TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção Sustentável

Por:   •  4/10/2018  •  Artigo  •  5.230 Palavras (21 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 21

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL: ESTUDO DE CASO DE UM EMPREENDIMENTO NO MUNICÍPIO DE SERRA - ES

Aline dos Santos Gasoni¹

Rafael Almeida Rodrigues²

Ramiro Moreira Silva Junior³

RESUMO

Construção civil define-se como o conjunto de técnicas e materiais que viabilizam a elaboração e desenvolvimento de projetos urbanos, sejam eles obras de moradia, comerciais ou que visem à estruturação do ambiente para o conforto dos usuários. Com o constante crescimento urbano e degradação do meio ambiente, estão sendo adotadas práticas sustentáveis no ramo da construção civil. A intensa demanda em atender necessidades reais de sustentabilidade, bem como a construção sustentável, imprime ao setor de construção civil se adequar a essa nova realidade. Na busca de minimizar os impactos ambientais provocados pela construção algumas empresas estão buscando produtos e técnicas que ofereçam sustentabilidade, com redução na geração de resíduos, ecoeficiência energética, consumo de água, e consequentemente a valorização do seu imóvel.

O estudo de caso apresenta algumas tecnologias/materiais que tornam uma construção sustentável, colaborando assim com a renovação de recursos naturais do meio ambiente.

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Construção Sustentável. Construção Civil. Meio Ambiente.

ABSTRACT

Construction is defined as the set of techniques and materials that enable the design and development of urban projects, whether housing construction, commercial or aimed at environmental organization for the comfort of users.

With the constant urban growth and environmental degradation, they are being adopted sustainable practices in the construction industry. The intense demand to meet the real needs of sustainability and sustainable construction, prints the construction industry to adapt to this new reality. In seeking to minimize the environmental impacts caused by the construction companies are looking for some products and techniques that offer sustainability, reducing the generation of waste, energy eco-efficiency, water consumption, and consequently the value of your property.

The case study presents some technologies / materials that make a sustainable building, thus contributing to the renewal of natural resources of the environment.

Keywords: Sustainability. Sustainable construction. Construction. Environment.

INTRODUÇÃO

A construção civil consome cerca de 30% dos recursos naturais e 50% de toda a energia produzida no mundo, estes números expressivos a colocam como uma das atividades que mais agride ao meio ambiente do planeta (JOHN, 2000).

Desde os primórdios da evolução, o ser humano busca melhorias de vida em um âmbito geral através da modificação do meio natural, transformando-o em ambiente construído. Durante um longo tempo estas mudanças foram feitas sem que os danos ao meio ambiente fossem reparados, tornando-os assim, irreversíveis. Diante desta realidade, era necessário mudar velhos hábitos e conscientizar a sociedade sobre o que foi feito com os recursos do planeta ao longo da evolução e o que poderia ser feito para desacelerar tais prejuízos (JOHN, 2000).

Medidas foram e estão sendo tomadas atualmente, com o intuito de reduzir a poluição, seja através da reciclagem ou até mesmo com a utilização de produtos que agridem menos o meio natural. Tais medidas foram denominadas de práticas sustentáveis. O conceito de sustentabilidade engloba questões não só ambientais como também econômicas e sociais e, cada vez mais, torna-se um assunto polêmico e muito discutido em todos os setores da sociedade, além de receber destaque na mídia (JOHN, 2000; PINTO, 2005).

A construção Civil é uma grande geradora de impactos, o setor busca mudanças em seus métodos para que os benefícios gerados para a sociedade através da estruturação de cidades, que proporcionem conforto e segurança, atendam normas sustentáveis, gerando menos danos ao planeta, mantendo e melhorando o ambiente para as futuras gerações (PINTO, 2005).

Partindo dessa explanação, este trabalho levanta o seguinte problema: Quais são as opções de materiais sustentáveis para o uso na construção civil?

A escolha dos materiais é uma etapa fundamental no processo construtivo, e deve considerar minimamente as matérias primas que são extraídas da natureza e que não agridem ao meio ambiente, utilizando materiais sustentáveis, que economizem água, com eficiência energética e oferecendo melhor conforto para os clientes.

Portando como objetivo, o presente trabalho visa apresentar através do estudo de caso do empreendimento Ecovillage, alternativas e materiais que colaboram para a sustentabilidade na construção civil.

Neste sentido, este estudo é relevante por que a construção civil consome cerca de 210 milhões de toneladas por ano de agregados naturais, muito deles não renováveis provocando impacto ao meio ambiente, de acordo com John (2000).

O presente trabalho foi dividido basicamente em duas metodologias: pesquisa bibliográfica, e estudo de caso com abordagem qualitativa.

A pesquisa bibliográfica desenvolveu-se a partir de teses, dissertações, artigos, cartilhas, livros e internet, onde teve uma seleção criteriosa da literatura existente sobre o tema. Para realização deste trabalho será realizado estudo de caso do empreendimento Ecovillage no município de Serra-ES. Em seguida será analisada a presença dos requisitos e materiais utilizados para que a construção se tornasse sustentável.

Segundo Yin (2010) o método de estudo de caso é “um dos empreendimentos mais desafiadores na pesquisa” e uma ótima ferramenta para indagar novos conceitos e verificar a utilização, aplicação e prática de elementos de uma teoria.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Após o término da segunda guerra mundial, com a ocorrência de chuvas ácidas, detonações de bombas atômicas, o crescimento acelerado da população, a sociedade começou a refletir sobre a degradação do homem ao meio ambiente (NASCIMENTO, 2012).

Em 1968, políticos, físicos, industriais e cientistas juntaram-se numa pequena vila italiana para tratar do desenvolvimento sustentável do planeta. Era o Clube de Roma, primeiro grupo a discutir sustentabilidade, meio ambiente e limites de desenvolvimento (LIMA, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (844.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com