TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ERGONOMIA NA ENGENHARIA

Por:   •  31/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ALUNA

Márcia Virgínia Magalhães Rodrigues

MATRÍCULA

20191302924

DISCIPLINA

Ergonomia

CURSO

Engenharia de Produção

AVA 2

Rio de Janeiro / RJ

Dezembro / 2020

SUMÁRIO

Situação Problema.......................................................................................................

Questões e Respostas.................................................................................................

Referências Bibliográficas...........................................................................................

Situação Problema

Questões de aplicação contextualizada dos conhecimentos adquiridos nas Unidades 1, 2, 3 e 4

Tendo como objetivo principal adequar o ambiente de trabalho às capacidades e possibilidades do indivíduo, mediante a identificação, a análise e a redução dos riscos ocupacionais, a adaptação do local de trabalho com base nas características do indivíduo e do organismo humano, a análise ergonômica do trabalho e os produtos ergonomicamente corretos, contribuindo assim com a evolução em aspectos sócio-organizacionais, aumentando a motivação e a satisfação no trabalho, este segundo trabalho integrador visa avaliar seus conhecimentos relativos as Unidades 1, 2, 3 e 4, aplicando-os relacionando-os entre si na resolução das questões contextualizadas a seguir.

Questões e Respostas

1. A empresa Beta, do ramo de informática, tem apresentado níveis crescentes de absenteísmo e decrescentes de produtividade. Após uma avaliação diagnóstica, um especialista em engenharia do trabalho recomendou uma abordagem ergonômica no ambiente de trabalho para reverter esses índices insatisfatórios. Em relação à Ergonomia, julgue os itens seguintes em certo ou errado e justifique sua resposta tendo como referência a empresa Beta.

A - Uma intervenção na empresa Beta, com o objetivo de tornar o trabalho mais ergonômico, deve sempre buscar adaptar o trabalhador a seu posto de trabalho.

Resposta: Errada. A realização de uma intervenção em uma empresa, com a finalidade de fazer o trabalho mais ergonômico, deve considerar as soluções ergonômicas que adequem as condições e características do trabalhador a seu posto de trabalho E vice-versa.

B - Uma abordagem que preconize a autonomia no trabalho significará dar ao pessoal envolvido em uma tarefa a habilidade de mudar a maneira como ele executa seu trabalho.

Resposta: Certa. A abordagem que objetiva a autonomia no trabalho significa possibilitar ao pessoal envolvido uma tarefa ao qual a habilidade de mudança seja executada no trabalho.

C - As condições de trabalho que forem consideradas insalubres deverão ser objeto de um projeto ergonômico.

Resposta: Errada. As condições de trabalho consideradas insalubres não compreendem objeto de um projeto de ergonomia.


2. Na relação homem-máquina, muito comum nos sistemas produtivos das fábricas, a contribuição ergonômica, conforme a ocasião em que é feita, e que se aplica a situações reais, como para os operadores de empilhadeiras, existe para resolver problemas que se refletem na segurança, na fadiga excessiva, nas doenças do trabalhador ou na quantidade e na qualidade da produção. Ao analisar as características da empilhadeira e as características físicas do operador que a opera, nota-se uma inadequação entre as propriedades de ambos. Assim, o departamento de engenharia projeta e implanta algumas modificações na empilhadeira de modo a facilitar o trabalho do operador. Considerando as especializações da Ergonomia, nesse caso tivemos uma intervenção de qual tipo?

Resposta: Ergonomia de correção, pois a intervenção foi feita em uma situação pré existente que era a relação trabalhador x empilhadeira, que precisava ser adequada ergonomicamente e foram aplicadas ações corretivas.


3. Observação da sequência da atividade de um dentista.

Para a sequência apresentada a seguir, e que caracteriza a sequência de atividades de um dentista ao atender um cliente em seu consultório, realize a composição do código do método OWAS na codificação da postura do dentista.

[pic 2]

Resposta:

Costas

1º Dígito

4

Braços

2º Dígito

1

Pernas

3º Dígito

1

Carregamento

4º Dígito

1

Atividade

5º Dígito

0

6º Dígito

2


4. O sr. Luiz Carlos trabalha no setor da construção civil há 14 anos e frequentemente utiliza a britadeira como ferramenta em suas atividades. No momento, ele atua na construção de um túnel no Rio de Janeiro. Normalmente, esse cidadão dispensa a utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). A qual risco ergonômico o sr. Luiz Carlos está submetido e qual tipo de doença ocupacional ele estará propenso a desenvolver?

Resposta: Ele está submetido principalmente a ruídos, pela falta de uso de protetor auricular, podendo ocasionar perda auditiva temporária ou permanente. Além disso, a falta de uso de óculos de proteção, o coloca exposto a acidentes que possam levar a cegueira ou danos nas córneas.

Ele deveria usar também capacete e luvas, para evitar acidentes com danos físicos e por fim, máscara respiratória para evitar inalação de poeira e se expor a doenças pulmonares.

5. Acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou a redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Para a obtenção do auxílio-acidente, qual é o tempo mínimo de contribuição à Previdência Social?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (328 Kb)   docx (256.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com