TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISCURSIVA SOBRE GESTÃO RECURSOS NATURAIS

Por:   •  7/1/2020  •  Dissertação  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

Os combustíveis fósseis são compostos de carbono, considerados recursos naturais não renováveis, originam-se a partir da decomposição da matéria orgânica e seu processo de formação ocorre em milhões de anos. Esses combustíveis são extraídos de áreas profundas do solo e do mar, e são direcionados para geração de energia térmica e elétrica e fins industriais. Estes combustíveis influenciam no desenvolvimento da economia de diversos países, neste sentido, são estratégicos no contexto internacional, sendo sua exploração objeto de disputas geopolíticas.

De acordo com o texto base, apresente os principais impactos causados pelo uso dos combustíveis fosseis.

Existem três tipos de combustíveis fósseis, muito utilizados, são eles: Carvão mineral, o Petróleo e o Gás Natural.

Carvão Mineral

O carvão Mineral, apesar de possuir vantagens econômicas, a energia elétrica proveniente do uso de carvão mineral é extremamente agressiva ao meio ambiente. A origem do carvão é constituída a partir de restos de arvores e plantas que se acumulou ao decorrer de milhões de anos, foram sendo soterrada por depósitos de argila e areia provocando o aumento na pressão e temperatura, fez com que a concentração dos átomos de carbono reagisse expulsando os átomos de oxigênio e hidrogênio, formando desta forma a (carbonificação).

O Carvão é composto por uma parte orgânica e outra parte mineral. A parte orgânica é composta de  carbono, hidrogênio e pequenas proporções de oxigênio, enxofre e nitrogênio, já a parte mineral é formada por silicatos que compões as cinzas.

Os impactos gerados a partir de sua extração são:  Devidos a grandes volumes de escavações a céu aberto, que podem ser vistos através da cobertura vegetal e fauna, estas escavações são responsáveis pela degradação de extensas áreas, causando a poluição visual, sendo a causa das intensificação de processos erosivos.

Os impactos gerados da mineração subterrânea estão associados ao rebaixamento do lençol freático, que contribui para a extinção de fontes, impactando a rede hidrológica superficial e as vibrações caudas a partir das explosões. Também podemos citar que a extração subterrânea trás problemas a saúde do trabalhador sento a principal causa da Pneumoconiose de trabalhadores de Carvão (PTC). A PTC desencadeia um processo inflamatório, podendo desenvolver a fibrose maciça progressiva FMP, uma doença conhecida como Pulmão negro.

O dióxido de Enxofre, é um dos poluentes liberados através da combustão dos combustíveis fósseis, se tornando a principal causa da chuva ácida, que tem o poder de destruir os monumentos feitos de alvenaria ou mármore e culturas agrícolas.

Petróleo.

A composição do petróleo é feita especialmente de Hidrocarbonetos ( substancias orgânicas formadas apenas por hidrogênio e Carbono), além de nitrogênio, enxofre e oxigênio.

O petróleo é um liquido oleoso natural e muito inflamável, que é utilizado pelo mundo todo como combustível para grande parte dos automóveis, além de servir como matéria prima para produção de solventes, produtos asfálticos e diversos outros derivados dele.

O petróleo possui inúmeras utilidades, mas seu uso e sua exploração podem provocar diversas catástrofes ambientais, especialmente em situações de derramamento de petróleo, onde o produto se espalha rapidamente pelo mar, causando morte de animais marinhos e plantas.

A presença do petróleo na superfície marinha cria uma mancha negra, que bloqueia a passagem da luz e do calor do sol, que impede as algas de realizar a fotossíntese, sem a fotossíntese a quantidade de oxigênio diminui bruscamente causando a morte dos peixes.

Esse impacto causado pelo vazamento do petróleo trás prejuízos imensuráveis as comunidades litorâneas que tem sua fonte de renda gerada através da pesca, sem contar que a poluição das aguas podem trazer problemas de saúde para a população.

Gás Natural.

A origem do gás natural é feita através da decomposição de matéria orgânica de animais e plantas que morreram a milhares de anos, na parte subterrânea, formadas por rochas e domos de petróleo. O gás natural é livre de impurezas, podendo entrar em contato direto com produtos e processos sem causar contaminação.

O uso do gás natural tem sido de grande importância, por ser uma alternativa energética moderna, segura e limpa, seu processo de queima gera baixo teor de poluentes, diferentes de outros combustíveis.

Por ser um Gás volátil, é necessário que seja armazenado em cilindros e vasos industriais, quando estocados, além da construção de grandes gasodutos para seu transporte, com isso pode gerar grandes impactos ao meio ambiente.

Além de causar riscos do tipo por asfixia, incêndio e explosão, portanto para que esses riscos não ocorram o produto deve ser manipulado de forma correta, utilizando os equipamentos necessários.

https://www.fragmaq.com.br/blog/conheca-sao-impactos-ambientais-causados-petroleo/

https://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/gas_natural/gas_natural_-_impactos_e_problemas.html

A sinalização do trânsito faz parte do nosso cotidiano de tal forma que muitas vezes nem percebemos a existência da mesma. Tenho certeza que você já passou diante das sinalizações   localizadas nas vias, sem ter tido a percepção da importância do que estava lá.

Sem a presença da sinalização, que é regulamentada pelo Código de Trânsito, o processo de mobilidade urbana seria muito difícil, pois são os sinais que advertem, orientam, regulam e controlam o fluxo dos veículos e concomitantemente o fluxo de pedestres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com