TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENERGIA EÓLICA

Por:   •  4/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.243 Palavras (9 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 9

Uso de energia Eólica em um Posto de Combustível

Ana Patricia Souza Bezerra – RA: 4996026

Andrea Silva Pimenta – RA: 4637464

Denis Torres de /Souza – RA: 6166849

Felipe Campos Sposito – RA: 7283075

Julio Cesar Silva Santinoni – RA: 7343796

Regiane Moura Machado – RA: 7297667

Ricardo Freddi Siano – RA: 7316134

Ruany Patricia Santos – RA: 7286037

Prof. Denis Herbert de Almeida - Orientador

Curso: Engenharia Civil / Física III

Resumo

A proposta deste projeto é demonstrar a nossa experiência feita em pratica e o quanto podemos economizar em termos de custo quando utilizamos energia eólica para gerar eletricidade em um estabelecimento que consuma muita energia elétrica. Após diversas análises, decidimos tomar como base de nosso estudo um posto de gasolina, que permanece em funcionamento 24hs por dia. Após informações buscadas em entrevista, e comparação com os dados de um posto de combustível real podemos notar a diferença entre custos.

Por fim, ao trocar o uso direto de energia elétrica por energia eólica o estabelecimento tem uma queda significativa em seus gastos. O Retorno poderá levar algum tempo devido aos custos de implantações dos materiais para geração da energia eólica, mas é incontestável que a longo prazo o estabelecimento diminuirá consideravelmente seu custo elétrico. Tendo em vista levar esse conhecimento para a sociedade, pois o Brasil tem um grande potencial para gerar energia eólica, assim sendo um país menos poluente, no qual isso levará mais benefícios e implantações não só dentro de empresas como até mesmo em residências.

Além disso queremos envolve-los em uma experiência informativa que ofereça também a recompensa de fazer o que é certo do ponto de vista ambiental, reduzindo a emissão de CO² na atmosfera, o projeto orientado ajuda a tornar isso possível. Tal iniciativa permitirá flexibilizar a matriz energética e colaborar para auto suficiência do Brasil, bem como servir para a contribuição em outras empresas que desejam instalar unidades similares, ou até mesmo em outros estabelecimentos.

Palavras-chave: Eólica. Custo. Economia.

Introdução

A vantagem de se trabalhar com a energia eólica em um posto é justamente a diminuição de seu gasto financeiro com energia elétrica fornecida pela Eletropaulo, além da energia eólica ser uma energia limpa e renovável.

Contudo, ao falarmos de energia eólica, temos que levar em consideração que esta energia gerada é variável, pois depende da ação da natureza, dependendo de ventos. Possa ser que em um dia tenhamos uma enorme quantidade de energia gerada, mas possa ser quem em outro não possamos gerar energia suficiente.

Portanto em se tratando de um estabelecimento que precise funcionar e não pode correr o risco de ficar sem energia, é necessário que o mesmo tenha um convenio com a Eletropaulo para que se possa ter uma reserva ou troca de energia. Porém para essa parceria ser concretizada é necessário seguir alguns requisitos técnicos impostos por parte da Eletropaulo, visando segurança, proteção e qualidade da energia.

Este projeto visa justamente demonstrar que é possível seguir as normas impostas pela Eletropaulo e que mesmo sendo algo trabalhoso é algo que vale a pena, pois além de ajudarmos a contribuir com o meio ambiente usando uma energia sustentável, ainda teremos uma significativa diminuição em gastos elétricos no estabelecimento em que for implementado o sistema de geração de energia através da eólica.

1. Energia Eólica

É uma energia renovável e limpa, pois não produz gases de efeito estufa durante sua geração. É produzida a partir da força do vento que é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico.

Utiliza-se energia eólica desde a antiguidade, no entanto com a crise do petróleo tomou um maior acesso na década de 70, ela era gerada por moinhos e transformada em energia mecânica, usada para bombear ou drenar agua, moer grãos, os ventos eram aproveitados nos barcos que se moviam impulsionados pelo ventos através de velas. Com o passar do tempo, o ser humano começou a utilizar a energia eólica não só para gerar energia mecânica, mas também elétrica, através dos aerogeradores (pelo sistema citado primeiramente).

A Energia eólica é hoje em dia vista como uma das mais promissoras fontes de energia renovável, por uma tecnologia avançada principalmente na Europa e nos EUA.

De acordo com o Relatório anual do Global World Energy Council divulgado em 19/04 deste ano: “O Brasil tem alguns dos melhores ventos do mundo, três vezes superior à necessidade de eletricidade do País”. Este ano, o recorde de geração eólica do Brasil foi quebrado por produzir 10% da demanda nacional de energia no dia 2 de novembro, mostrando o excelente desempenho operacional da energia eólica no Brasil. O sólido crescimento da indústria eólica brasileira deverá continuar: o governo brasileiro, em conjunto com a indústria eólica, estabeleceu uma meta de alcançar 24 GW de energia eólica de em 2024, cobrindo 11% da geração do Brasil. A energia eólica já contratada para 2019 deve trazer capacidade instalada total de 18,67 GW”, aponta o relatório do GWEC, que também afirma que “o Brasil segue como o mercado mais promissor na América Latina”.

   
2. Dados de um posto de combustível

O posto que tivemos como base é o Auto Posto Chaparral, o mesmo fica localizado na Avenida Condessa Elisabeth de Robiano, 2222, Jardim Americana Penha no Bairro da Penha, São Paulo, SP, em funcionamento tem a pista, um pit stop e uma loja de conveniência que presta um amplo e variado atendimento e funciona 24hs.

O seu consumo de energia elétrica é bem elevado, por conta de seus diversos eletros e maquinas. A intenção é diminuir os gastos, com a implantação da energia alternativa, a qual será utilizada a “energia eólica”, pois os custos de manutenção dos equipamentos são baixos e o custo de combustível não tem. No cálculo de investimento e custos, acaba-se observando diversos fatores, como desenvolvimento na produção anual as taxas de juros, custos de construção, local e a preocupação de ter uma queda dos geradores. Através disso os cálculos de custo de produção de energia eólica mudam muito, dependendo de cada localização das instalações. Em cada ano a indústria de geração de energias renováveis sendo ela energia eólica teve um avanço enorme, caindo seus custos de instalação e implantação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (375.6 Kb)   docx (248.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com