TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição de Viscosidade

Por:   •  2/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

LUBRIFICANTES

  1. O que é atrito?

R: Atrito é a força de contato que atua sempre que dois corpos entram em choque e há tendência ao movimento. É gerada pela aspericidade (rugosidade) dos corpos. A força de atrito é sempre paralela às superfícies em interação e contrária ao movimento relativo entre eles.

  1. Qual a definição de viscosidade?

R: É a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento. Em outras palavras, é a propriedade associada a resistência que um fluido oferece á deformação por cisalhamento, tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos opostos , porém em direções semelhantes no material analisado.

  1. Quais são os tipos de lubrificantes?

R: Os tipos de lubrificantes classificam-se de acordo com seu estado físico. Ou seja, existem lubrificantes: Líquidos, Pastosos, Sólidos, Gasoso.

  1. Onde queremos e onde não queremos o atrito?

R: Queremos que o atrito ocorra em locais onde não é necessário lubrificar, para que ocorra um contato maior entre as peças. Não queremos que ocorra atrito em locais onde se deve lubrificar, pois uma boa lubrificação diminui consideravelmente o atrito entre as peças.

  1. Quais são os modos de desgaste?

R: São os modos de desgaste:

Desgaste por abrasão: O desgaste por abrasão é caracterizado pela remoção de material de superfícies em movimento relativo. 

Desgaste por adesão: É muito parecido com o desgaste por abrasão entre dois corpos, mas nesse caso, a pressão exercida entre a rugosidade é tão alta que os metais tendem a se grudar.

Desgaste por corrosão: O desgaste por corrosão acontece quando a superfície está exposta a determinados meios que reagem com a superfície e geram a remoção de material.

Desgaste por fadiga: Ocorre em superfícies que estão em movimentos relativos repetitivos, numa mesma área.

Desgaste por cavitação: É a remoção de material da superfície de uma peça devido à ação de bolhas de pressão presentes num fluido, que escoam e colapsam na superfície

  1. O que é tribologia?

R: Podemos definir o conceito de tribologia como sendo uma ciência que estuda a interação entre superfícies em movimento relativo. O objetivo da tribologia é resolver os problemas relacionados com o atrito entre superfícies.

  1. Como são classificados os lubrificantes?

R: Os óleos lubrificantes, óleos de motor, ou óleos para motor são substancias utilizadas para reduzir o atrito, calor e desgaste, lubrificando e aumentando levando maior durabilidade para os componentes interno dos motores. Os óleos lubrificantes podem ser de origem animal ou vegetal (óleos graxas), derivados de petróleo (óleos minerais) ou produzidos em laboratório (óleos sintéticos), podendo ainda ser constituídos pela mistura de dois ou mais tipos (óleos compostos).

  1. Como são subsdivididos os lubrificantes liquidos?

R: Os lubrificantes líquidos são os mais empregados na lubrificação. Podem ser subdivididos em: óleos minerais puros, óleos graxos, óleos compostos, óleos aditivados e óleos sintéticos.

  1. Como podemos definir graxa?

R: De forma simplificada, a graxa e uma simples mistura com um agente espessante disperso em óleo mineral. A função do óleo e promover a lubrificação, enquanto que o agente espessante tem a função de dar consistência pastosa ou sólida à graxa. Este estado não líquido é desejado para facilitar a aplicação do lubrificante, que se mantem no local sem escorrer. Também se tem o uso de aditivos em graxas para adicionar ou aprimorar suas propriedades. As principais características da graxa são: consistência, ponto de gota, bombeabildade, resistência a agua, resistência ao trabalho, estabilidade à oxidação e resistência ao cisalhamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (150.9 Kb)   docx (333.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com