TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENGENHARIA NO MUNDO

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.309 Palavras (14 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

LUANA FERNANDA DUARTE

RA: 9930008740

2ºSEMESTRE

TRABALHO DE ENGENHARIA E PROFISSÃO

SOROCABA-SP

2015[pic 1]

ENGENHARIA NO MUNDO

Assim como a contabilidade a engenharia se faz presente no mundo desde o início de tudo, ela se mistura com as fases da história dos homens.

O engenheiro aeroespacial, Theodore Von Karman3, escreveu: “Os cientistas descobrem o mundo que existe; os engenheiros criam o mundo que nunca existiu”.

Em quantos marcos históricos não vemos esta sentença ser afirmada? O ser humano possuiu uma única característica que o distingue dos outros animais, a capacidade de raciocinar, ele pode transformar o ambiente de acordo que este atenda suas necessidades e traga maior conforto, e estes atos são puros exemplos de aplicação de engenharia, encontraremos fatos como estes nos marcos históricos como a idade da pedra lascada e polida, onde os humanos construíam instrumentos que os auxiliassem em sua vida, chegando as eras dos metais como cobre, prata, ferro, ouro. Outros marcos foram a manipulação do fogo, a criação da agulha, da alavanca, da roda, da pólvora, as bússolas que são coisas tão corriqueiras que nem sequer damos a devida importância a cada uma delas, porém existem os monumentos que são bem mais visíveis aos olhos de todos, como as Pirâmides de Gize, os templos Astecas, Maias e Incas, a antiga Babilônia, Grécia e Roma, em fim, diversos outros exemplos de raciocínio, preparação , execução e aperfeiçoamento.

O ponto característico de todas estas fases da história é que com o passar do tempo as técnicas são aperfeiçoadas e o que antes era considerado rústico hoje ganha uma nova forma e assim evolui, afinal para uma espada ser de fato afiada, resistente e flexível é necessário todo um estudo de quando, como e por quanto tempo ela deve ser esquentada pelo fogo ou resfriada pelo gelo, muito tempo no gelo ela fica dura demais e quebra fácil, no fogo ela não se solidifica e de nada adianta.

As grandes embarcações que eram o sustentáculo de reinos, afinal eram elas que faziam a economia neles girar foram obras de até então denominados construtores, exímios artesões.

Aos poucos as praticas artesanais forem sendo substituídas pelas máquinas, os êxodos rurais acontecem, porém tudo de forma empírica, ou seja, até então aquele que sabe aprendeu na prática, por esta razão cada artesão possuía seu aprendiz que iria continuar o ofício e foi com a chegada das maquinas  de composição gráfica que a engenharia tal como a conhecemos hoje começa a ganhar corpo.

A engenharia se divide em passado e moderna, a primeira tem como base aperfeiçoar os recursos naturais e o empirismo como força motriz, já a moderna é a aplicação de conhecimentos científicos na solução de problemas, onde a teoria começa a anteceder a prática.

Porém vale lembrar que a transição de uma para a outra foi gradual e não do dia para a noite, se ampliando os conhecimentos em matemática, ciência, física, etc. E grandes nomes se fazem presentes como Da Vinci, Galileu, Newton,etc. Mesmo os fracassos destes e de outros não foram suficientes para parar a evolução.

O primeiro registro de engenheiro (latim-ingenium-engenho/habilidade) se deu na Itália, mas foi no século XVIII que se destinou a identificar pessoas que tem como base os princípios científicos.

O primeiro título de engenheiro civil pertence a John Smeaton(1724-1792), que diferenciava a engenharia militar das demais.

A primeira escola foi fundada em Veneza em 1506, mas a de maior marco foi a de Paris em 1747 a Ecole des Ponte et Chaussées. Neste século existia a engenharia civil e a militar e a primeira abarngia todas as atividades desde construção a extração.

A diferença das escolas de antigamente para hoje é que as primeiras tinham como foco em técnicas e processos, hoje o foco é educar para se ter o embasamento teórico para que ele possa atuar de maneira a resistir e treinar.

ENGENHARIA NO BRASIL

Quando partimos da história da engenharia no mundo para a do Brasil, logo pensamos que as coisas só começaram a acontecer aqui depois do descobrimento, porém este país já existia a muito tempo, tanto quanto os outros, apenas não fazia parte do mundo conhecido deles, como citamos temos exemplos diversos ao redor do mundo, mas aqui também temos, os índios brasileiros não tinham tantas intempéries quanto os americanos, afinal basta pensarmos na diferença dos tamanhos dos animais e da quantidade de alimento que a natureza oferece, porém também precisavam construir moradias, pescar, colher alimentos, assim tal como no mundo se existia engenharia aqui antes mesmo dela ter este nome, a civil com a construção das ocas, a ambiental pois o índio tirava mas preservava a natureza, dentre outros exemplos como as lanças par a pesca, etc.

Porém foi a partir do descobrimento que se teve maiores proporções, com os conhecimentos, naval, astronomia, cartografia que foram necessários para aqui estar e as obras militares para defender a até então colônia, como fortes, mesmo assim tal como tudo aqui a engenharia demorou a tomar a força que tinha no resto do mundo, somente em 1549 que se começou a construção de fundações como a de Salvador, onde era expandida de acordo com a necessidade dos colonizadores.

Em 1792 a Real Academia de Artilharia era que ministrava cursos de engenharia, sempre voltados para a área militar, porém esta atividade antes já acontecia por outros meios, mas sempre voltada ao poderio militar.

Foi a partir de 1808 quando a família real necessitou vir até o país que tudo começou a ganhar a força, como a abertura dos portos, o jardim botânico, o país para de ser apenas explorado e começa a produzir alguns subprodutos, a partir de 1810 a Escola Militar também formava engenheiros para as obras públicas, em 1874 a escola se desmembra agora é conhecida como Escola Politécnica a de formação de engenheiros civis e a Escola Militar da Praia Vermelha de oficiais em geral, porém em 1930 é criada a Escola de Engenharia Militar.

Até 1900 o exercício da profissão era livre, porém a partir disto o governo criou legislações para controlar certas profissões e a primeira a ser regulamentada foi a de Engenheiro Agrimensor, em 1933 a de Agrônomo e Civil mesmo ano que foi criado o sistema CONFEA/CREA’s.

Em 1958 se teve a inclusão do curso de Pós em Engenharia Nuclear.

            Em 1959 nasce o Instituto Militar de Engenharia, que possui o compromisso de formar engenheiros que atendam as necessidades nacionais, somente em 1964 que o IME passou a aceitar civis e em 1997 mulheres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (284.2 Kb)   docx (75.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com