TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conversão Eletromecânica

Por:   •  8/11/2021  •  Ensaio  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 4

Conversão Eletromecânica

Atividade 1 – UNIDADE 2

Questão 1.

RESPOSTA. a) Os transformadores são normalmente construídos com 2 enrolamentos de fios de cobre, denominados de primário e secundário. Esses enrolamentos são feitos em torno de um núcleo de material ferromagnético e posicionados de forma que não entrem em contato um com o outro, além disso, possuem números de voltas (espiras) distintas. O seu funcionamento acontece da seguinte maneira, o enrolamento primário é conectado a um gerador de força eletromotriz alternada de forma que seja criada uma corrente de intensidade e sentido variável o que induz a criação de um campo magnético de mesmas características, então o núcleo de ferro concentra e amplifica esse campo magnético para o enrolamento secundário onde o campo magnético induz a geração de uma corrente elétrica. Em resumo, num transformador, o enrolamento primário será aquele que recebera a energia do gerador de força eletromotriz, enquanto que o enrolamento secundário será aquele que fornecerá energia a uma carga.

RESPOSTA. b) O enrolamento de alta tensão é aquele que possui maior valor de tensão nominal, enquanto que o de baixa tensão possui menor valor de tensão nominal. Por exemplo, em transformadores do tipo Elevador que elevam os valores de tensão recebidos, o enrolamento de baixa tensão será o primário do transformador enquanto que o enrolamento de alta tensão será o secundário. Para os transformadores do tipo Abaixador, que abaixam os valores de tensão recebidos, ocorre o oposto de um transformador do tipo Elevador. Nota-se que os enrolamentos de alta e baixa tensão podem ser o enrolamento primário ou o secundário, dependendo do tipo de transformador observado.

RESPOSTA. c) É possível, porém deve se levar em consideração que a finalidade do transformador será alterada com essa mudança. Por exemplo, sabendo que o enrolamento primário é aquele conectado a fonte e o secundário é aquele conectado a carga, caso o transformador em questão seja do tipo elevador de tensão, ao inverter as conexões de fonte e carga o transformador passará a se comportar como do tipo abaixador.

Questão 2.

RESPOSTA. Pois em transformadores de distribuição não existe somente a Potência ativa (kW = kiloWatt). Isso ocorre porque os enrolamentos de fios de cobre do núcleo dos transformadores formam cargas indutivas. Em decorrência disso, os transformadores de distribuição vão ter tanto Potência ativa, que realiza trabalho, quanto Potência reativa (kVAr = kilovolt-Ampere-reativo), que não realiza trabalho. A junção dessas potências forma a chamada Potência aparente (kVA) que é utilizada para especificação dos transformadores e por mais que existem mecanismos para diminuir a corrente reativa ainda não é possível eliminar ela totalmente do sistema.

Questão 4.

RESPOSTA. a) O acoplamento rígido é feito para maximizar a transmissão do fluxo, é o melhor caso para os transformadores reais, é a situação mais próxima que o transformador real chega de um transformador ideal, onde quase toda energia recebida da fonte pelo enrolamento primário é transferida para o enrolamento secundário por meio de ação transformadora e ele é utilizado para evitar a queda de potência nos transformadores. O acoplamento frouxo ocorre quando o campo magnético gerado pelo enrolamento primário não é levado em sua totalidade para o enrolamento secundário. Isso ocorre quando os enrolamentos estão muito distantes, quando há má qualidade do material do núcleo, além também quando ocorre a dispersão magnética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com