TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção Sustentável

Por:   •  3/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.176 Palavras (13 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

PROBLEMÁTICA 5

CONCEITOS 6

Sustentabilidade 6

Produtos ecologicamente correto e economicamente viável 6

TIJOLO SOLO-CIMENTO 7

Composição 7

FABRICAÇÃO 8

EQUIPAMENTOS PARA FABRICAÇÃO 8

TIPOS DE TIJOLOS 9

SISTEMA CONSTRUTIVO 10

Cola 12

Dúvidas frequêntes sobre o tijolo solo cimento 13

DURABILIDADE 15

CUSTO x BENEFICIO 15

VANTAGENS DE SE CONTRUIR COM TIJOLO ECOLOGICO 16

DESVANTAGENS DE SE CONTRUIR COM TIJOLO ECOLOGICO 16

CRONOGRAMA 17

ESTUDO DE CASO 17

Projeto de alvenaria 17

Projeto Hidráulico 17

CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19

INTRODUÇÃO

Hoje, o tema que esta em alta, onde é importante ser ecologicamente correto, um dos principais problemas de ser mais ecologico é que custa caro, e o que é caro se torna economicamente inviável, fazendo que a população menos favorecida não tenham acesso a essas nova tecnologias. Durante a construção da edificação é possivel ainda cortar custos, e ao longo da vida útil do imóvel a economia por si só se geral um retorno de capital que se não chega a amortizar o custo da obra, mas gera uma redução considerável. Ser sustentável é utilizar o mesmo material ou serviço o maior numero de vezes possivel, sem desperdiçar, buscar uma solução ecônomica e ao mesmo tempo com qualidade. É resposabilidade social e coletiva de todos preservarem o maior bem deste planeta que é o meio ambiente.

OBJETIVO

Atualmente, é constante a busca por métodos mais eficientes de trabalho, que busquem harmonizar a obra com o ambiente e o melhor desempenho em enor prazo. É importante também dar um destino para os resisduos da gerados pela população, onde o material não chegue aos mananciais xistentes por perto, garantindo e preservando tanto para as gerações futuras tanto pra atual. Objetivo geral é apresentar opções de contruções mais sustentáveis tanto na execução da obra quanto na parte de economia de energia.

PROBLEMÁTICA

O que é sustentabilidade?

É a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém.

Por que tijolo “tijolo ecológico”?

O material é confeccionado com terra, cimento e água. A principal diferença em relação a outros tijolos de solo-cimento é a cura hidráulica: o produto não é cczido em forno – processo que consome madeira e ainda resulta na emissão de gases poluentes.

O processo construtivo difere da alvenaria tradicional?

O tijolo ecológico não tem função estrutural. A estabilidade é dada por colunas de sustentação e cintas de amarração distribuidas ao longo das paredes.

Quais os pontos críticos da solução?

De acordo com os fabricantes, a maior dificuldade é o assentamento da primeira diada de tijolos, que funciona como o gabarito da edificação e determina o nivelamento e prumo das demais fiadas.

Os tijolos podem receber qualquer tipo de revestimento?

Sim, dizem os fabricantes, embora a opção mais comum seja deixar os tijolos aparentes.

CONCEITOS

Sustentabilidade

Sustentabilidade é basicamente suprir as necessidades da sociedade existente no presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas.

Ser sustentável é utilizar o mesmo material ou serviço quantas vezes possiveis sem desperdiçar e buscar uma solução economica e que não afete a qualidade para que no futuro não falte.

A verdade é que não existe construção que não gere impacto, a busca é por intervenções que os ocasinem em menor escala.

Produtos ecologicamente correto e economicamente viável

Os produtos utilizados devem ser primeiramente renovável, ou seja sua materia prima deve ser reposta facilmente por materiais ja existentes que não sejam finitos como derivados do petróleo. Segundo que esse material quanto na sua fabricação ate seu manuseio e futura destinação não devem causar impactos ambientais, ou ate mesmo esse impacto seja muito menor ao um produto similar.

Ja o custo de produção devera ser compativel ou menor que um produto similar de forma que possa ser utilizado como alternativa.

TIJOLO SOLO-CIMENTO

O tijolo solo cimento e obtido pel a mistura de: solo, cimento e água em proporções adequadas para que o resultado de um produto com caracteristicas de durabilidade e resistencia.

A construção com esse material é uma tecnica que vem sendo utilizada de muitos anos atras, no Brasil tem-se relatos de que esse tipo de construção vem sido realizada pelos meados dos anos 1940.

Figura 1: Tijolo solo-cimento pronto

Fonte: http://www.tijolo.eco.br/

Composição

Solo: É possivel produzir tijolos ecologicos com qualquer tipo de solo, mas o mais recomendado pelo custo beneficio é o solo arenoso, que tem entre 60% a 80% de areia e 40% a 20% de argila na sua composição.

Cimento: Hoje o cimento portland é normalizado e existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (152.6 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com