TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia E Meio Ambiente - Unidade I E II - UNIP

Artigos Científicos: Engenharia E Meio Ambiente - Unidade I E II - UNIP. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  2.166 Palavras (9 Páginas)  •  8.118 Visualizações

Página 1 de 9

Engenharia e meio Ambiente - Unidade I

Pergunta 1. "Neste século, o crescimento frenético da nossa civilização capitalista é um grande pulso,transformando os recursos mundiais em ativos da sociedade ...o que é mais apropriado durante uma fase do ciclo de crescimento pode ser má política em outroestágio ... para um sistema em declínio, não será boa política impulsionar um crescimento que já não é possível...com menos energia, sistemas só podem ser sustentados se forem reduzidos. Por um ou outro meio, osistema vai se adaptar ao declínio"Howard T. Odum and Elisabeth C. Odum (2001)A Prosperous Way Down: Principles and Policies.Boulder, Colorado: University Press of Colorado.
 
Resposta:  d) Somente I, II e III
 
Pergunta 2. Em sistemas de final de tubo para cada efluente haverá, provavelmente, várias opções de tratamentos,igualmente aceitáveis, com diferenças na qualidade, no custo e no desempenho ambiental. Entretanto,ações desse tipo trazem implícita a idéia de que a quantidade de matéria-prima e de energia do planetaé ilimitada e que o ambiente apresenta capacidade também ilimitada de absorver resíduos, sejam elestratados ou não.
 
 Resposta: c) de ações regulamentares, que passaram a proibir o descarte de poluentesespecíficos - como substâncias tóxicas, com o objetivo de prevenir ou minimizar acontaminação do ambiente por materiais perigosos


Pergunta 3. O aumento das atividades humanas, desde a Revolução Industrial, é devido essencialmente ao uso dasfontes de energia e de materiais não renováveis. O gráfico abaixo mostra a visão clássica daSustentabilidade, em que o crescimento é seguido de um patamar constante com alto nível de energia.
 
Resposta:. E) Não há crescimento possível em uma sociedade baseada em fontes de energia não renováveis.

Pergunta 4. A primeira premissa para o declínio é que os combustíveis fósseis estão sendo utilizados mais rapidamente do que a Terra pode recuperá-los e que não existem novas fontes de energia com tanta energia como os combustíveis fósseis.
 
Resposta: B. Somente a II e verdadeira.


Pergunta 5. Desde o início da história da Humanidade, as populações utilizavam plantas nativas, animais e minerais, que eram transformados em ferramentas, vestuário e outros produtos. A produção, por mais primitiva que fosse, era sempre constituída por um sistema aberto c/ fluxo linear de materiais Por séculos utilizou-se minerais e metais para a fabricação de ferramentas, moedas e armas. Na era pré-industrial, a humanidade considerada parte do ecossistema natural e, portanto, sustentável, pois:
 
Resposta: e) Todas as afirmações são verdadeiras

Pergunta 6. Antigamente, utilizavam-se apenas práticas de remediação e de tratamento para lidar com os resíduose as emissões de um processo. O meio tradicional de combate à poluição é o emprego de sistemas de final de tubo (end of pipe), ou seja, o tratamento de resíduos e efluentes. Nesse tipo de abordagem, otratamento e o controle dos poluentes ocorrem depois que estes são gerados. Mas, na maioria doscasos, os resíduos e emissões não são eliminados, mas somente transferidos de um meio para outro(por exemplo, da água para o solo).
 
Resposta: e) Todas as anteriores estão corretas.

Pergunta 7. A produção de celulose é um processo que requer grandes quantidades de água e gera, também grande vazão de efluentes que são potenciais causadores de danos ambientais. Em 1999, uma unidade de produção de celulose iniciou o projeto de Fechamento de Circuito para otimizar o uso de água e o aumento do reuso e reciclo de filtrados no processo produtivo, envolvendo tanto o processo de celulose quanto o de fabricação de papel. Foram gastos na implantação das tecnologias mais limpas relacionadas à parte hídrica US$46milhões.
 
Resposta: b) A vazão de água captada para os processos de produção foi reduzida em aproximadamente 35%


Pergunta 8. Um passo no controle de emissões e resíduos foi o Programa de Prevenção à Poluição, lançado pela Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency - EPA), dos Estados Unidos. Essa iniciativa visava reduzir a poluição por meio de esforços cooperativos entre indústrias e agências governamentais, com base na troca de informações e na oferta de incentivos. De acordo com a EPA,um programa de prevenção à poluição deve considerar:
 
Resposta: a) substituição de materiais no processo de produção para a redução ou totaleliminação de materiais tóxicos

Pergunta 9. Dos anos 90 até hoje, um grande número de ferramentas, como certificações ambientais, movimento se campanhas foram criados em várias partes do mundo com o objetivo de consolidar conceitos como o de desenvolvimento sustentável, traduzindo-os em prática de gestão. Há cerca de duas décadas não se considerava, entre os problemas da engenharia, que questões ambientais se impusessem tão claramente como desafio para a sobrevivência das organizações e da própria sociedade em que elas estão inseridas. Na década atual, já é possível perceber uma evolução nas práticas e conceitos de responsabilidade empresarial, que ganha consistência como atividade profissional, principalmente por  parte dos engenheiros.
 
Resposta: c) Produção mais Limpa, Ecoeficiência e Prevenção à poluição


Pergunta 10. A partir da década de 50, o aumento nas atividades humanas tornou-se mais significativo, mostrandoque os últimos 60 anos foram um período de mudança sem precedentes na história humana. Estecrescimento, também, resulta em aumento dos níveis de poluição, esgotamento dos recursos, perdaespécies e degradação dos ecossistemas.O aumento da atividade humana leva não só ao esgotamento das fontes de energia, mas também aoacúmulo de resíduos - além das substâncias tóxicas dissipadas no ambiente
 – 
que exercem pressãosobre o meio ambiente e, conseqüentemente, sobre a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos.
 
Resposta: e) Todas as anteriores
 

Unidade II

Pergunta 1. Unidade funcional é a referência à qual são relacionadas às quantidades do inventário. A escolha da unidade funcional deve ser cuidadosa, já que pode levar a resultados ambíguos, especialmente quando se pretende comparar produtos. A função do produto é a que permite as comparações com produtos similares. Por exemplo, ao comparar um saco de papel com uma sacola plástica, deve-se lembrar que um saco de papel não suporta necessariamente o mesmo volume de compras que uma sacola plástica. A unidade funcional deve determinar a equivalência entre os sistemas. A função de ambos os produtos é carregar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com