TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação da Resistividade

Por:   •  25/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

A eletrodinâmica é a parte da física responsável pelo estudo do comportamento das cargas elétricas em movimento, os elétrons, quando livres recebem a carga de um gerador, organizam-se e formam através dessa organização uma corrente elétrica que acontece em virtude da influência de uma força elétrica responsável por este movimento.

A corrente elétrica é então o movimento ordenado das cargas elétricas num condutor metálico e possui sentidos convencional e real. Os corpos capazes de conduzir de melhor ou pior forma essas energias são chamadas de condutores, supercondutores e isolantes.

Dentro do estudo da eletrodinâmica temos também a análise dos resistores, que são os componentes elétricos responsáveis por limitar a intensidade da corrente elétrica e a resistência elétrica, que são os elétrons que se locomovem e encontram oposições naturais apresentadas por toda a matéria.

Nesta prática laboratorial, direcionou-se a análise e compreensão de tais fenômenos da eletrodinâmica.

2 OBJETIVO

Esta prática tem como objetivo determinar a resistividade de um dado material a partir das características físicas de um fio condutor e da sua resistência, afim de ampliar a familiaridade com os aspectos mais fundamentais das medições elétricas.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Os conceitos de resistores elétricos e leis de Ohm são muito importantes no estudo da física. Na primeira metade do século XIX, características de materiais submetidos a potenciais diferentes e as correntes originadas nesses, George Simon Ohm verificou que, para vários materiais, existia uma proporcionalidade entre a DDP (diferença de potencial) e a corrente elétrica. Isso significa, por exemplo, que ao dobrarmos a voltagem aplicada a esse material, a intensidade de corrente elétrica também dobraria. Ou seja: (...)

CONCLUSÃO

Podemos concluir que não é possível alcançar experimentalmente os mesmos resultados obtidos através da teoria, e isso ocorrerá por uma série de fatores. Dentre os principais: erro humano e por constante aproximação dos valores. Esees resultados finais sempre estarão condicionados a um grau de precisão, que irá definir a variação do erro para mais ou menos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com