TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia no Brasil e no Mundo

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 3

    A história da Engenharia muitas vezes se confunde com a da humanidade, pois, desde os tempos antigos o avanço do estudo caminha ao lado da evolução humana, sempre visando à melhoria de processos no geral. A importância da Engenharia nos dias atuais deve-se ao fato desta ser essencial para o desenvolvimento de uma sociedade nas suas mais diversas formas. No momento da história do Brasil voltado para políticas públicas direcionadas para a aceleração do crescimento e consequentemente da atividade da indústria da construção, assim como as grandes obras da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e das Olimpíadas de 2016, verifica-se que os Engenheiros são os profissionais com conhecimento mais amplo em diversos ramos: construção, tecnológico, sustentabilidade e treinados para organizar, avaliar e projetar esquemas, processos e produtos, analisando todas as opções possíveis para se obter o melhor resultado e com maior custo-benefício. Todos os ramos da Engenharia são complementares, no sentido de que uma liga a outra, por assim tendo uma relação para resultados mais aprimorados, pois para se fazer uma grande obra por exemplo, precisa-se de um conjunto de engenheiros para analisar se em todos os aspectos a obra será viável.

    Percebemos uma nova realidade que se aproxima para futuros e atuais Engenheiros, a saturação do mercado tem feito com que pessoas exijam ainda mais de si mesmo e não porque querem, mas porque precisam pensar no que fazer para se destacar no atual cenário. O crescimento da formação de Engenheiros é importante, porém não satisfaz mais o mercado de trabalho atual somente essa formação, é preciso não se acomodar e insistir numa especialização profissional, sendo que é notório que a grande maioria dos Engenheiros ainda sofre de algum déficit de qualidades para torna-los profissionais completos como: a falta de conhecimentos em softwares específicos de cada área, visão de viabilidade econômica de projetos e principalmente a especialização em negócios, domínio em línguas estrangeiras o mais básico, a falta de engenheiros com características de líderes que significa ser um verdadeiro tomador de decisões. Isto reflete no mercado de trabalho quando nos damos com a seguinte situação onde há espaço para novos profissionais, porém estes profissionais ainda não estão prontos para serem inseridos. Outro ponto a ser analisado é que os cursos de formação de engenharia devem deixar de ter caráter estritamente técnico porque precisam ser complementados com outras ênfases, como empreendedorismo e entendimento do ambiente e das sociedades, pois se o engenheiro vai criar soluções para melhorar a vida das pessoas, ele tem que entender as mesmas e saber controlar toda a situação.

    Atualmente se consolidará como Engenheiro o profissional que estiver disposto a ir além do que lhe foi ensinado em sua formação, não se privando ao conhecimento basal da área; aquele que consegue romper as barreiras da linguagem e comunicação, requisito muito importante pois assim é mais fácil entender novas tecnologias vindas de fora do país; e aquele que exerce o papel de líder dentro do seu âmbito profissional, o autoconhecimento para saber guiar a si mesmo assim tornando-se uma referencia para os outro, o bom trabalho em equipe, o poder de decisão e a versatilidade já que o líder deve lidar bem com mudanças, entender e buscar oportunidades que forneçam a visão necessária para que seu negócio cresça. A versatilidade é uma característica que motiva, e abre sua visão para além de assuntos profissionais como assuntos corriqueiros do dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (202 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com