TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E DIMENSIONAMENTO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DA CIDADE DE PANAMBI / RS

Por:   •  12/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.187 Palavras (13 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

CURSO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

Brenda Mello Franco

Flávia Antunes Ziani

PLANEJAMENTO E DIMENSIONAMENTO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DA CIDADE DE PANAMBI / RS

 

Santa Maria, RS

2017

Brenda Mello Franco

Flávia Antunes Ziani

PLANEJAMENTO E DIMENSIONAMENTO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DA CIDADE DE PANAMBI / RS

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina HDS 1027 Tratamento de Esgotos: Processos Convencionais.

Orientadora: Profª Drª. Delmira Beatriz Wolff        

Santa Maria, RS

2017

Sumário

2 Objetivo        4

3 Dados de Projeto        4

4 Localização        4

5 Projeção Populacional        6

6 Cálculo das Vazões        7

6.1 Vazão Total Máxima        7

7 Concentrações        8

8 Cargas        9

9 Tratamento preliminar        9

9.1 Dimensionamento das grades        9

9.2 Caixa de Areia        12

9.3 Calha Parshall        13

1 Introdução

A falta de tratamento dos esgotos e condições adequadas de saneamento podem contribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas além da degradação do corpo da água.

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, apenas 38% do esgoto produzido no país é tratado, o restante é devolvido à natureza sem o devido tratamento.

A disposição adequada dos esgotos é essencial para a proteção da saúde pública. O tratamento de esgotos consiste na remoção de poluentes e o método a ser utilizado depende das características físicas, químicas e biológicas.

No município de Panambi foi possível verificar através do SNIS, que é o sistema nacional de informações sobre saneamento, que 75% da população da cidade tem tratamento de esgoto.

A instalação de uma ETE no município de Panambi visa a redução do despejo de carga contaminante, minimizando os impactos causados no rio Fiúza, preservando a qualidade da água. Portanto, a qualidade do efluente lançado estará de acordo com a qualidade do corpo receptor.

2 Objetivo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de sistema de tratamento de esgoto, incluindo os processos de tratamento preliminar, lagoa aerada de mistura completa e lagoa de sedimentação para o Município de Panambi/RS, o mesmo apresentará os memoriais de cálculo e descritivo.

3 Dados de Projeto

Trabalhou-se com uma população atual entre 40000 hab. e 60.000 habitantes, um horizonte de projeto de 20 anos. Quota per capita de água de 170L/hab.dia com um retorno de 80%. Extensão da rede coletora entre 55km a 73km e taxa de infiltração de 0,2 L/s.km de rede coletora. Uma vazão doméstica mínima = 0,5 Q média, DBO esgoto doméstico de 300 mg/L e DBO industrial de 1200 mg/L. Contando também com uma vazão industrial média de 1050m³/dia e vazão industrial máxima = 1,5 Q med e Q min = 0,5 Q med. Considerou-se remoção de 25% de DBO no tratamento primário.

4 Localização

O município de Panambi localizado ao norte do estado do Rio Grande do Sul como situa a figura 1, pertence à Bacia Hidrográfica do Ijuí.

[pic 1]

Figura 1: Localização do município de Panambi/RS.

A Bacia Hidrográfica do Ijuí situa-se a norte-noroeste do Rio Grande do Sul, como mostra a Figura 2, abrangendo 20 municípios, com uma área de drenagem de 10.649,13 km². O rio principal da cidade é o rio Fiúza, sua extensão pode ser avaliada em mais ou menos 35 km, dos quais 32 km em território de Panambi.

MELHORAR DADOS DO MUNICÍPIO (clima, temperatura média)

[pic 2]

Figura 2: Localização da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí.

5 Projeção Populacional

Segundo a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), as projeções populacionais são essenciais para orientação de políticas públicas e tornam-se instrumentos valiosos para todas as esferas de planejamento. Estas informações viabilizam análises das demandas por serviços públicos, além de serem fundamentais para o estudo de determinados segmentos populacionais para os quais são formuladas políticas específicas.

No seguinte projeto faz-se necessário o cálculo da projeção populacional da população urbana da cidade de Panambi/RS para o ano de 2037, visto que o horizonte de projeto desejado é de 20 anos. Para isto utilizou-se o método geométrico de projeção, que necessita de pelo menos dois anos com dados populacionais.

MOSTRAR AS POP IBGE

Os dados mais recentes segundo o censo do IBGE foram dos anos de 2000 com 34562 habitantes e 2010 com 28291 habitantes, os mesmos foram utilizados para realização dos cálculos através das equações 1 e 2.  

[pic 3]

Equação 1: Projeção populacional para o método geométrico.

[pic 4]

Equação 2: Taxa de crescimento geométrica.

Aplicando os dados encontrados nas fórmulas obteve-se o resultado de 59342,44 habitantes, o qual foi arredondado para 59343 habitantes.

6 Cálculo das Vazões

6.1 Vazão Total Máxima

O cálculo da vazão total máxima é constituído pela soma das vazões máximas doméstica, industrial e de infiltração, como mostra a Equação 3. A vazão de infiltração máxima é igual a vazão de infiltração média, que será explicada no item 6.2 a seguir. Também deve-se salientar que a vazão industrial máxima é 1,5 vezes maior que a vazão industrial média, que assim como a vazão de infiltração média, será abordada no item 6.2. e para o cálculo da vazão máxima doméstica, os valores são obtidos multiplicando a vazão média pela relação Q máx /Q méd, através da equação de Harmon.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (402.9 Kb)   docx (346.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com