TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DRENAGEM URBANA

Por:   •  2/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Com o crescimento continuo da urbanização a população que reside em áreas urbanas em todo o mundo superou 80% da população do Brasil nos últimos anos. O crescimento acelerado das cidades e também a falta de planejamento da infra estrutura tem contribuído para os impactos ambientais intensificando as ocorrências de enchentes, alagamentos e inundações.

Inundação é a não absorção da água da chuva pelo o solo uma vez que esse sendo impermeabilizado pelo asfalto nas ruas e concreto nas calçadas tem causado pontos de alagamento nas áreas onde o desnível topográfico é menor. (TUCCI,2010).

Para o presente trabalho observaremos a bacia hidrográfica da cidade de Campinas.

Atualmente vem-se desenvolvendo projetos urbanos para controlar as inundações que é necessário para diminuir a possibilidade de enchente e reduzir os impactos no ciclo hídrico, com um sistema de drenagem mais eficientes compreendendo todo o manejo das águas pluviais.

Para TUCCI (2010) tal procedimento quando feito corretamente minimiza os danos causados do meio ambiente, e traz harmonia entre o espaço construtivo e o natural.

Para o IBGE (instituto brasileiro de geografia e estatística), em nossa atualidade diversas cidades do mundo são afetadas pelas inundações, que ocorrem devido ao mau planejamento urbano. Com intuito de minimizar estes problemas nem sendo criados projetos com um sistema de infiltração da água de chuva, adotando princípios de sustentabilidade.

1.1 Objetivo Geral

Este trabalho tem por objetivo relatar os motivos de enchentes, alagamentos e inundações no município Campinas desde o crescimento da população, bem como o sistema de micro e macro drenagem que coletam a água da chuva uma vez que são insuficientes causando inundações.

1.2 Objetivo específico

O presente trabalho possui como objetivo específico:

Mostrar o crescimento urbano na cidade de Campinas

Analisar o local de escoamento

Explicar sobre inundações e suas consequências para a sociedade

Pesquisar aplicações de drenagem

Visitar o local de alagamento

Analisar o sistema de drenagem urbana e manejo sustentável

1.3 Justificativa

O estudo do caso dirigido desta pesquisa é o aprimoramento e conhecimento sobre alagamentos, inundações e enchente.

Tal conhecimento sobre essas causas são de fundamental importância para que se possa realizar um crescimento ordenado nas cidades a fim de evitar tais fatos causados pela chuva e também realizar a manutenção dos locais onde estes problemas acontecem, de forma sustentável e consciente.

1.4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com