TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA

Por:   •  5/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  2.220 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA

Iporá, 2018

ANA PAULA GOMES DA SILVA

ANA RAFAELA

Relatório técnico apresentado para avaliação na disciplina Saneamento Urbano, no curso de Engenharia Civil, da Faculdade Iporá.

Prof. Jefferson Miranda.

Iporá, 2018

RESUMO

Este relatório visa demonstrar as observações técnicas e de aprendizagem da visita de campo realizada no dia 31 de outubro na Estação de Tratamento de Águas – ETA, localizada no município de Iporá – GO. A visita foi guiada pelo técnico, que explicou as etapas do tratamento da água, desde sua chegada à ETA até a sua distribuição, mostrando suas instalações e as etapas de tratamento da água.

INTRODUÇÃO

É muito importante que a água fornecida para o abastecimento das populações esteja em condições adequadas para consumo, diminuindo a incidência de doenças, que tem a água como seu meio de transmissão. Para que isso seja possível, é necessário que a agua passe por um processo de tratamento nas Estações de Tratamento de Água. Estas estações consistem em um sistema de unidades que tornaram a água potável, com características propícias ao consumo, dentro dos padrões estabelecidos pela legislação. No Brasil, os padrões de potabilidade são definidos pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde.

O processo de tratamento consiste em uma série de procedimentos físicos e químicos aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para consumo.

A Estação de Tratamento de Água de Iporá é do tipo convencional, onde a água passa pelos processos de floculação, decantação, filtração, desinfecção e correção de pH.

OBJETIVO

O objetivo principal da visita foi a verificar e aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula.

Conhecer o funcionamento de uma ETA, e os processos envolvidos na limpeza da água para o abastecimento humano.

FUNCIONAMENTO

A água bruta passa pelos seguintes processos: captação, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e correção de pH.

A água tratada do município de Iporá passa também pelo processo de fluoretação.

Captação

A água bruta é captada do Ribeirão Santo Antônio, por recalque (força motriz).

Coagulação

Adição do coagulante com a função de agrupar as partículas de sujeira em suspensão na água bruta, formando pequenos coágulos.

O coagulante utilizado é o sulfato de alumínio.

O coagulante é aplicado em local de agitação da água para poder garantir uma mistura homogênea do sulfato de alumínio a água bruta.

Na ETA, este processo se dá em um tanque onde é feito a solução de sulfato de alumínio, depois com a agua agitada misturam-se a água e a solução pronta.

[pic 3]

Floculação

É a formação de flocos de sujeira, a partir da movimentação da água em tanques específicos, dentro da ETA, que misturam os coágulos tornando eles maiores e mais pesados.

Na ETA de Iporá o processo de floculaçaõ é feito em um labirinto poa onde água passa, esse labirinto contem placas com aberturas. Essas aberturas são em locais diferndes para que ocorra a movimentação da água, a distância também difere umas das outras. As aberturas e a distância são importantes para que ocorra a floculação, no inicio é preciso uma movimentação maior para que o coagulante misture bem com a água bruta, apartir da metade do percurso da água a velocidade diminui para que se forme os coagulos.

[pic 4]

Decantação

Nessa etapa, os flocos formados na etapa de floculação, pela ação da gravidade, acumulam-se no fundo dos tanques, separando-se da água.

A limpeza dos tanques é feita de acordo com a necessidade.

[pic 5]      [pic 6]

Filtração

Pode ser que a água chegue a esta etapa do processo de tratamento contendo ainda alguma sujeira. Por isso, ela passa por filtros especiais para eliminação das impurezas restantes.

O fluxo da água se da no sentido descendente, são 7 camadas de material filtrante ( areia e cascalho, com granulometrias diferentes).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (541.2 Kb)   docx (541.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com