TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Docência no currículo da graduação em engenharia: Identidade assumida e profissionalidade requerida

Por:   •  10/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.193 Palavras (13 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 13

SENAC

Pablo Caigaro Navarro

A docência no currículo da graduação em engenharia:

Identidade assumida e profissionalidade requerida

Passo Fundo

 2017

Pablo Caigaro Navarro

A docência no currículo da graduação em engenharia:

Identidade assumida e profissionalidade requerida

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao SENAC, Polo Passo Fundo (RS), como exigência parcial para obtenção do título de Especialista em Docência no Ensino Superior.

Orientadora Prof.ª Irma F. Lobosco

Passo Fundo

2017


RESUMO

O presente trabalho expõe um grande problema na formação/origem dos docentes de engenharia, a inexistência e/ou ineficácia de uma orientação durante a graduação atuando como norteamento e um referencial para um sólido posicionamento do aluno, evitando futuras frustrações quanto ao ideal da construção pedagógica em relação à prática profissional docente destacando as citações de Fraga (2007) acerca do conteudismo do ensino e o pouco conhecimento didático dos docentes devido a não preparação para este oficio destacado por Teixeira (2008). Com isto, a proposta deste trabalho é apresentar um plano de ensino com vistas a ofertar uma disciplina de introdução ao meio docente como forma de disciplina optativa na grade curricular  do curso de Engenharia Mecânica em 6 aulas com 4 horas cada, orientando o aluno da graduação quanto a esta prática, que, conforme as atribuições conferidas pelo CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) podem vir a ser uma opção de carreira, mas, não possui orientação e preparação necessária durante a graduação, para que o exercício da docência em engenharia deixe de ser uma atividade do “acaso” e passe a ser estruturada e consistente. Com tal experiência pedagógica pretende-se superar adversidades encontradas no decorrer da formação docente e adquirir parâmetros positivos para uma atuação profissional futura. Apresentando em linhas gerais, a organização de um plano de trabalho docente, propondo analises e reflexões de tópicos relacionados com a prática do professor universitário, desenvolvendo conceitos inicias de métodos e técnicas didático-pedagógica com vistas a consolidação de uma identidade profissional docente desses futuros engenheiros-professores pontualmente a ser inserida na graduação de engenharia mecânica.

 Palavras chave: 1 Docência em engenharia; 2 práticas docente; 3 Graduação

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................................6
  2. REFERENCIAL TEÓRICO......................................................................8

            2.1- Características do ensino....................................................................8

            2.2- Identidade e caráter docente...............................................................9

  1. PLANO DE TRABALHO DOCENTE.....................................................12

3.1- Quadro sinóptico................................................................................13

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................16
  2. REFERENCIAS........................................................................................ 17


1 INTRODUÇÃO

Nos cursos de graduação de engenharia não existe qualquer preocupação em formar docentes nem ao menos instigar, fomentar o interesse para tal exercício, não existem muitas oportunidades de adquirir conhecimento e experiência sobre a prática pedagógica. A meta é a formação para o exercício profissional e à docência nunca é levada em conta como uma possibilidade profissional, apesar de que, a autorização para ensinar está regulamentada, implícita na profissão do engenheiro. O ensino é uma das atribuições que o engenheiro pode desempenhar ao longo de uma vida profissional. O reconhecimento efetivo da docência na engenharia como uma área do conhecimento é um passo fundamental para que o exercício da docência deixe de ser uma atividade complementar e conteudista.

Conforme destacou Fraga:

                      Há uma forte tendência conteudista nos cursos de engenharia, que muitas vezes resulta em currículos excessivamente técnicos, que não relacionas os conhecimentos da área com os de outros campos e que não abrem aos alunos a possibilidade de tomarem as rédeas de seu processo de aprendizado. (FRAGA, 2007)

Tal a complexidade colocada ao exercício da profissão docente universitária é potencializada pelo fato de que muitos destes não possuem uma orientação didático-pedagógica. Com base nos referenciais teóricos obtidos, entendeu-se que para aproximar o discente de sua profissão e prepará-lo para que não tenha dificuldade ao exercê-la é preciso que os componentes curriculares estejam aptos a este propósito seja ela focada para todas as possibilidades de atuação que abrange as competências do engenheiro, inclusive para a docência, pois, “o grau de qualificação é um fator chave no fomento da qualidade em qualquer profissão, especialmente na educação, que experimenta constante mudança.” (PIMENTA, 2008. P.42). Então se questiona: como e de que forma introduzir a temática da docência no currículo da engenharia?  

Em todo caso, entende-se que identificar-se com a docência é condição primordial para que possa se efetivar à profissionalidade. Deste modo, pretende-se com esta pesquisa desenvolver uma disciplina optativa na grade curricular (Iniciação à docência) com conceitos inicias de métodos e técnicas didático-pedagógica com vistas a consolidação de uma identidade profissional docente desses futuros engenheiros-professores pontualmente a ser inserida na graduação de engenharia mecânica com objetivos de demonstrar os conceitos básicos educacionais, definições e metodologias do meio docente, indagar reflexões e discussões acerca do ensino e desenvolver um conjunto de aptidões inerentes a profissão de docente conforme apontado no quadro sinóptico. Num primeiro momento a abordagem refere-se a apontamentos de diferentes autores acerca da relevância dada à docência, enquanto formação inicial, na graduação da engenharia e outros cursos superiores. Em seguida, o foco se volta ao caráter, a identidade, fatores pessoais que deveriam ser estimulados, desenvolvidos e trabalhados durante a formação, não atentando somente na parte técnica do ensino, mas, também focar na parte pessoal que, tem boa parte do peso do sucesso ou fracasso profissional do aluno em suas escolhas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com