TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE EROSÃO DO SOLO

Por:   •  18/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE EROSÃO

Feira de Santana

2017

ALANA CARNEIRO OLIVEIRA

DIEGO CELESTINO CERQUEIRA  DE JESUS

JONALTO CERQUEIRA FREITAS

LUDMILLE DE OLIVEIRA SANTOS

YASMIN MATOS

DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE EROSÃO

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido III – Tid III na Faculdade de Tecnologia e Ciência – FTC

Unidade Feira de Santana.  

Professor: Adailton Freitas.

Feira de Santana

2017


Sumário

TEMA1

PROBLEMA 1

HIPÓTESE 1

JUSTIFICATIVA 1

REFERENCIAL TEÓRICO 2

OBJETIVO GERAL 3

OBJETIVO ESPECÍFICO 3

METODOLOGIA 3

RESULTADOS ESPERADOS 5

REFERÊNCIAS 5

CRONOGRAMA6

TEMA

DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE EROSÃO.

PROBLEMA

O grande número de impermeabilizantes que são colocados diariamente no solo impendem a infiltração da água da chuva, ocasionando vários acidentes ambientais, com isso volta-se para o seguinte questionamento: Existe alguma maneira de minimizar a erosão do solo ou até eliminar a existência dos seus impactos?

HIPÓTESE

Ao introduzir sistemas de drenagem para o lançamento das águas pluviais em todo percurso próximo ou dentro de zonas urbanas, evitaria o rápido entalhamento e alagamento de leitos, livrando desta maneira o processo erosivo acelerado.

JUSTIFICATIVA

Através da constatação do grande número de acidentes causados pela falta de projetos e estudo da composição do solo e de suas evoluções, que são consequentes da busca incessante do mercado de baratear as construções, ocasionando sérios problemas para a população.

Para somar ao processo de desastres, há uma falta de conhecimento da população sobre tais impactos, o que ocasiona proporcionalmente o  aumento no desmatamento de terras, quando se faz exploração de madeira e ou para a produção agrícola, juntamente com o crescimento desordenado das cidades devido à migração.

Sendo assim, faz-se necessário que haja uma analise que compare e demonstre a importância de conhecer a funcionalidade dos métodos de drenagem urbana, para que exista o emprego correto destas nas construções e ampliações das cidades, sem que ocorram desastres ambientais.

REFERENCIAL TEÓRICO

            “A construção civil é a indústria que mais causa impactos ambientais no planeta” (RESENDE; CARDOSO, 2008, p.1). O setor cresce a cada ano no Brasil, e aceleradamente nos últimos cinco anos (SOUZA, 2012ª), tendo verificado um crescimento de 2,4% no primeiro semestre de 2012 em relação ao PIB do mesmo período no ano anterior (CBIC, 2012).

            Principalmente em grandes cidades ocorre o crescente número de enchentes, inundações e diversos impactos ambientais ligados a córregos, rios coletores e galerias pluviais, por motivos da alta urbanização, fazendo com que ocorra alterações nas condições normais de escoamento das precipitações.

           “É possível afirmar que as inundações colocam-se como um dos mais graves problemas ambientais contemporâneos, afetando anualmente milhares de pessoas o mundo todo, comprometendo a economia das áreas atingidas, notadamente as mais pobres (BEYER, 1974; BRYANT, 1991; SMITH, 1992; VAN MOLLE, 1993; JOHNSON e LEWIS, 1995; READING et al., 1995; SMITH, 1997; LOBSTER, 1999; ROCHA, 2004 apud CANDIDO 2007).”

            A drenagem superficial trata basicamente da água que precipita e escoa superficialmente (FIGUEIREDO, BOZZA, 1993); tendo como função nas obras, retirar a água acumulada e eliminar para que tenha o andamento da produção. Porém no escoamento, este processo aumenta o entupimento dos condutos e canais por sedimentos, a frequência das enchentes e degrada a qualidade da água.  

Sendo assim, é de fundamental importância o controle da erosão urbana tanto para a manutenção da capacidade de escoamento do sistema de drenagem como na qualidade ambiental.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

  • Controlar a erosão do solo através de estudos e planejamento de drenagem urbana.  

Objetivos Específicos

  • Compreender qual a sua definição e como é composto o controle de processos erosivos.
  • Mostrar a diferença no controle de erosão entre a Microdrenagem e Macrodrenagem.
  • Especificar as consequências do desmatamento em relação ao transporte de sedimentos.

METODOLOGIA

Para que esse projeto obtivesse êxito, foi necessária a implantação de um estudo aprofundado sobre os diferentes tipos de solo e a drenagem urbana na sua concepção. No projeto apresentado será executado o aprofundamento empírico através do estudo de determinados projetos, voltados para a drenagem urbana.

Materiais utilizados para a elaboração do projeto:

  • Materiais de pesquisa acadêmica:

Jornais, artigos acadêmicos, revistas, internet, projetos de drenagem.

 

  • Materiais que executam a drenagem urbana:

  Guias – Também chamado meio-fio, são blocos de concreto ou de pedra, situados entre a via pública e o passeio, com sua face superior nivelada com o passeio, formando uma faixa paralela ao eixo da via pública;

Sarjetas – São as faixas formadas pelo limite da via pública com o meio-fio, formando uma calha que coleta as águas pluviais oriundas da rua;

Bocas de Lobo – Também chamadas de grelhas, são dispositivos de captação das águas das sarjetas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com