TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA PARA GESTAO ESTRATEGICA: ESTUDO DE CASO DE SOEGEO SOLUÇÕES ENGENHARIA GEOTÉCNICA

Por:   •  2/5/2015  •  Monografia  •  11.979 Palavras (48 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 48

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JENNIFER PAULA DOS SANTOS SOUZA

LUANA BORGES DE RAMOS

A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA PARA GESTAO ESTRATEGICA: ESTUDO DE CASO DE SOEGEO SOLUÇÕES ENGENHARIA GEOTÉCNICA LTDA

BELO HORIZONTE

2014

                           

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JENNIFER PAULA DOS SANTOS SOUZA

LUANA BORGES DE RAMOS

A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA PARA GESTAO ESTRATEGICA: ESTUDO DE CASO DE SOEGEO SOLUÇÕES ENGENHARIA GEOTÉCNICA LTDA

BELO HORIZONTE

2014

JENNIFER PAULA DOS SANTOS SOUZA

LUANA BORGES DE RAMOS

A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA PARA GESTAO ESTRATEGICA: ESTUDO DE CASO DE SOEGEO SOLUÇÕES ENGENHARIA GEOTÉCNICA LTDA

  Trabalho de conclusão de curso aplicado á banca acadêmica do curso de Ciências Contábeis da faculdade Anhanguera de Belo Horizonte, como requisito parcial para o titulo de Bacharel em Ciências Contábeis, professor: Hélio S. Gomes

BELO HORIZONTE

2014

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo elaborar um diagnostico na empresa SOEGEO SOLUÇÔES EM ENGENHARIA GEOTECNICA LTDA, para a implantação de processos de controladoria como parte da gestão empresarial que possibilite   o contínuo alinhamento entre decisões gerenciais de suas diversas áreas e a estratégia empresarial vigente, em busca da otimização de resultados econômicos.

A contabilidade vem evoluindo para apresentar tais soluções, a controladoria, pode fornecer meios para manter as empresas competitivas, impactar o resultado da organização. Para atender os objetivos esse trabalho fundamenta-se em um estudo de caso com observações e análises que demonstram a importância da controladoria na estrutura organizacional e, através dela, quais os procedimentos  podem ser aplicados para dar suporte ao processo de gestão.

 O problema central diz respeito à falta de estruturação da empresa das ações norteadoras que possibilitem alinhamento dos gestores aos objetivos estratégicos da empresa. A hipótese básica é a de que é possível estabelecer um método de gestão que forneça evidências de alinhamento dos planos operacionais com os direcionamentos estratégicos definidos, e, além disso, demonstrar que o modelo proposto poderá construir um  processo de melhoria continua.

PALAVRAS CHAVES: Controladoria, Estratégia, Processo de Gestão, Procedimentos.

ABSTRACT

INTRODUÇÃO

A crescente complexidade das empresas exige mais racionalidade em sua gestão. Porém, uma racionalidade flexível às inovações que se apresentam no dia-a-dia, mas, a visão, missão e valores compatíveis da empresa.

Segundo Fleury (1999), ninguém pode questionar o papel do controller, o valor que tem a sua participação na empresa, já que ela é boa por definição. Onde quer que sejam feitas as melhorias na empresa, elas levarão posteriormente à melhoria em áreas como a qualidade e a produtividade.

A integração entre os principais instrumentos de mensuração à disposição do controller, tais como: padrões, orçamentos e contabilidade, é apenas um dogma entre profissionais e acadêmicos.

Diante das distorções do significado das palavras “controller” ou “controle” que nos leva a acreditar que controladoria é a pura inspeção, fiscalização e proteção do patrimônio, na verdade, seu significado é planejamento, execução e controle, funções básicas de sustentação da gestão.

DELIMITAÇÃO DO TEMA DE PESQUISA

As organizações modernas necessitam de ferramentas de gestão que proporcionem agilidade e flexibilidade ao mesmo tempo em que sejam consistentes e adequadas às expectativas da sociedade.

Para atender as diversas demandas, uma empresa necessita de referenciais para sua atuação, referenciais que, em primeira instância, aliem expectativas e apontem o caminho a ser seguido pela organização. Para esse fim, propomos (organização) a utilizar a Controladoria em seu conjunto de atividades permitindo a interpretação dos ambientes externos e internos à organização e o estabelecimento de metas para atingir seus propósitos.

Este estudo de caso  tem a pretensão de informar  e orientar  um estudo baseado em históricos para  alinhar  os elementos que influenciadores de adoção da Controladoria nos processos  como instrumento  de auxilio de governança corporativa.

A realização deste estudo é de vital necessidade para expor a importância da Controladoria. Objetiva-se expor o campo de atuação desta. Ressaltando como pode contribuir para melhoria da Governança Corporativa, garantindo assim um melhor desempenho na elaboração do Planejamento Estratégico.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Descrever e analisar a inserção da controladoria na empresa Soegeo Soluções em Engenharia Geotécnica LTDA. Evidenciando a importância desta e como atuará dentro e fora da organização, como em decisões de Planejamento Operacional com direcionamentos estratégicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

Com este estudo visamos compreensão de avaliar os benefícios para entender a sociedade de colação de controladoria como uma ferramenta de gestão dentro da organização aplicada. A utilização dessa ferramenta estratégica, para otimizar o desempenho da empresa estudada, inserindo em seu organograma, focando na melhoria dos resultados, desenvolvendo métodos específicos para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (86.8 Kb)   pdf (878.6 Kb)   docx (617.5 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com