TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia Aplica A Engenharia

Dissertações: A Tecnologia Aplica A Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 4

A Tecnologia Aplica À Engenharia

A engenharia física é um ramo da Engenharia dedicado à aplicação da física ao melhoramento dos processos industriais. Está orientada para gerar - através da investigação aplicada - o desenvolvimento de tecnologias alternativas para uso industrial, mediante a formulação teórica abstrata dos fenómenos físicos que envolvem um projeto. Baseando-se numa ciência exata, a engenharia física procura levar à prática todos os seus conceitos teóricos e experimentais.

Ao contrário de outros profissionais da engenharia (como os engenheiros aeroespaciais ou os engenheiros eletrotécnicos), um engenheiro físico não dispõe de uma área de atuação específica, devendo ser suficientemente versátil para resolver problemas através de uma abordagem interdisciplinar, utilizando a física aplicada às mais diversas áreas. Entre as áreas de aplicação, incluem-se a óptica, a nanotecnologia, a microfabricação, a engenharia mecânica, a engenharia elétrica, a teoria de controle, a aerodinâmica, a energia nuclear e a física do estado sólido.

Formação

Os cursos superiores de engenharia física visam formar engenheiros multiespecialistas e por isso têm uma ênfase muito maior em disciplinas básicas (como a matemática e principalmente a física) do que outras engenharias.

Os currículos dos cursos são diversificados, abrangendo várias áreas do conhecimento relacionado as ciências físicas, como por exemplo a termodinâmica, a mecânica clássica, a mecânica quântica, a física do estado sólido, o eletromagnetismo e a acústica. Além disso, inclui as disciplinas tradicionais dos outros cursos de engenharia, tais como mecânica dos sólidos, controle, mecânica dos fluidos, desenho técnico, tecnologia mecânica, ciências dos materiais, eletroquímica, eletricidade, circuitos elétricos, microcontroladores, microprocessadores, ciências do ambiente, economia, estatística e controle de qualidade. Num curso de engenharia física, também são focadas componentes de instrumentação.

Um engenheiro físico detém capacidades para efetuar tanto investigação básica como também desenvolvimento de dispositivos, ligando o conhecimento de ciência fundamental à componente de instrumentação.

A Tecnologia Aplicada À Medicina

Que a Física está presente em todos os ramos que envolvem alta tecnologia é óbvio! Mas, um deles, em particular, fundamental para a vida, é a Medicina. Embora a relação natural desta seja com as Ciências Biológicas, cabe dizer que grande parte dos avanços que ocorreram nas últimas décadas foram de mãos dadas com a Física.

Gostaria de começar pelo bom, velho e aparentemente simples exame de “raio x” – o correto é no plural, raios X. Descoberto por Roentgen no final do séc. XIX, tais exames representaram um enorme salto, por exemplo na Ortopedia, quando começaram a ser utilizados para diagnósticos. Ele próprio percebeu a importância de sua descoberta! Eu diria que a radiografia mais famosa do mundo é a da mão se sua esposa, aliás de posse de um senhor anel!

Hoje, a técnica é bastante difundida e muito utilizada. Não só porque é útil, mas em relação a outras, como a Tomografia Computadorizada, é bem mais barata. Quando bem utilizada, dentro das normas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com