TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

  1. A pesquisa varia quanto: a natureza, objetivos e procedimentos, com base nessa informação cite cada uma delas.

A pesquisa quanto a natureza poderá ser básica ou aplicada. A pesquisa básica é aquela que investiga fenômenos físicos com a finalidade de adquirir novos conhecimentos, sem se preocupar em que vai beneficiar o novo conhecimento, ou seja, a proposta da pesquisa básica é aprimorar o próprio conhecimento do pesquisador, assim contribuindo para a evolução cientifica dos fenômenos. Os pesquisadores tem como proposta criar novas teorias, sendo assim, a pesquisa básica é desenvolvida a partir da motivação do pesquisador em gerar novos conhecimentos científicos, mas sem uma intensão de aplicar na pratica esse avanço da ciência.

A pesquisa aplicada é aquela que tem como fundamento gerar ou aprimorar um conhecimento para ser aplicado na prática, com isso solucionar um determinado problema é um tipo de pesquisa que envolve as verdades e interesses específicos do objeto que se está investigando, esse tipo de pesquisa também pode ser chamada de empírica, nesse tipo de pesquisa o pesquisador vai a campo, em laboratório, investiga os fatos, presencia os acontecimentos, envolve-se diretamente com o fenômeno, calcula os acontecimentos e projeta a solução a ser encontrada.  

A pesquisa exploratória tem como objetivo explicitar um problema identifica-lo, a partir de então pode-se construir hipóteses, que envolvam aspectos bibliográficos, ou opiniões de pessoas que têm ou tiveram experiências práticas com o problema que está sendo investigado. Geralmente a pesquisa exploratória resume-se em pesquisa bibliográfica ou estudo de caso.

A pesquisa descritiva tem como proposta ´´descrever características de determinadas populações ou fenômenos´´. Esse tipo de pesquisa utiliza-se de ´´técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como questionário e a observação sistemática. Por exemplo: pesquisa referente à idade, sexo, procedência, eleição etc.``

A pesquisa explicativa é aquela que ´´identifica os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. É o tipo de pesquisa que explica a razão e o porquê das coisas``. É um tipo de pesquisa mais profunda do conhecimento da realidade, em muitos casos a pesquisa explicativa vem depois de uma pesquisa descritiva.

A pesquisa em relação aos procedimentos técnicos podem ser: pesquisa bibliográfica, documental, experimental, pesquisa levantamento, estudo de caso: expost-facto, pesquisa ação, pesquisa participante e pesquisa de campo.

A bibliográfica é aquela realizada em trabalhos científicos publicados, em geral são pesquisas realizadas em livros, artigos divulgados em revistas especializadas, documentos, legislações ou outros tipos de trabalhos disponibilizados em sites da internet.

A documental é aquela que utiliza materiais que não sofreram tratamento analítico, ou seja, são dados secundários internos de uma instituição, pode-se citar como exemplos: pesquisa em estatutos de empresas, em manuais, em legislações, em notas fiscais, em relatórios, em ofícios, em fotografias, em filmes, em documentos históricos, entre outros.

A experimental é aquela realizada a partir de uma investigação realizada em laboratório, diante da definição de um objeto e seleção das variáveis que influenciam esse objeto, utilizando ´´formas de controle e de observação dos efeitos que as variáveis produzem no objeto``.

A pesquisa levantamento é aquela utilizada para indagação direta dos indivíduos, diante do comportamento que se deseja conhecer. Esse tipo de pesquisa é comumente usada em pesquisas sociais, sendo vantajosa pela rapidez da conclusão da pesquisa. É bastante utilizada para avaliar a intenção de voto em campanhas eleitorais, assim como para levantamento de preferências mercadológicas.

Estudo de caso investiga um caso particularizado, ou pequenas quantidades de objetos, apresentando conhecimento exaustivo e pormenorizado do objeto estudado.

 A Expost-Facto, o termo pode ser traduzido como: pesquisa a partir de um fato ocorrido, ou seja, é uma abordagem a partir de uma situação de um fato passado, que já foi consolidado, por isso não existe o controle de variáveis.

A pesquisa ação é aquela que é realizada com o intuito de resolver uma questão coletiva. Nesse tipo de pesquisa tanto os pesquisados como os pesquisadores envolvem-se de formas cooperativa para solucionar o problema.

A pesquisa participante é aquela em que o pesquisador participa ativamente como membro do grupo que ele próprio está pesquisando. Em geral, os pesquisadores estão cientes da participação do pesquisador, em alguns casos o pesquisador atua de forma camuflada, ´´sem que o grupo saiba que ele está ali para observar, participar e colher informações``.

A pesquisa de campo é semelhante às pesquisas de levantamento e estudo de caso, é aquela que estuda in loco as situações reais. O termo campo é usado para designar que a pesquisa está sendo realizada no ambiente real do problema.          

  1. Qual a importância do “Problema” para a realização da pesquisa? E por que o mesmo necessita de delimitação?

O problema é algo que vai auxiliar o pesquisador a ter uma visão mais ampla daquilo que está disposto a descobrir, através dele podemos aprofundar as pesquisas e adquirir mais conhecimentos para resolução do mesmo, sendo assim essa tarefa não deve ser considerada como um fardo mas sim como uma oportunidade de crescimento, ele é o principal questionamento realizado pelo pesquisador a fazer a pesquisa. A delimitação do problema é importante para definir o assunto em estudo, um problema muito abrangente torna a pesquisa mais complexa, bem delimitado simplifica e facilita a maneira de conduzir a investigação.

  1. Sabemos que um projeto de pesquisa tem em sua composição os objetivos, e que eles são: gerais e específicos, com base nessa informação, conceitue cada um deles.

Os objetivos gerais são aqueles que explicam a ação que conduzira ao tratamento da dificuldade abordada pelo problema, é o elemento que resume e apresenta a ideia central da pesquisa, deve expressar de forma clara qual é a intenção da pesquisa e delimitar o escopo da mesma.

Os objetos específicos são aqueles demarcados por uma apresentação mais detalhada das metas a que pretende alcançar, levando em conta algumas particularidades, ele apresenta os resultados que se pretende alcançar com a pesquisa de forma mais detalhada, também busca relacionar mais profundamente o objeto da pesquisa e suas particularidades, contribuindo para delimitação do tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (198.9 Kb)   docx (73.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com