TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENGENHARIA APLICADA NA PRODUÇÃO

Por:   •  6/10/2020  •  Dissertação  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

A ENGENHARIA APLICADA NA PRODUÇÃO

A engenharia aplicada a produção tem sido uma das áreas mais desenvolvidas em todo mundo, sendo que o profissional dessa área tem sido procurado para atuar em diversos tipos de indústria é uma área bastante ampla e que tem evoluído de forma constante produzindo cada vez mais e com mais qualidade. É um ramo que se preocupa desde a questão da elaboração e implantação de projetos, com melhorias nos sistemas produtivos integrados de bens e serviços, com os resultados obtidos, com a relação que a empresa estabelece com a sociedade e meio ambiente, entre tantas outras possibilidades.

A Engenharia da Produção passou a dar seus primeiros passos a partir do momento em que o homem preocupou-se não somente com a produção, mas com a forma em que essa produção era organizada, com processos de integração, mecanização, mensuração e aprimoramento, é uma área responsável por diversos setores de uma empresa, dentro eles, a elaboração e implantação de projetos, melhoria nos sistemas produtivos, previsão e avaliação de resultados do sistema perante a sociedade e meio ambiente, entre outras ações. Para que possa atingir todas essas possibilidades, esta área reúne conhecimentos de diversas ciências, como matemática, física, ciências humanas e sociais, além dos princípios gerais da engenharia.

A engenharia é fator essencial à produção. Por ter a finalidade de orientar as empresas e industrias com intuito de aumentar a qualidade de sua produção.

Na fase de projeto do produto a engenharia é muito importante, pois nesta fase inicial da produção tudo está em aberto, os requerimentos ainda não saíram do papel, os componentes não foram especificados e os fornecedores não foram escolhidos.

 

A aplicação da engenharia na produção, consiste em utilizar amplas margens de segurança para diminuir a probabilidade de ocorrências de falhas, devido à essa ampla margem, os componentes são testados em condições mais exigentes que as condições normais de operação.  

A importância da engenharia aplicada a produção e também a qualidade nessa fase é muito importante, pois deve -se buscar no mercado os fornecedores que possuam qualidade e não apenas menor preço, para que no início das linhas de produção não entre material defeituoso, afim de prevenir interrupções e substituições de matéria – prima, prejuízos e tempo ocioso.

A fase de desenvolvimento do processo e as definições da capacidade produtiva, ocorre quando as especificações fornecidas pela engenharia do produto são traduzidas e m um projeto do processo em vários níveis, tais como fluxograma do processo, layout, projeto de ferramentas e equipamentos, projeto do trabalho, etc. Após todas essas fases onde a aplicação da engenharia se fez essencial nas diversas etapas de produção, ocorre a produção propriamente dita, da qual resultam as unidades reais do produto. A engenharia aplicada a produção engloba o suprimento de matérias-primas, a fabricação e o gerenciamento da produção (controle da qualidade, planejamento e controle da produção, manutenção, etc).

Assim como o projeto do produto deve refletir as necessidades de adequação ao uso, o produto real deve estar de acordo com as especificações de projeto. O grau com que o produto real concorda com o projeto (ou o grau de tolerância com que o produto é reproduzido em relação ao projeto) é chamado de qualidade de conformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com