TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENGENHARIA DE SOFTWARE

Por:   •  24/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

2. SUPERVISÓRIO ELIPSE

O Supervisório Elipse E3 é uma ferramenta que possibilita que sejam monitoradas e rastreadas informações de um processo produtivo ou uma instalação física, como uma fábrica. Estes dados são reunidos através de equipamentos de aquisição de dados, esses sistemas são conhecidos como SCADA, estas informações são manuseadas, analisadas, armazenadas e apresentadas ao usuário, ou seja, são baseados em computadores executando softwares específicos de supervisão de processo industrial. (ELIPSE KNOWLEDGEBASE, 2020).

O Elipse oferece recursos para aplicar em diversos segmentos, como o gerenciamento de processos industriais, saneamento, energia, infraestrutura, automatizando e facilitando a analise de processos por meio de sistemas supervisórios que fornecem os dados necessários para verificar, controlar e automatizar cada parte do seu sistema.

Um sistema de supervisão aplicado em empresas pode garantir mais qualidade: através do monitoramento das variáveis do processo produtivo; redução dos custos operacionais; maior desempenho de produção: através da rapidez da leitura dos instrumentos de campo, as intervenções necessárias podem ser feitas mais rapidamente. (WIKIPEDIA, 2020).

Hoje no mercado existem diversos sistemas supervisórios disponíveis para as mais variadas aplicações tanto na indústria como acadêmica, cada sistema tem sua particularidade e uma finalidade específica.

Estes sistemas permitem conexão com a maioria dos equipamentos do mercado (CLP, concentradores de dados), reduzem o tempo gasto com desenvolvimento e manutenção, devido a padronização e poder ajustar e modificar o projeto de forma remota. Além de trazer inúmeros benéficos como geração de relatórios e gráficos, alarmes que podem detectar alguma falha no processo e registrar no banco de dados e visibilidade e respostas para os desafios diários.

2.1. Alguns sistemas supervisórios em destaque no mercado:

Elipse da Elipse Software: oferece monitoramento e controle de processos, disponibilizando escalabilidade e constante evolução. É o servidor de aplicações, onde são gerenciados os processos de execução do software e é processada a comunicação entre eles.

FactoryTalk View SE da Rockwell Automation: parte do pacote dimensionável e unificado de monitoramento e controle das soluções projetadas para estender aplicativos autônomos de nível de máquina até aplicações IHM de nível supervisão através de uma rede.

iFIX da General Electric: Aquisição de dados; - Habilidade de buscar dados do chão de fábrica; - Comunicação direta com dispositivos I/O na planta; - Interface com dispositivos de hardware via drivers I/º - Gerenciamento de dados.

InduSoft Web Studio da InduSoft: coleção de ferramentas de automação que possibilita o desenvolvimento de aplicações IHM, SCADA, para sistemas embedded, e para sistemas de instrumentação. Utilize o supervisório InduSoft Web Studio e sua tecnologia Web para tirar vantagem de conexões de internet e intranet.

ProcessView da SMAR: é o primeiro e único pacote de aplicações OPC, SNMP, SCADA e IHM com conexão Web, totalmente escalonável. Elimina a duplicação da base de dados do sistema durante o desenvolvimento de projetos e assegura a conectividade e interoperabilidade via OPC Plug-and-Play com os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com