TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO REFERENTE À PRATICA EM LABORATÓRIO DE GRANULOMETRIA DOS SOLOS

Por:   •  14/9/2022  •  Ensaio  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

UNIFSA

Centro Universitário Santo Agostinho

Turma: 23M7A      Curso: Engenharia Civil

RELATÓRIO REFERENTE À PRATICA EM LABORATÓRIO DE GRANULOMETRIA DOS SOLOS.

Jonas Gabriel Araújo Moura

TERESINA-PI

Introdução

A Granulometria do Solo é a distribuição de suas partículas constituintes, de natureza inorgânica ou mineral, em classes de tamanho. As classes de tamanho das partículas inorgânicas são também chamadas de frações granulométricas. A granulometria do solo representa uma de suas características mais estáveis, sendo determinada por meio do Ensaio de Análise Granulométrica.

Método

De acordo com a norma 7211/2005, os agregados são divididos em dois tipos, são eles: agregados miúdos e agregados graúdos.

Agregado miúdo: Agregado cujas partículas passam por uma peneira de malha de 4,75 mm e permanecem em uma peneira de malha de 150 mm, ensaiada conforme ABNT NBR NM 248. 

Agregados graúdos: Agregados cujas partículas passam por uma peneira com malha de 75 mm e permanecem em uma peneira com malha de 4,75 mm, ensaiada conforme ABNT NBR NM 248. Para este teste, foram utilizados ½ kg de pó de brita, ½ kg de areia (idealmente 5 kg) e 1 kg de brita. Também é importante ressaltar que é necessário tarar a bacia d'água na qual o material é pesado. 

Passo 1: Após a tara no pote, pese o material em uma balança de precisão.

Passo 2: começar o processo de peneiramento, começando pela peneira de maior número (9,5mm), para a de menor número (1,18mm), sempre colocando as peneiras na ordem decrescente para saber de fato a porcentagem retida daquele material em cada peneira.

Passo 3: efetuar a pesagem do material retido em cada peneira, e anotar a quantidade na prancheta, para que se tenha o controle exato da quantidade de corpo de prova retido em cada uma delas.

Passo 4: repetir o mesmo processo para todos os materiais (areia, brita e pó de brita).

Conclusão

Após todo o processo finalizado e registrado, é importante calcular o percentual granulométrico de acordo com a norma de material NBR 7211, para que possamos entender a resistência na construção, as propriedades do concreto, a deformação e demais etapas do cimento a partir do uso desses materiais. Portanto, é indiscutível a importância desses ensaios para a realização das diversas etapas no canteiro de obras, a fim de obter um melhor entendimento da resistência de cada mistura de concreto e, em última análise, para melhor aproveitamento do material e obtenção de certificação quanto à sua resistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com