TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contaminação Referente ao Solo

Por:   •  25/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório

Contaminação do solo referente à vinhaça nas usinas

Piracicaba-SP /2014

Contaminação do solo referente à vinhaça nas usinas

.

Relatório apresentado no curso superior de Engenharia mecânica da faculdade Anhanguera de Piracicaba, visando avaliação da primeira etapa.

PIRACICABA / 2014

APROVAÇÃO

RESUMO

A vinhaça é um residual do processamento industrial para obtenção do álcool, constituído por uma suspensão de sólidos, rico em substâncias orgânicas e minerais, e com predominância do potássio. Para cada litro de álcool são produzidos cerca de dez a 13 litros de vinhaça, com diferentes concentrações de potássio, de acordo com o material de origem. Há também o vinhoto originário da fermentação do melaço, resíduo da fabricação do açúcar, que possui uma maior concentração em relação à vinhaça gerada na fermentação do caldo de cana.

Com o aumento da produção de álcool podemos afirmar também um aumento considerável da degradação do meio ambiente, na qual podemos perceber na vinhaça uma grande concentração de nitrato, potássio e matéria orgânica. Esta substância em grande escala pode alterar a característica física do solo, podendo a mesma (Vinhaça) infiltrar no solo e contaminar as águas subterrâneas e também haver o escoamento para águas superficiais.

ABSTRACT

Vinasse is a waste of industrial processing for obtaining alcohol comprising a solid suspension, rich in organic and mineral substances and predominantly potassium . For each liter of alcohol are produced approximately ten to 13 liters of vinasse with different concentrations of potassium, according to the source material. There is also the vinasse originating from molasses fermentation residue from the manufacture of sugar, which has a higher concentration relative to the stillage generated in the fermentation of sugarcane juice .

With the increase of ethanol production we can also state a considerable increase in degradation of the environment in which we can perceive vinasse in a high concentration of nitrate, potassium and organic matter . This substance on a large scale can change the physical characteristics of the soil , since it can ( vinasse ) infiltrate into the soil and contaminate groundwater and runoff also there to surface waters .

Sumário

1. INTRODUÇÃO 5

2. ARMAZENAMENTO 6

3. IMPACTO 7

4. ESTATÍSICA 9

5. COMPARAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ÁLCOOL COM O VOLUME GERADO DE VINHAÇA 10

6. CONCLUSÃO 11

7. REFERENCIA 12

8. CITAÇÃO 12

1. INTRODUÇÃO

A vinhaça (ou vinhoto) é um resíduo do processamento industrial para obtenção do álcool, constituído por uma suspensão de sólidos, rico em substâncias orgânicas e minerais, e com predominância do potássio. Para cada litro de álcool são produzidos cerca de dez a 13 litros de vinhaça, com diferentes concentrações de potássio, de acordo com o material de origem. Há também o vinhoto originário da fermentação do melaço, resíduo da fabricação do açúcar, que possui uma maior concentração em relação à vinhaça gerada na fermentação do caldo de cana.

Algumas opções de uso da vinhaça são a produção de proteínas por fermentação anaeróbica; a produção de gás metano; o tratamento para a concentração a 60° Brix e posterior emprego na formulação de ração animal; a utilização como adubo na lavoura ou queima para a produção de fertilizante; e a utilização agrícola do resíduo in natura, em substituição total ou parcial às adubações minerais.

2. ARMAZENAMENTO

Tanques de armazenamento construído estrategicamente próximo às plantações, na qual os mesmo (tanques) recebem uma manta de proteção no seu interior para que não haja infiltração no solo.

Durante a manipulação e transporte são utilizados caminhões tanques e tratores, bem como motobombas e mangueiras para irrigação.

Ilustração e conteúdo de pesquisa: Campina Grande, PB, DEAg/UFCG – http://www.agriambi.com.br.

3. IMPACTO

Usinas e destilarias de cana-de-açúcar localizada tem desrespeitado a legislação ambiental no que diz respeito ao tratamento de efluentes, as mesmas tem despejado de forma irresponsável a vinhaça do produto base do álcool, etanol e outros derivados da cana-de-açúcar em ribeirões, riachos e lagoas prejudicando assim a vida aquática.

Segundo Claudomir Tavares (Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental) relata que Usina conhecida como Carvãozinho, localizada a margem esquerda do Rio Japaratuba, próximo ao local onde um dia funcionou a extinta Usina Vasouras, entre a sede do município e o povoado Pirunga. A irregularidade foi constatada em uma visita de membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, mas o problema não só persiste como se avoluma.

Quem passa pela BR 101, entre o km 43 e 0 45 sente um mau cheiro insuportável vindo do leito do Rio Japaratuba, sendo este fato de amplo conhecimento dos sempre “vigilantes” que não agem com a mesma veemência com que tem atuado contra catadores de caranguejos, pescadores e proprietários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com