TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE ALEXÂNIA DIMENSIONAMENTO ETA

Por:   •  29/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.814 Palavras (12 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – CAMPUS BRASÍLIA DF

CURSO DE ENGENHARIA CIVL

Amanda Soares de Souza – B643897 – EC8A30

Henrique de Lima Oliveira – C0609J0 – EC8A30

José Lucas Barbosa Gonçalves – C2183E8 – EC8A30

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE ALEXÂNIA

DIMENSIONAMENTO ETA

Brasília – DF

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA – CAMPUS BRASÍLIA DF

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Amanda Soares de Souza – B643897 – EC8A30

Henrique de Lima Oliveira – C0609J0 – EC8A30

José Lucas Barbosa Gonçalves – C2183E8 – EC8A30

PROJETO TÉCNICO DE DIMENSIONAMENTO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE ALEXÂNIA

Projeto técnico de dimensionamento da estação de tratamento de água apresentado para a disciplina de Sistemas de Tratamento de Água e Esgoto no curso de graduação de Engenharia Civil da Universidade Paulista – Campus Brasília DF.

        Profª Rosineide Miranda Leão

Brasília – DF

2017

SUMÁRIO

  1. – INTRODUÇÃO..................................................................................................04
  2. – MEMORIAL DESCRITIVO................................................................................06
  1. -ÁREA DE IMPLANTAÇÃO DA ETA..................................................................07
  2. - MANANCIAL ADOTADO..................................................................................09
  1. - TIPO DE TRATAMENTO.........................................................10
  1. – CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO..........................................................10
  1. - DETERMINAÇÃO DA POPULAÇÃO DE PROJETO NA CIDADE DE ALEXÂNIA-GO............................................................................................11

4.0- VAZÃO DE PROJETO........................................................................................12

ANEXOS

        

FIGURA 1: LOCALIZAÇÃO DA ETA - SANEAGO ALEXÂNIA-GO..................................................08

FIGURA 2:AMPLIAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DA ETA - SANEAGO ALEXÂNIA-GO ....................08

1.0 – INTRODUÇÃO

        Neste projeto técnico tem como objetivo o dimensionamento da estação de tratamento da cidade de Alexânia-GO. Alexânia é uma cidade com localização privilegiada sendo esta cortada pela BR-060 e integrante do eixo Goiânia-Anápolis-Brasília; limita-se com os municípios de Santo Antônio do Descoberto, Luziânia, Silvânia, Abadiânia e Corumbá de Goiás. Seu clima local tem características de clima tropical de altitude e o relevo do município não apresenta nenhuma particularidade de destaque. O bioma predominante é o Cerrado e os principais cursos d àgua que banham seu território são o Rio Corumbá, o Rio Areias e o Rio do Ouro.

        O município apresentava como principal fonte de economia a pecuária e agricultura, porém, como apresenta boa localização e características do relevo, clima, rios, foram instaladas várias fábricas e também a hidrelétrica Corumbá IV o que alterou bastante a questão econômica da cidade.

A SANEAGO é a empresa responsável pelo saneamento básico do município e tem como implantação da Estação de Tratamento de Água um local com bastante acessibilidade sendo este localizado no centro da cidade onde se utiliza como manancial o Ribeirão Cachoeira no qual oferece água de qualidade e se encontra em condições para ser tratada para o consumo humano.

Com o crescimento da população vem sendo exigido uma grande demanda de serviços, porém, determinadas atividades como desmatamentos, agricultura, pastagem e intensa urbanização e utilização incorreta vem ocorrendo como consequência alterações nos ciclos hidrológicos, alterando também a qualidade e a quantidade de água disponível sendo o principal desafio a conservação dos mananciais e a preservação de fontes de abastecimento superficiais ou subterrâneos. Esta conservação deve tratar dos usos do solo, reflorestamento ciliar ao longo dos mananciais e nos rios urbanos, monitorados de forma adequada com interpretação dos dados também adequados à preservação local.

Um fator determinante para controle da qualidade da água e a “Análise Físico - Química e Exame Bacteriológico de Água Bruta”, realizada pelo laboratório da SANEAGO, no qual constam todas as informações relativas à qualidade da agua fornecida pelo manancial. Nesta análise são verificados os parâmetros segundo a resolução do Conama Nº 357 de 17 de Março de 2005.

Após toda a análise da água esta passa por etapas de tratamento sendo estas previstas na NBR 12216/92 - Coagulação, seguida ou não de decantação, filtração em filtros rápidos, desinfecção e correção do pH para então ser distribuída à população.

Ao longo deste trabalho verificamos alguns parâmetros, estimamos uma população para daqui a 20 anos através de dados obtidos pelo IBGE no qual utilizamos também a projeção linear sendo definida uma população estimada para 2037 de 35.216 habitantes e através deste número calculamos a vazão necessária que deve ser instalada no projeto de dimensionamento da ETA para atender a população. Com o valor da vazão definida foram realizados os cálculos para dimensionamento da calha, floculador, decantador, filtros, reservatórios, enfim, das etapas onde a água passa para ser tratada, sendo todas calculadas e definidas dentro dos parâmetros da NBR 12216/92.

Conclui-se que as aulas ministradas foram de total aproveitamento para determinação e realização deste trabalho.

2.0- MEMORIAL DESCRITIVO

        Alexânia foi fundada em 1957 e se encontra à uma hora e quatro minutos de Brasília, aproximadamente 87,2 Km, sua população em 2010 segundo o IBGE era de 23.814 habitantes e a população estimada para 2017 é de 26.770 habitantes. A cidade tem uma área de 847,893 km² (IBGE). O bioma predominante aos arredores da cidade é o Cerrado.

A fundação de Alexânia está intimamente ligada à construção de Brasília-DF. O povoamento planejado iniciou-se em abril de 1957, quando da inscrição de seu loteamento a consequente construção das primeiras moradias, sob a direção de Alex Abdallah, sócio proprietário do loteamento e fundador da cidade. Com o advento de Brasília, as condições de desenvolvimento comercial, imobiliário e industrial despertaram o interesse geral para a formação do núcleo urbano, às margens da BR-060, entre Anápolis e a Nova Capital, numa posição privilegiada, topograficamente, além do excelente clima da região. Conforme plano de edificação elaborado, foram feitos levantamentos aerofotogramétricos, climatológicos, hidrográficos e de salubridade, procedendo-se, como incentivo, a distribuição gratuidade de lotes residenciais, com prazo estipulado para a construção. Desde seu início, o povoado recebeu o nome de "Alexânia", homenagem ao seu idealizador e Fundador Alex Abdallah.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (300.7 Kb)   docx (159 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com