TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mono gerenciamento de drenagem urbana

Por:   •  7/4/2016  •  Monografia  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 2

Título             

Gerenciamento da drenagem urbana

1.0 Introdução.

A infra estrutura dos recursos hídricos no nosso país, sofre constante alteração devido ao exorbitante desenvolvimento urbano e o desleixo da população, ocasionando impactos significativos relacionados a drenagem urbana.

As obras que contemplam a drenagem urbana, estão sendo feitas para tentar suprir a necessidade do escoamento de águas pluviais, de modo atenuar os riscos e prejuízos aos quais a sociedade está sujeita. Porém a interferência do homem na natureza provoca o desequilíbrio do ciclo hidrológico, abrangendo também o crescimento urbano e a negligencia da população, tendo como reflexo, chuvas de magnitude elevadas transbordando rios.

Para que haja um equilíbrio ambiental em meio ao desenvolvimento urbano é preciso tomar atitudes sustentáveis ao fim de controlar ou ao menos amenizar os impactos ambientais.

A população aumenta em uma progressão geométrica, ocupando as periferias das grandes metrópoles. Tento em visto também a migração interna, os problemas sociais e a ausência de fiscalizações, esses problemas acarretam a ocupação desordenada e irregular de áreas ribeirinhas e de terrenos de encostas, desprovidos de saneamento básico e correndo não só riscos à saúde, como de ficarem desabrigas.

Em conjunto com o crescimento da cidade deve ocorrer o aumento da capacidade dos seus condutos e sua constante preservação, porém devido principalmente ao crescimento das rodovias nem sempre ocorre de forma sinótica.

As obras deficientes de drenagem e o gerenciamento ineficaz da manutenção dos sistemas já existentes são as maiores causas das inundações, assim como as ocupações das várzeas de inundações e a impermeabilização de grandes superfícies.

As ações de manutenção devem ser preventivas, diferente de ações viciosas que ocorre de atuação corretiva abrangendo apenas determinados pontos do sistema, sem nenhum critério técnico.

Para mudar esse processo é necessário uma nova geração de engenheiros, arquitetos e projetistas e a atualização da geração existente, para planejar o espaço de forma mais sustentável. Além disso, a legislação de controle é essencial para que os empreendedores sejam convencidos a adotar as medidas na fonte.

2.0 Objetivos

2.1 Objetivo geral

O presente trabalho tem como objetivo estudar o gerenciamento da drenagem urbana da cidade do Rio de Janeiro, apresentando as principais causas das inundações e as possíveis soluções.

2.2 Objetivos específicos

- Descrever as principais necessidades do sistema de drenagem;

- Definir as principais causas das inundações;

- Descrever soluções de praticas sustentáveis para a população;

- Descrever soluções para melhorias do gerenciamento da drenagem urbana;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com