TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENGENHARIA GEOTECNICA E SUAS APLICAÇÕES NA COLOMBIA

Por:   •  29/11/2022  •  Artigo  •  2.597 Palavras (11 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 11

            INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE TECNOLOGIA, INFRAESTRUCTURA E TERRITORIO (ILATIT) [pic 1]

ENGENHARIA CIVIL DE INFRAESTRUTURA

 

ENGENHARIA GEOTECNICA E SUAS OBRAS DE REFERÊNCIA

 NA COLOMBIA

INDRIH TATIANA OVANDO

FOZ DO IGUAÇU

2021

ENGENHARIA GEOTECNICA E SUAS OBRAS DE REFERÊNCIA

 NA COLOMBIA

[pic 2]

RESUMO

A Geotécnica é a aplicação de métodos científicos e princípios da engenharia para a aquisição, interpretação e utilização do conhecimento dos materiais que constituem a superfície terrestre para a solução de problemas de engenharia civil. É então este trabalho, um estudo das particularidades geográficas da Colômbia, ampliando nosso conhecimento sobre as dinâmicas e morfologías do solo colombiano e suas respostas a possíveis problemas futuros.

Palavras Chaves: Geotécnica, Engenharia Civil, Colômbia

GEOTECHNICAL ENGINEERING AND ITS  REFERENCE WORKS  IN COLOMBIA

ABSTRACT

The Geotechnics is the application of scientific methods and engineering principles for the acquisition, interpretation and use of the knowledge of the materials that make up the earth's surface for the solution of civil engineering problems. It is then this work, a study of the geographical particularities of Colombia, expanding our knowledge about the dynamics and morphologies of the Colombian soil and its responses to possible future problems.

Keywords:  Geotechnics, Civil Engineering, Colombia.

INGENIERIA GEOTÉCNICA Y SUS OBRAS DE REFERENCIA EN COLOMBIA

RESUMEN

La Geotecnia es la aplicación de métodos científicos e princípios de ingenieria para la adquisición, interpretación  y uso del conocimento de los materiales que componen  la superficie terrestre para la solución de problemas de ingenieria civil. Es entonces este trabajo, un estudio de las particularidades geograficas de Colombia, ampliando nuestro conocimiento sobre las dinamicas y morfologias del suelo Colombiano y sus respuestas a posibles problemáticas futuras.  

PALABRAS CLAVE: Geotécnica, Ingenieria Civil, Colombia

  1. Introdução

 O território colombiano está  localizado no noroeste da América do Sul, na sua superfície  encontramos sistemas montanhosos, planícies e vales. Está organizado territorialmente por departamentos, municípios e distritos, nessa ordem.    

A Colômbia está está localizada entre três placas litosféricas: a Placa de Nazca, a Placa do Caribe e a Placa da América do Sul, além do Bloco do Panamá no noroeste da Colômbia.

 [pic 3]

Figura 1: Mapa das placas tectónicas [1]

O movimento da placa oceânica de Nazca em convergência oblíqua com a placa sul-americana é parcialmente absorvido no continente e refletido na curvatura cortical perpendicular à margem andina, e o movimento remanescente é transferido diretamente para os sistemas de queda da crista dextral  [2]

  1. Principais Formações Geológicas

Na Colômbia, o Serviço Geológico Colombiano SGC deu inicio ao programa de Inventario Nacional  Geológico e Paleontológico da Colombia (INGEP)  que permite identificar os lugares de interesse geológico de um território, especificando a localização,  características e o valor patrimonial.

Na seguinte tabela mostra os principais domínios  geológicos que contempla o INGEP, atualmente ela consta com 57 geótopos identificados.

 Tabela 1. Principais domínios geológicos [3]

Domínio

Departamentos que fazem parte

1

Cordilheira Oriental

César, Norte de Santander, Santander, Boyacá, Cundinamarca, Tolima, Meta, Huila, Caqueta.

2

Cordilheira Central

Bolívar, Antioquía, Caldas, Quindio, Tolima, Valle, Huila, Cauca, Nariño, Putumayo.

3

Cordilheira Occidental

Córdoba, Antioquía, Caldas, Risaralda, Valle, Cauca, Nariño.

4

Serra do Baudó

Choco

5

Bacia do Atrato

Antioquía, Choco.

O inventario parte da Cordilheira Oriental, devido principalmente ao reconhecimento da sua geodiversidade e múltiplos lugares chaves para o entendimento do desenvolvimento geológico territorial da Colômbia, de forma que possam avançar com estratégias e programas de gestão adequados que visem a preservação dos referidos sítios.[3]

As formações geológicas  são distribuídas de norte a sul em bandas paralelas ao sistema Romeral, O limiar entre as crostas continentais e oceânicas e a cicatriz de uma antiga zona de subducção.[4]  

[pic 4]

Figura 2: Mapa Tectónico- Estratigráfico simplificado da Colômbia [5]  

FALHAS GEOGRÁFICAS

A maioria das grandes falhas nos Andes Colombianos têm sua origem em os diferentes processos de subducção,  acreção e interação das placas que possivelmente ocorreram desde o Triásico-Jurássico até o Cenozóico. [5]

Entre as principais falhas geológicas temos: A Falha Frontal da Cordilheira Oriental, que constitui um sistema de falhas marcado desde o Equador até a Venezuela, com um comprimento aproximado de 1000 Km, com direção geral N30º a 40º E.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (699.7 Kb)   docx (523.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com