TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia no Mundo

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

2. Desenvolvimento

Antes de tudo, é fundamental que o engenheiro tenha algumas características que o torne um profissional atrativo para o mercado de trabalho internacional.

Um bom currículo é algo fundamental, algumas competências podem fazer o diferencial na carreira como uma boa experiência na área, além de um histórico de empresas onde trabalhou, fazer cursos com reconhecimento internacional, aprender a manusear softwares e ferramentas de diversas áreas é algo fundamental, é muito importante mostrar domínio das práticas que o engenheiro vai exercer.

Ter feito um intercâmbio ou experiência profissional no exterior anteriormente é muito bem visto pelo mercado internacional, isso mostra que o profissional já estaria acostumado com a dinâmica do outro país, saber se comunicar com coerência com a outra língua, fazer contatos com pessoas nativas é uma mostra de que esse profissional é mais fácil de ser inserido no meio de produção local, pois já tem uma experiência em outro país. Aprender não só o inglês, como também fazer um curso de inglês técnico e aprender outros idiomas é algo que agrega muito no currículo.

Outro fator que pode agregar o currículo é ter histórico de trabalho em alguma multinacional ainda no Brasil, pois subentende-se que o profissional sabe melhor como funciona o mercado internacional e pode ter boas chances de ir para fora sendo transferido do Brasil para outro país.

Existe uma burocracia para os engenheiros trabalharem no exterior, além de todas as exigências normais, como visto e passaporte é preciso validar e ter o diploma reconhecido no país de escolha, geralmente é feito com processos específicos para cada país, por exemplo, para validar o diploma de um engenheiro brasileiro na Alemanha ele pode recorrer a Associação de Engenheiros Brasil- Alemanha (VDI) seguindo as regras, há um visto especial de seis meses. Além disso facilitar na hora de conseguir uma vaga, oferece maior projeção internacional.

É importante saber que a engenharia brasileira tem um nível técnico elevado, estando em sétimo lugar em um ranking da revista e site Engineering Daily. A demanda global por engenheiros tem aumentado significativamente durante os últimos anos, enquanto o mundo compete para atender as necessidades de uma população crescente. Com recursos disponíveis limitados, os países têm se voltado à inovação e à tecnologia para chegar a soluções que lhes permitam permanecer economicamente chamativos e conseguir atrair investimentos estrangeiros. As principais oportunidades para engenheiros brasileiros costumam aparecer em países em desenvolvimento. Isso porque a demanda por infraestrutura é maior, logo, leva à contratação de grandes quantidades de profissionais. Segue abaixo alguns países com ótimas oportunidades para engenheiros brasileiros.

Estados Unidos

Os Estados Unidos têm usado a inovação para sobreviver à economia cada vez mais global e parar atrair e reter investimentos. Google, Apple, Amazon e Facebook são apenas alguns exemplos de empresas criadas na América líderes mundiais em inovação tecnológica. Com os novos avanços na área, o país precisa de mais engenheiros qualificados e os têm buscado no exterior. Para atender a demanda do mercado, as universidades americanas aumentaram a admissão de estudantes internacionais interessados em cursos de engenharia no país. Atualmente, 70% dos estudantes que se formam em doutorados nos EUA são estrangeiros.

A média salarial anual de um engenheiro eletricista no país é de $71,101(R$ 225.312) podendo chegar até $107,602(R$ 341.345).

Alguns exemplos de empresas que procuram engenheiros eletricistas são:

– Alta tecnologia – Indústrias de inovações e produtos altamente tecnológicos (Intel, IBM, MIcrosoft, Oracle, Google, Apple, Lenovo, Dell, Samsung, Sony, Toshiba, Pioneer).

– Centrais elétricas – Toda cidadezinha tem sua própria central elétrica. Isso torna o emprego do engenheiro elétrico possível em qualquer lugar dos EUA, mesmo no interior.

– Indústria aeroespacial – Boing, SpaceX, Douglas, Lockheed Martin‎, Honeywell‎, GE Aerospace, NASA, U.S. Air Force.

– Indústria biotecnológica – Johnson & Johnson, Pfizer, Roche, Novartis, Merck & Co., Sanofi, GlaxoSmithKline, Bayer, Allergan, Gilead Sciences, Vertex, Celgene, Procter & Gamble, Genentech.

– Indústria automobilística – Não pense que a indústria automobilística só emprega engenheiros mecânicos! Afinal de contas, carros são máquinas eletrônicas, não são?! Ford, GM/Cadillac/Buick, GMC, Chrysler/Jeep/Dodge/RAM, Tesla, Chevrolet, John Deere (tratores e máquinas), Rolls-Royce.

– Indústria aeroespacial – Boing, SpaceX, Douglas, Lockheed Martin‎, Honeywell‎, GE Aerospace, NASA, U.S. Air Force.

Alemanha

País de grandes engenheiros como: Karl Benz o inventor do automóvel movido a gasolina, Engelbert Zaschka um dos pioneiros alemães na aeronáutica de helicópteros, Wilhelm Bauer que construiu diversos submarinos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com