TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia No Mundo Atual

Trabalho Universitário: A Engenharia No Mundo Atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  2.233 Visualizações

Página 1 de 3

A engenharia no mundo atual

A importância da Engenharia

A importância dos engenheiros para o desenvolvimento do País é total, são os engenheiros os profissionais do desenvolvimento por excelência, pois, praticamente todos os grandes avanços pós-revolução industrial estão diretamente ligados à Engenharia. São eles que criam soluções e projetos, fazem ciência, tecnologia e inovação, lidam com produtos e processos.

As razões pelo qual automatizaram o processo foram :

Qualidade: A qualidade do produto pode ser melhorada através da automação, porque suprimir falhas humanas, como a falta de atenção ou cansaço.

Segurança: através de automação pode aumentar a segurança no local de trabalho. Por exemplo, em ambientes de trabalho perigosos, como o vazamento ou forjar, se o processo é automatizado, seria reduzir os acidentes dos trabalhadores.

Humanização: a humanização do ambiente de trabalho desempenha um momento muito importante para incentivar a automação. Isso significa que tanto o trabalho em si, bem como as condições ambientais podem ser aliviados. Por exemplo, as máquinas podem ser instalados para executar as tarefas mais difíceis, ou aquelas realizadas sob condições ambientais extremas, como altas temperaturas, ou níveis elevados de ruído ou poluição. O trabalhador pode, então, concentrar-se mais e mais no controle, monitoramento ou plano, e assim evitar riscos à saúde

Racionalização: racionalização, do ponto de vista empresarial desempenha um papel importante. Através da racionalização pode reduzir os custos por um grande número ou a possível expansão da empresa. Em caso de falta de mão de obra, a produção pode manter-se pelo aumento de máquinas. A este respeito, deve notar-se que a racionalização não é necessariamente acompanhada por um declínio no emprego, mas pode fazer uma verdadeira reestruturação da empresa.

Comparativo do Brasil com outros países

Mesmo sempre estando presente em diversos setores, a sua valorização e o crescimento de profissionais na área vêm aumentando nos últimos anos. Nos países emergentes, como o Brasil, a Engenharia se mostra indispensável para a ampliação da infraestrutura, para a melhoria na qualidade de serviços prestados à sociedade e para a resolução de problemas de caráter econômico e social.

Mais ainda são enfrentados alguns problemas, no qual a situação do Brasil quanto ao numero de engenheiros não é satisfatório sendo assim não supre a demanda do país. Com base em pesquisas realizadas pode-se compreender que menos da metade dos engenheiros formados atuam na área.

Comparando com o total de habitantes do país que é de mais de 200 milhões, atualmente, existem apenas 583 mil engenheiros registrados no Brasil, número insuficiente para a demanda de mão de obra do mercado. O Brasil forma cerca de 30 mil engenheiros por ano e quando comparado a outros países, a deficiência se acentua ainda mais.

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostra que, até 2020, o Brasil terá de formar aproximadamente 95 mil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com