TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Drenagem Urbana

Por:   •  31/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.493 Palavras (14 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA

JEFFERSON LUIZ FERREIRA AQUINO B627HF2 EC6R12

KILMER XAVIER DA SILVA B681250 EC6S12

MARCOS FERNANDO DA SILVA SANTOS B62JAI6 EC6R12

RODRIGO DE FARIA FERREIRA B674822 EC6S12

VICTOR COSTA SOARES DA SILVA B6601C8 EC6S12

RUA ARGOLINO DE MORAES

Drenagem Urbana

CAMPINAS

2015

JEFFERSON LUIZ FERREIRA AQUINO B627HF2 EC6R12

KILMER XAVIER DA SILVA B681250 EC6S12

MARCOS FERNANDO DA SILVA SANTOS B62JAI6 EC6R12

RODRIGO DE FARIA FERREIRA B674822 EC6S12

VICTOR COSTA SOARES DA SILVA B6601C8 EC6S12

RUA ARGOLINO DE MORAES

Drenagem Urbana

Trabalho de APS para o curso de engenharia civil apresentado à Universidade Paulista-UNIP.

Orientador: Prof. Dra. Maria Alice Amado Gouveia Venturini

CAMPINAS

2015

1  INTRODUÇÃO

Atualmente um dos problemas urbanos são as inundações, segundo Castro (2003), inundação é o transbordamento que acontece em fortes precipitações em rios, lagos e açudes, podendo ter vários tipos de inundação em função da magnitude e evolução, em magnitude através de dados comparativos de longo prazo e em evolução que são enchentes, enxurradas, inundações e alagamentos. A inundação pode causar perdas patrimoniais e até mesmo perdas humanas.

O conceito de desenvolvimento urbano esta associado ao meio ambiente e ao espaço urbano. Os países desenvolvidos adotam planejamento bem elaborado para que não aconteçam problemas como desigualdade social, poluição e habitações em locais irregulares, mas isso não quer dizer que países desenvolvidos não tenham problemas sociais, as pessoas mais carentes vivem em conjunto habitacionais deixando assim a cidade mais organizada e livre das favelização.

Desenvolvimento urbano desordenado acontece em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, a falta de oportunidade de trabalho e habitações nas grandes cidades acaba levando as pessoas a invadir terrenos ou ocupar solos inadequados ate mesmo em áreas de riscos, como áreas próximas a leitos de rios, linha férrea e em morros, que é o que mais prejudica o meio ambiente devido o mau planejamento, falta de rede de esgotos, água, drenagem de água pluvial e toda infraestrutura cuja ocupação e denominada de favela e construída pelo fato de crescimento acelerado das metrópoles. Contudo quem acaba sofrendo com a desordem e falta de política são os habitantes dos locais, devido à falta de saneamento básico entre outros já citados.

É importante entender que as enchentes acontecem de forma natural e que pode acontecer a qualquer momento. Com as ocupações nos leito dos rios as enchentes se transformam em inundações que leva a perdas patrimoniais e até mesmo humanas, assim é importante ter o controle de inundações seja em áreas pavimentadas e com varias edificações fazendo o reuso de águas pluviais retendo parte da água em fortes precipitações ou em áreas ribeirinha planejando e projetando soluções de drenagem urbana, formas inovadoras de estruturas de drenagem, bem como a naturalização de rios e córregos e a criação de Parques Fluviais para conter a ocupação das Áreas de Preservação Permanente (APP) ripárias e várzeas. O controle e necessário para delimitar espaço para contenção de cheias, evitando danos pessoais matérias e danos no meio ambiente que também tem que ser cuidado.

É importante realizar estudo, pesquisar e identificar as áreas de inundações a fim de encontrar soluções para o devido problema, no propósito de localizar ocupações em locais que pertencem a rios, realizar parâmetros hidrográficos para planejar e projetar drenagem urbana com retenção de água que suporte todo escoamento de águas pluviais.

De acordo com Instituto Brasileiro Geográfico Estatístico (IBGE), o Brasil tem 202 milhões de habitantes. E os grandes estados e cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e outros são as responsáveis de acolher a maior parte desta população que é a 5ª maior do mundo. No Brasil existem 5565 cidades sendo que a maioria possui menos de 100 mil habitantes, chama atenção que 17 cidades brasileiras têm mais de 1milhão de habitantes e São Paulo 10 milhões de habitantes.

Muitas das populações que habitam essas grandes cidades são famílias que imigram das áreas rurais para áreas urbanas, pois, procuram na cidade melhores oportunidades de trabalho, devido a isto as pessoas vão para as cidades em busca de infraestrutura desenvolvida e acaba tendo que viver em favelas por falta de oportunidade no mercado de trabalho. De qualquer forma os migrantes acabam se mantendo nas cidades, mesmo em condições deploráveis.

Para este trabalho foi escolhido o estudo da área de alagamento da R. Argolino de Morães, no bairro Vila São Francisco, da cidade de Hortolândia, como trabalho da APS que complementa a matéria de Hidráulica e Hidrologia Aplicada da UNIP.

1.1  Objetivo geral

Pretende-se ao longo do trabalho verificar através de pesquisas bibliográficas, o que causa alagamento, inundações e enchentes em áreas urbanas, quais são os impactos sobre as populações, realizar levantamento em campo de quantitativos de dimensões de drenagem urbana e descritivo da região sobre vegetação, pavimentação e edificações. O trabalho tem como objetivo também coletar dados da cidade e local em questão com fotos mais antiga e atual, época de pavimentação, desenvolvimento urbano e investimentos do governo.

1.2  Objetivo específico

  • Conhecer a R. Argolino de Moraes onde ocorre alagamento;
  • Verificar curvas de nível com cotas da área de alagamento e área envolta;
  • Identificar a bacia hidrográfica;
  • Trabalho em campo, levantamento de quantitativos das dimensões de drenagem urbana das ruas que estão dentro da bacia hidrográfica até a área em questão;
  • Descritivo da região;
  • Pesquisar sobre alagamentos, inundações;
  • Realizar pesquisas sobre crescimento da cidade, época de pavimentação e desenvolvimento urbano;
  • Coletar dados sobre investimentos do governo em relação a saneamento básico, canais pluviais de drenagem urbana.

1.3  Justificativa

Com o objetivo de apresentar a história da cidade e da área de alagamento, as diferenças entre enchentes, alagamentos e inundações, se a causa são os erros de projeto ou planejamento mal elaborado. O trabalho visa acrescentar conhecimento teórico e prático de como funciona a drenagem urbana.

2  METODOLOGIA

No trabalho desenvolvido, a pesquisa através de sites, revistas e livros, serviu para ampliar o conhecimento sobre o porquê acontecem enchentes alagamentos e inundações em pontos de áreas urbanas e ribeirinha, serviu também para conhecer a área em questão o desenvolvimento da cidade se antigamente o ponto em questão tinha o mesmo problema com alagamento ou teve após o desenvolvimento, crescimento e a pavimentação sem o devido planejamento necessário, além da pesquisa, usamos software como, Google Earth, AutoCAD e Excel, com esses programas foram possível produzir curvas de nível com suas respectivas cotas na área envolvida, R. Argolino de Morães, e encontrar a área da bacia hidrográfica do total de área pavimentada e não pavimentada para prosseguir com os cálculos e os resultados desejados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (196.6 Kb)   docx (56.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com