TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção Sustentável

Por:   •  29/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

O conceito moderno de construção sustentável baseia-se no desenvolvimento de um modelo que proponha soluções aos principais problemas ambientais, sem abrir mão da moderna tecnologia e criação de edificações que atendam às necessidades de seus utilizadores. Na sua base teórica, tem conhecimentos de arquitetura, engenharia, paisagismo, saneamento, química, elétrica, eletrônica, mas também de antropologia, biologia, medicina, sociologia, psicologia, filosofia, história e espiritualidade. Por isso, para se atingir uma construção sustentável que atenda as Normas ISO 21930 e ISO 15392, é importante pensar e atuar de forma clara. Dessa forma, muito mais do que um tema de “domínio público” do qual muito se fala, mas pouco se faz, o conhecimento da construção sustentável poderá tornar-se um saber e um viver público, ou seja, um processo cultural, aonde todos devem se conscientizar e saber que, é necessária ajuda de todos. A moderna construção sustentável, deve visar a sua autossuficiência e até a sua sustentabilidade, que é o patamar mais elevado da construção. Melhor entendimento do assunto é a capacidade de manter-se a si mesmo, atendendo as suas próprias necessidades, gerando e reciclando os seus próprios recursos naturais.

Palavra-chave: Construção. Sustentável. Engenharia. Edificações. Moderna

ABSTRACT

The modern concept of sustainable construction is based on the development of a model that proposes solutions to the main environmental problems, without giving up modern technology and building buildings that meet the needs of its users. In its theoretical basis, it has knowledge of architecture, engineering, landscaping, sanitation, chemistry, electrical, electronics, but also anthropology, biology, medicine, sociology, psychology, philosophy, history and spirituality. Therefore, in order to achieve sustainable construction that meets ISO 21930 and ISO 15392, it is important to think and act clearly. In this way, much more than a theme of "public domain" that is widely spoken, but little is done, knowledge of sustainable construction can become a public knowledge and living, that is, a cultural process, where all must be aware and know that, it is necessary to help everyone. Modern sustainable construction should aim at self-sufficiency and even sustainability, which is the highest level of construction. Better understanding of the subject is the ability to maintain oneself, meeting their own needs, generating and recycling their own natural resources.

Keyword: Construction. Sustainable. Engineering. Buildings. Modern

INTRODUÇÃO

A construção sustentável é uma forma de se construir casas e edifícios, conciliando-os com o meio ambiente. Procurando durante toda sua produção amenizar os efeitos à natureza, reduzindo assim o máximo de resíduos e utilizando os materiais naturais, como água e energia. Além disso, é indispensável à aplicação de materiais recicláveis e de mínimo impacto ambiental.

A aplicação desse conceito cresceu após a Crise do Petróleo (1970), reduzindo a utilização de energia e buscando novas formas de utilizá-la. Após o fim da crise, o conceito não se extinguiu, pois a tendência da sustentabilidade ficou cada vez mais sério. Segundo o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, a construção sustentável "deve contemplar o aproveitamento do meio natural sem causar prejuízo algum sobre a sustentabilidade, devendo aplicar o desenvolvimento tecnológico para a concretização de uma maior poupança energética e a diminuição dos resíduos, sem esquecer o aspecto estético, um dos vários fatores que determinam a habitação".

A nova percepção é que a construção sustentável não é um modelo para resolver problemas, mas uma forma de considerar a própria construção e tudo que a envolve. Trata-se de uma perspectiva da própria atividade, de uma abordagem maior em busca de um novo modelo.

JUSTIFICATIVA

A construção sustentável deve seguir o foco do desenvolvimento sustentável, se atentando aos impactos sociais e ambientais, pois 50% dos recursos naturais mundiais estão destinados à construção civil e 70% dos produtos que vem da madeira são destinados à construção, portanto as construções civis são grandes consumidores de matéria prima, além de gerar muitos resíduos. Este setor está cada vez mais preocupante, por isso as empresas devem mudar sua forma de construir e se atentar mais para a sustentabilidade.

Segundo o arquiteto e pesquisador colombiano Javier Barona, a ferramenta básica para a identificação do estado e das necessidades gerais de uma obra que pretende ser sustentável é a análise de ciclo de vida. (Artigo 1) (página 2).

Em muitas circunstancias, atingir a sustentabilidade pode permitir um balanço integrado nos materiais e sistemas, podendo mesmo ser mais eficiente nos custos que os projetos tradicionais (Art. 2) (pág. 6).

Visa o aumento das oportunidades ambientais ás gerações futuras, consistindo numa moderna estratégia ambiental, direcionada a produção de edificações mais seguras e saudáveis, fundamentadas (CIMINO, 2002, p.5) (Art. 3) (pág.6)

TEMA DO ARTIGO

Esse projeto de pesquisa delimitou-se a colher informações sobre a construção sustentável no mundo, por meio de materiais recicláveis e também na economia dos nossos recursos naturais, visando os impactos ambientais que o nosso atual modelo de construção causa, tendo como referência de artigos direcionados à construção sustentável.

PROBLEMA ABORDADO

A natureza possui duas formas de modificação: pela evolução natural ou por calamidades. Portanto, é preciso seguir as ordens da natureza e sempre optar pela evolução natural, aderindo à tecnologia disponível e os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com