado em vigas e colunas na construção civil.

Vale ressaltar seu comportamento diante do fogo. Em meio a altas temperaturas a madeira não tem sua resistência alterada, ou seja, em um incêndio ela pode propagar o fogo, mas também suportar a alta temperatura por um tempo maior que outro material.

Além disso, a madeira ainda possui boas características de isolamento térmico, absorção da acústica, bem como facilidade e simplicidade na execução das ligações, o que reduz o custo de produção.

2.1 Propriedades da Madeira

As propriedades da madeira são definidas conforme sua anatomia, variando conforme a direção a qual as fibras estão dispostas, pois trata-se de um material anisotrópico, não havendo simetria de propriedades em torno de qualquer eixo. Também variam conforme a umidade do material. Suas características mecânicas seguem ensaios específicos, citados no Anexo B da NBR 7190/1997.

2.1.1 DENSIDADE

Define-se o termo prático “densidade básica” da madeira como sendo a massa específica convencional obtida pelo quociente da massa seca pelo volume saturado. A madeira, em geral, apresenta baixa densidade, equivalente a cerca de um oitavo da densidade do aço.

2.1.2 RESISTÊNCIA

Define-se como resistência do material a aptidão a qual o material resiste ao suportar tensões. É determinada através dos testes realizados com corpos de provas, isento de defeitos, onde se aplica uma tensão sobre o corpo-de-prova, até que tal apresente alguma deformação, ou fenômeno particular. A madeira possui uma alta resistência mecânica, e poucos sabem, mas algumas são até mais resistentes que o concreto.

2.1.3 UMIDADE

A madeira é higroscópica, tendo suas propriedades afetadas pelo teor de umidade do ambiente e, por ser um material biológico, é submetida aos mecanismos de deterioração natural.

A classificação da umidade tem como objetivo ajustar as propriedades de resistência e rigidez da peça, conforme as condições do ambiente, para isso determinou-se uma tabela com coeficiente de umidade da madeira:

[pic 4]

Figura 1: Classes de umidade da madeira

Fonte: NBR7190

O teor de umidade da madeira corresponde à relação entre a massa da água nela contida e a massa da madeira seca, dado por onde:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (236.9 Kb)   docx (57.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com