TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia E Meio Ambiente

Ensaios: Engenharia E Meio Ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  1.667 Visualizações

Página 1 de 8

Unidade funcional é a referência a qual são relacionadas as quantidades do inventário. A escolha da unidade funcional deve ser cuidadosa, já que pode levar a resultados ambíguos, especialmente quando se pretende comparar produtos. A função do produto é a que permite as comparações com produtos similares. Por exemplo, ao comparar um saco de papel com uma sacola plástica, deve-se lembrar que um saco de papel não suporta necessariamente o mesmo volume de compras que uma sacola plástica. A unidade funcional deve determinar a equivalência entre os sistemas. A função de ambos os produtos é carregar certa quantidade de compras e a unidade funcional deve ser o volume de compras.

Para comparar embalagens de refrigerantes, a unidade funcional adequada será

a.

Uma lata de 300 ml

b.

Uma garrafa PET de dois litros

c.

Uma garrafa retornável

d.

Um quilograma de alumínio

e.

O volume de refrigerante a ser embalado

0,5 pontos

Pergunta 2

Mudanças climáticas são amplamente reconhecidas como um sério risco para o meio ambiente em todo o mundo. Quanto mais pessoas consomem combustíveis fósseis e/ou quanto mais aumenta o consumo per capita, aumentam as quantidades de dióxido de carbono (CO2) liberadas para a atmosfera, ocasionando uma dramática mudança em sua composição.

O carbono fóssil é a principal contribuição da emissão antropogênica de CO2, tendo se agravado cada vez mais devido ao uso intensivo do solo - com sua consequente erosão - e o desflorestamento. O dióxido de carbono e outros gases, como o óxido de dinitrogênio (N2O), o metano (CH4) e os compostos halogenados (CFC-11 e HCFC-22), o tetrafluoreto de carbono (CF4) e o hexafloreto de enxofre (SF6), quando presentes na atmosfera causam o aquecimento global, chamado de efeito estufa

Entre as consequências do aquecimento global, pode-se citar:

a.

O aumento do nível da águas dos oceanos não causará futuramente a submersão de muitas cidades litorâneas

b.

O aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, mas os ecossistemas resistem e se adaptam, sem consequências importantes.

c.

Regiões de temperaturas amenas não têm sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado temperaturas similates àquelas do início do século passado.

d.

O aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares.

e.

O aumento de furacões, tufões e ciclones não está relacionado ao aumento da temperatura, pois a evaporação das águas dos oceanos não potencializa estes tipos de catástrofes climáticas.

0,5 pontos

Pergunta 3

O espaço de consumo e, consequentemente, os impactos ambientais resultantes podem ser avaliados por meio da pegada ecológica. Esse indicador é capaz de evidenciar a diferença que caracteriza o acesso dos países do mundo aos recursos naturais. A figura abaixo mostra o valor da pegada ecológica para cada região do planeta. A área correspondente a cada região é o valor da pegada ecológica total das regiões. Os países com diferentes níveis de riqueza contribuem de forma distinta para o crescimento da demanda pela biocapacidade do planeta. Em linhas pontilhadas mostra-se o déficit (-) ou o crédito (+) de biocapacidade de cada região.

De acordo com os dados mostrados na figura, pode-se afirmar que:

a.

A região da América Latina e Caribe é a que conta com mais recursos naturais e a que menos explora estes recursos

b.

A região com maior pegada ecológica é a América do Norte

c.

A África tem potencial para tornar-se o futuro celeiro do mundo

d.

Os países da Comunidade Europeia (CE) não necessitam de recursos externos para manter o consumo de recursos de seus habitantes

e.

O déficit na região do Oriente Médio deve-se à exploração de petróleo

0,5 pontos

Pergunta 4

Conforme estimativa recente, o aumento em duas vezes do CO2 atmosférico deverá resultar em um aumento da temperatura global de 1 a 4 oC até o final do século. O valor médio é 2,5 oC para cada 100 anos. Para melhor entender o significado deste aumento de temperatura, deve-se olhar a história climática da Terra. Estudos paleoclimáticos revelam que desde a última glaciação, que ocorreu há 14.000 anos atrás, a temperatura média da Terra teve um aumento de 10 oC em um período de 4.000 anos. A variação máxima da temperatura, desde a última glaciação, é de, aproximadamente, 0,25 oC por século. O aumento de temperatura previsto até o final do século é dez vezes maior do que os valores históricos. A figura esquematiza as mudanças de temperatura média da Terra nos últimos 100 milhões de anos. A linha pontilhada projeta os próximos 400 anos e a seta marca a mudança de temperatura média para o caso em que a concentração de CO2 dobra em, aproximadamente, 100 anos.

Tendo em conta que existe vida na Terra há mais de 3,5 bilhões de anos, pode dizer-se que nossa espécie

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com